Análise do laptop para jogos ASUS TUF Gaming A15 FA506IV

Avaliações de hardware / Análise do laptop para jogos ASUS TUF Gaming A15 FA506IV 20 minutos lidos

A ASUS está em uma onda de destruição quando se trata de laptops para jogos e vimos toneladas de séries de laptops para jogos no ano de 2019 e agora parece que 2020 será outro ano fantástico.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
ASUS TUF Gaming A15 FA506IV-AL032T
FabricarASUS
Disponível em Veja na Amazon

Anteriormente, a ASUS projetava laptops para jogos de alto nível sob sua submarca Republic Of Gamers, mas em 2019, a ASUS lançou a série TUF voltada para os jogadores de médio porte. Esses laptops não tinham os componentes principais que você encontraria nos laptops da série ROG de ponta, mas a apresentação geral era perfeita e a série oferecia uma ótima relação preço / desempenho.

ASUS TUF Gaming A15



Estaremos analisando o ASUS TUF Gaming A15 hoje, que parece ser o sucessor dos portáteis da série 505. Este laptop também é baseado em AMD e usa processadores móveis AMD de 4ª geração junto com unidades de processamento gráfico NVIDIA de médio e alto padrão. Este também é um dos únicos laptops que oferecem alta contagem de núcleos, solução gráfica poderosa e painel com alta taxa de atualização abaixo de £ 1.300. Então, vamos dar uma olhada nesta enorme beleza em detalhes.



Especificações do sistema

  • Processador AMD Ryzen ™ 7 4800H
  • 16 GB DDR4 SDRAM de 3200 MHz, 2 soquetes SO-DIMM para expansão, SDRAM de até 32 GB, canal duplo
  • 15,6 ″ (16: 9) IPS com retroiluminação LED (1920 × 1080) Painel antirreflexo de 144 Hz com 45% NTSC
  • NVIDIA GeForce RTX 2060 (atualização)
  • 1TB PCIe Gen3 SSD M.2
  • Teclado chiclet com tecla de teclado numérico isolada
  • HD 720p CMOS module Webcam
  • Wi-Fi 5 integrado (802.11 ac (2 × 2))
  • Bluetooth 5.0

I/O Ports

  • 1 x conector de áudio COMBO
  • 2 x USB 3.2 Tipo A (Geração 1)
  • 1 x Type-C USB 3.2 (Gen 2) com suporte a tela DP1.4
  • 1 x tipo A USB 2.0
  • 1 x conector RJ45 LAN para inserir LAN
  • 1 x HDMI, suporte HDMI 2.0b
  • 1 x adaptador AC

Diversos

  • DTS: X® Ultra Audio
  • Bateria de polímero de lítio 90 Wh
  • Tipo de plugue: ø6,0 (mm)
  • Saída: 20 V DC, 7,5 A, 150 W / 9 A, 180 W
    19,5 V DC, 11,8 A, 230 W
  • Entrada: 100 -240 V CA, 50/60 Hz universal
  • Dimensão: 359,0 x 256,0 x 24,9 ~ 24,7 mm (L x P x A)
  • Peso: ~ 2,3 kg

Qualidade de design e construção

ASUS TUF Gaming A15 vem em duas cores e estilos diferentes; elegante Fortaleza Cinza chassi e atraente BonFire Black chassis. Nós temos a variante Fortress Grey e certamente parece muito mais decente do que a outra, enquanto a outra se concentra em looks para jogos. Há um grande logotipo da TUF Gaming no centro, que fica muito bem com a cor cinza.

Verso da ASUS A15

A maior parte do material na construção do chassis é de metal enquanto a parte inferior é feita de plástico. O lado interno do laptop também é metálico e tem uma textura escovada. As aberturas de ventilação estão presentes na parte traseira e no lado direito do laptop e há duas ventoinhas dentro do laptop. Existem recortes para os alto-falantes na parte inferior e na lateral do laptop. Falando em fundo, existe um padrão de favo de mel na base, que reforça o laptop enquanto também aumenta o potencial de resfriamento, funcionando como aberturas de ventilação.

Parte inferior do laptop

A tela do portátil é anunciada como tela Nano-Edge, o que significa que tem molduras muito finas, no entanto, a moldura na parte inferior ainda é bastante grande. As dobradiças do laptop estão localizadas nas laterais em vez de no centro, assim como no FX505-DV, no entanto, o design é bem diferente. O laptop oferece durabilidade de nível militar, pois é executado através de MIL-STD-810H testes. Isso torna o laptop menos sujeito a danos devido a quedas, choques e temperaturas extremas. No final das contas, a tampa da tela é feita de um material de metal externamente, ao testar a resistência da tela, ela tem pouca ou nenhuma flexão e certamente parece que este laptop foi projetado para resistir a fortes golpes e se você estiver planejando viajar com ele, não se preocupe, o A15 é “TUF” para quebrar.

