Como desativar as pesquisas de tendências no Google?

O Google, como outros mecanismos de pesquisa, se esforça para tornar a pesquisa o mais simples possível para os usuários. Para isso, possui diversos recursos que auxiliam nesse processo, sendo um deles o Google Trends.

O Google Trends analisa os dados provenientes das pesquisas gerais em todo o mundo e, em seguida, determina a frequência dos termos de pesquisa com base nas regiões geográficas. Usando esses dados, ele prevê o que você deseja pesquisar, levando em consideração fatores como sua localização e faixa etária.

Embora esse recurso seja bastante útil, pode não ser adequado para todos. Felizmente, se você não gosta ou não usa esse recurso, pode simplesmente desativá-lo no telefone e no computador de mesa.

Neste guia, compartilharemos os diferentes métodos de fazê-lo em detalhes.

Método de uma etapa para desativar as pesquisas de tendências do Google

Se você não deseja fazer alterações no aplicativo de configurações e deseja uma solução rápida, a maneira mais fácil de desativar as pesquisas de tendências do Google é alternar para o modo de navegação anônima.

Como desativar as pesquisas de tendências do Google no Android e iPhone

Se você for um usuário de Android ou iPhone, siga estas etapas:

1. Visite Google.com em seu navegador padrão.
  2. Clique no três barras no canto superior esquerdo.
  3. Escolher Definições no menu de contexto.

Iniciar as configurações do Google

4. Vá para a seção Autocomplete com pesquisas de tendências e ative o Não mostrar pesquisas populares opção.

Desative as pesquisas de tendências no Google

É isso! Você não verá mais as pesquisas de tendências oferecidas pelo navegador.

Como desativar as pesquisas de tendências no Google App

Se você estiver usando o aplicativo dedicado do Google em seu telefone, siga as etapas listadas abaixo:

1. Inicie o aplicativo do Google.
  2. Clique no ícone do usuário no canto superior direito.
  3. Escolher Definições .
  4. Na janela Configurações, clique em Em geral .

Escolha configurações gerais no painel esquerdo

5. Dirija-se ao Preenchimento automático com pesquisas de tendências seção e desligue a alternância para ele.

Como desativar as pesquisas de tendências do Google em um computador

Se você é um usuário de desktop do Chrome, aqui está o que você precisa fazer:

1. Inicie o Google e clique nos três pontos no canto superior direito.
  2. Escolher Definições no canto superior direito.

Escolha Configurações no menu de contexto

3. Na janela a seguir, clique em Você e o Google no painel esquerdo.

Escolha a opção Você e o Google

4. Escolher Sincronização e serviços do Google .

Acesse a opção Sincronizar e serviços do Google

5. Vá para a seção Outros serviços do Google e desative a alternância para Pesquisas e URLs de preenchimento automático .

Desative o recurso de preenchimento automático

O que fazer se você não conseguir desativar as pesquisas de tendências no Google

Caso os métodos listados acima não funcionem para você, aqui estão alguns métodos de solução de problemas que você pode tentar.

1. Reinicie o Chrome e seu dispositivo

A primeira coisa que você deve fazer se as etapas ou a desativação das pesquisas de tendências não estiverem funcionando para você é reiniciar o Chrome e seu dispositivo.

Há momentos em que uma falha temporária no sistema impede que você execute determinadas operações. Esses problemas quase sempre podem ser resolvidos com uma simples reinicialização. Caso o problema persista, passe para o próximo método abaixo.

2. Limpar Cache

Quando você visita uma página da Web pela primeira vez, o Google armazena seus dados na forma de um arquivo de cache para uso futuro. Esses dados de cache ou arquivos de cache ajudam a recuperar informações mais rapidamente na próxima vez que você visitar a mesma página da web.

Embora os dados do cache sejam essenciais para tornar sua experiência de pesquisa em navegadores suave, às vezes eles podem ficar corrompidos e impedir que o navegador execute determinadas operações. Se esse cenário for aplicável, você poderá corrigir o problema limpando o cache do Chrome. No entanto, lembre-se de que isso pode fazer com que alguns sites carreguem lentamente em sua próxima visita a eles.

Aqui está como você pode limpar os dados do cache:

1. Inicie as configurações do Chrome seguindo as etapas mencionadas anteriormente neste guia.
  2. Escolher Privacidade e segurança do painel esquerdo.

Escolha Privacidade e segurança no painel esquerdo

3. Na janela a seguir, clique em Limpar dados de navegação .

Acesse a opção Limpar dados de navegação

4. Agora, marque a caixa para Imagens e arquivos em cache e clique no Apagar os dados botão.

Limpar dados e arquivos do cache do Chrome

Uma vez feito, repita as etapas para desativar as pesquisas de tendências e verifique se você pode fazer as alterações agora.

3. Redefinir o Chrome

Se nenhum dos métodos de solução de problemas funcionar, você poderá redefinir o Chrome de volta ao estado original para corrigir o problema subjacente. Lembre-se de que você perderá suas extensões e guias fixadas com esse método.

Se desejar prosseguir, siga estes passos:

1. Inicie as configurações do Chrome novamente, clique em Redefinir e limpar do painel esquerdo.

Escolha Redefinir e limpar no painel esquerdo

2. Escolher Restaurar as configurações para seus padrões originais .

Restaurar o Chrome para seu estado padrão

3. Por fim, clique no botão Redefinir a configuração botão.

Aperte o botão Redefinir configurações

Depois que o processo de redefinição for concluído, verifique se agora você pode desativar com êxito o recurso de pesquisas de tendências.