Dropbox lança código para novo algoritmo de compressão DivANS

Tecnologia / Dropbox lança código para novo algoritmo de compressão DivANS 1 minuto lido

Android Headlines



Se você pensava que o 7-Zip fornecia taxas de compressão excelentes, então você pode se divertir, pois o Dropbox lançou seu novo algoritmo de compressão DivANS como um projeto de código aberto. Os desenvolvedores afirmam que DivANS pode compactar dados de forma mais densa do que 7-Zip, Brotli ou mesmo Zstandard.

O código faz uso extensivo da linguagem de programação de sistemas Rust, que é patrocinado pela Mozilla. Rust foi projetado para ser seguro e concorrente, o que o torna uma excelente linguagem para o desenvolvimento deste tipo de software em.



DivANS usa nova tecnologia intrínseca de vetor que é fornecida pela plataforma Rust. Uma vez que é multi-threaded, não deve ser lento também.



Outra tecnologia mais recente chamada representação intermediária dá aos desenvolvedores a liberdade de forçar diferentes algoritmos de compressão juntos e, portanto, construir melhores otimizadores ao longo do tempo.



Desnecessário dizer que o projeto está sempre buscando mais envolvimento da comunidade daqueles que gostariam de dedicar seu tempo para produzir um algoritmo de compressão melhor.

DivANS foi lançado sob a Licença Apache, o que deve ajudar a espalhar o código, já que a licença é bastante permissiva. Dito isto, o código de compressão derivado baseado em DivANS pode não ter que ser tecnicamente distribuído com a mesma licença. Isso é um pouco diferente das licenças copyleft que acompanham os lançamentos de software baseados em GPL.

Um dos aspectos mais interessantes do algoritmo está relacionado à sua compilação. DivANS foi escrito em Rust, mas foi compilado contra WebAssembly (WASM). Isso pode ajudar a explicar como já existe uma demonstração do navegador disponível.



O código WASM foi projetado para acelerar a execução de sub-rotinas on-line com as quais JavaScript e outras linguagens interpretativas teriam dificuldade. Embora não tenha a intenção de substituir o JavaScript, esta parece uma situação em que o WASM poderia realmente ser benéfico, uma vez que escrever um algoritmo de compressão em JavaScript poderia potencialmente condená-lo a uma execução bastante lenta.

Considerando a imensa quantidade de dados que o Dropbox armazena em nome dos clientes, pode ser fácil ver os benefícios de um novo método de compactação do ponto de vista deles. Mesmo uma redução de 1 ou 2 por cento da quantidade total de dados armazenados no Dropbox proporcionaria uma economia teoricamente enorme. Também pode reduzir o tempo de envio de dados transmitidos pela rede aos usuários.

Tag Dropbox