A aparência interna do laptop

Agora, chegando às opções opcionais no laptop, em primeiro lugar, você pode obter o laptop com Ryzen 5 4600H ou Ryzen 7 4800H. Da mesma forma, você pode escolher obter GTX 1660 Ti em vez de RTX 2060, display IPS de 60 Hz em vez de display IPS de 144 Hz e 48 WHr de bateria em vez de 90 WHr um. Todas essas especificações mudam muito o peso do laptop, mas aproximadamente, o laptop pesa cerca de 2,3 kg.

O processador

A AMD lançou recentemente seus processadores móveis de 4ª geração e esta série chocou completamente a todos por ser extremamente eficiente. Anteriormente, a AMD fornecia apenas quatro núcleos em processadores de laptop e esses processadores não eram capazes de satisfazer as necessidades dos clientes, especialmente aqueles clientes que compravam laptops caros com soluções gráficas poderosas como NVIDIA RTX 2060, etc.

CPU-Z AMD Ryzen 7 4800H

Entre os processadores AMD de 4ª geração, o processador que acompanha este laptop é um dos melhores da geração, o AMD Ryzen 7 4800H. Primeiro, vamos dar uma olhada nas especificações técnicas do processador. Em primeiro lugar, assim como os processadores AMD de 3ª geração, o CMOS aqui é o TSMC 7nm FinFET. A maior diferença entre este processador e a geração anterior Ryzen 7 3750H é que 4800H vem com o dobro de núcleos (8 cores) e algum aumento de desempenho por núcleo também, é por isso que há mais de 100% de melhoria .

O clock base do processador é definido em 2,9 GHz e o relógio de impulso máximo é definido em 4,2 GHz . Os tamanhos de cache não são tão grandes quanto os processadores de desktop, o que acreditamos é reduzir o TDP dos processadores para que eles possam ser resfriados com eficiência em um ambiente de laptop. Além disso, os processadores suportam PCI Express 3.0 ao invés do 4.0 que os processadores desktop suportam hoje em dia. Como o processador tem oito núcleos, o número total de threads chega a dezesseis devido à presença do SMT, que é uma tecnologia bastante semelhante à conhecida tecnologia Intel HyperThreading.

Informações sobre bastões de RAM

O processador vem com gráficos integrados e esta solução gráfica embora não seja tão forte quanto as placas de vídeo dedicadas, ainda é melhor do que os gráficos integrados da Intel. Como nosso laptop vem com placa de vídeo NVIDIA RTX 2060 de alto desempenho, não testaremos o desempenho da placa de vídeo integrada.

AMD Ryzen 7 4800H tem um padrão TDP de 45 watts e tem um cTDP de 35-54 watts. Essa potência é bastante impressionante para um processador octa-core e nunca vimos essa alta eficiência em processadores antes. Os benchmarks do processador estão disponíveis em uma seção separada abaixo, então fique à vontade para verificá-los também.

A placa gráfica

Nosso ASUS A15 vem com uma placa de vídeo dedicada NVIDIA RTX 2060, que é a mesma GPU que foi incorporada na geração anterior de laptop, ou seja, ASUS FX505-DV, já que A15 parece ser um sucessor desse laptop. No entanto, as especificações técnicas deste NVIDIA RTX 2060 são um pouco diferentes daquelas usadas no FX505-DV.

NVIDIA RTX 2060 Atualizar

Primeiro, vamos dar uma olhada nas especificações genéricas da GPU. Ele vem com 1920 unidades de processamento de shader, 48 unidades de saída de renderização e 160 unidades de mapeamento de textura. O RTX 2060 móvel original veio com 120 unidades de mapeamento de textura, o que torna a placa de vídeo de atualização significativamente melhor. No entanto, a diferença é um pouco atenuada devido aos relógios de memória. Originalmente, o RTX 2060 veio com memória GDDR6 de 192 bits que costumava operar em 1750 MHz, mas o RTX 2060 de atualização opera a 1350 MHz, reduzindo a largura de banda da memória de 336 GB / s para 264 GB / s. O tamanho da memória permanece o mesmo, em 6 GB.

A razão para fazer isso é que o GDDR6 parecia consumir muita energia e, uma vez que os laptops hoje em dia vêm com painéis de 1080p com alta taxa de atualização, uma largura de banda de memória maior às custas de uma potência mais alta pode não valer a pena. No entanto, o aumento em TMUs pode ser diretamente benéfico para o desempenho e a placa de vídeo agora funciona com taxas de clock mais altas também.

No geral, RTX 2060 atualização agora parece ser mais rápido do que sua contraparte de desktop, no entanto, os limites de TDP (quando não conectado) reduzem a funcionalidade geral e as taxas de clock são limitadas no teste de estresse. A placa de vídeo ainda era capaz de ir tão alto quanto 1900+ MHz em aplicativos que não consomem muita energia, o que é excelente. Você deve ser capaz de jogar a maioria dos jogos em configurações altas com FPS ao norte de 100.

A tela

Agora, chegando à tela do portátil, o ASUS TUF Gaming A15 oferece uma tela de muito boa qualidade que não esperávamos. É bastante semelhante à tela usada nos laptops TUF Gaming anteriores, ou seja, Painel IPS de 15,6 polegadas com cerca Suporte de espaço de cores NTSC de 45%. O display é anunciado como Tela Nano-Edge , o que simplesmente significa que tem engastes muito pequenos e engastes pequenos em um laptop parecem muito atraentes, para ser honesto.

Painel IPS de 144 Hz com engastes finos

O display suporta Adaptive-Sync também, o que o torna utilizável com NVIDIA RTX 2060, onde anteriormente, NVIDIA G-SYNC era usado no monitor. A reprodução de cores da tela não é tão boa para qualquer tarefa de cores críticas, no entanto, isso quase não importa em jogos. Os ângulos de visão são perfeitos devido ao painel ser IPS e também há um acabamento anti-reflexo na tela, o que é praticamente uma norma atualmente.

Ótimos ângulos de visão

A parte mais esperançosa da tela é que ela vem com Taxa de atualização de 144 Hz , o que é uma ligeira melhoria do painel de 120 Hz encontrado na geração anterior de notebooks ASUS TUF Gaming se você estiver vindo de telas de 60 Hz, a diferença será tremenda. O jogo em uma tela de alta taxa de atualização parece suave e as habilidades também foram bastante aprimoradas. Pegamos alguns benchmarks de exibição, que você pode verificar na seção abaixo.

Portas de E / S, alto-falantes e webcam

Agora, chegando às portas de E / S do laptop, você obtém USB 2.0 Tipo-A e bloqueio Kensington no lado direito, enquanto do lado esquerdo você obtém energia, RJ45, HDMI 2.0b, 2 x USB 3.2 Gen1 Tipo-A , USB 3.2 Gen2 Type-C e um conector de áudio combo. O botão liga / desliga está localizado no lado direito do laptop. A inclusão da porta USB Type-C é ótima e isso não estava presente na geração anterior de laptops da série TUF.

Portas de E / S à esquerda

Quanto aos alto-falantes, eles estão presentes em ambos os lados do laptop na parte frontal. A qualidade dos alto-falantes melhorou, mas não a ponto de eles poderem competir com alto-falantes dedicados de última geração. Da geração anterior, os alto-falantes agora são 1,8 vezes mais alto , o que é uma grande melhoria. O suporte de alto-falantes DTS: X Ultra também, é favorável em muitos jogos que podem tirar proveito do som surround 7.1.

Quanto à qualidade do som dos alto-falantes, ouvir músicas variadas mostra que a faixa média é perceptível limpa e rica, seguida por graves enquanto os agudos estão um pouco fora da marca. Existem várias predefinições disponíveis no software também que podem ser usadas para vários cenários, como jogos, filmes e música.

Portas de E / S à direita

A posição da webcam é a mesma de antes, ou seja, na parte superior da tela. Não encontramos nada em particular que fosse diferente de antes e para streaming você deve usar uma webcam dedicada, embora, para comunicação, a webcam embutida deva ser mais que suficiente, fornecendo resolução de 720p.

Teclado e Touch-Pad

O ASUS TUF Gaming A15 usa um teclado muito semelhante ao que foi visto no laptop da geração anterior e vem com iluminação RGB de zona única e fornece uma aparência de jogo, onde as teclas WASD são a principal razão para isso. o Iluminação RGB pode ser personalizado por meio do software, fornecendo vários estilos, como Breathing, Static, Color Cycle e Strobing.

Layout de teclado otimizado

O layout do teclado mudou agora e é semelhante à maioria dos laptops para jogos. As chaves são avaliadas em 20 milhões de pressionamentos de teclas , que é melhor do que a maioria dos teclados, embora ainda seja inferior aos teclados mecânicos, que geralmente são avaliados em 50 milhões de prensas.

Construção metálica com textura escovada

O touch pad do laptop é maior do que muitos laptops e é bastante eficiente no manuseio de cargas de trabalho básicas, embora os jogadores sempre prefiram mouses de última geração.

Software - Armory Crate

O software Armory Crate da ASUS é uma das soluções perfeitas para personalizar o hardware com um único aplicativo. O aplicativo fornece muitos parâmetros de hardware, como temperatura, taxas de clock, voltagem, etc., enquanto os usuários podem ver o desempenho ajustando o desempenho da CPU, desempenho da GPU, resfriamento, redução de ruído e economia de energia em um formato gráfico.

O software não permite a configuração manual das velocidades do ventilador e outros parâmetros para este laptop, no entanto, isso é permitido nos principais laptops da ASUS. Você ainda pode criar perfis ditando o desempenho genérico e também pode fazer isso para aplicativos específicos. Quatro perfis predefinidos estão presentes no lado esquerdo, a saber; Windows, silencioso, desempenho e turbo .

O perfil do Windows usa a configuração do sistema operacional para economia de energia, desempenho acústico e térmico. O perfil Silencioso se concentra principalmente no desempenho acústico. O perfil de desempenho tenta equilibrar as coisas e fornecer um aumento de desempenho suficiente sobre o perfil silencioso. O perfil Turbo maximiza o potencial de resfriamento, aumentando as velocidades dos ventiladores ativamente e garante o máximo desempenho possível para a CPU. A guia Aura permite a personalização de RGB para o teclado do laptop e fornece vários estilos de iluminação conforme descrito anteriormente.

Solução de refrigeração e manutenção

Para hospedar um processador octa-core e uma placa de vídeo de última geração, é necessária uma solução de refrigeração de última geração e a ASUS melhorou a solução de refrigeração para este laptop. Em primeiro lugar, pode-se notar os dissipadores de calor de cobre na parte traseira do laptop e o cobre está entre os melhores condutores de calor. Existem três dissipadores de calor no laptop, assim como o laptop da geração anterior e um número semelhante de tubos de calor também.

Interior do laptop

O laptop usa o mesmo resfriamento de túnel anti-poeira que foi usado na geração anterior. Isso funciona como limpeza automática no laptop e você não precisa limpar o laptop manualmente a cada dois meses. Existem três áreas para aberturas; dois na parte traseira e um no lado direito, cada um com seus dissipadores de calor. Os ventiladores, no entanto, são apenas dois e provavelmente têm como alvo as aberturas traseiras.

Uma olhada na parte traseira do laptop

O laptop é muito melhor do que outros laptops devido ao recurso anti-poeira e é por isso que requer menos manutenção, no entanto, continue verificando o laptop a cada seis meses, já que alguma poeira pode se acumular dentro de qualquer coisa.

Capacidade de atualização

Acessar todos os internos agora é mais fácil do que nunca. Ao remover o painel traseiro do laptop, você obtém acesso à maioria dos componentes importantes. Existem dois slots SSD M.2 dentro e dois slots de RAM. Há também um slot opcional para HDD, no entanto, se você usar a bateria do laptop de 90 WHr, esse slot é inacessível e você deve preencher os slots SSD.

O laptop veio com 16 GB de RAM DDR4 de 3200 MHz, no entanto, você pode aumentar a RAM para 32 GB, o que seria bastante útil para criadores de conteúdo. Como o processador também suporta sticks de RAM de 4200 MHz, você pode conseguir rodar sticks de RAM de última geração nessas frequências, mas não podemos dizer isso com certeza. No mínimo, você deve conseguir executar a memória em frequências superiores a 3.200 MHz.

Apresentação decente

Quanto ao armazenamento, dois slots SSD hoje em dia podem lidar com até 4 TB de armazenamento, o que é mais do que suficiente e se você estiver usando a bateria menor, pode adicionar mais 2 TB de armazenamento através do slot HDD opcional.

Metodologia para análise aprofundada

Realizamos uma infinidade de testes no laptop para concluir tudo sobre seu desempenho e os resultados para cada um dos componentes são dados abaixo. Também comparamos estes resultados com a geração anterior ASUS TUF Gaming FX505-DV, cuja análise detalhada pode ser encontrada aqui . Abaixo está a imagem de todos os parâmetros associados ao laptop e a captura de tela foi tirada quando o laptop estava inativo.

Captura de tela do HWINFO64

Realizamos todos os testes sob condições e temperaturas de estoque, sem qualquer almofada de resfriamento externa para que possamos medir o desempenho de estoque do laptop. No entanto, também verificamos o desempenho do portátil com uma almofada de resfriamento.

Usamos Cinebench R15, Cinebench R20, CPUz, GeekBench 5, PCMark e 3DMark para o desempenho do CPU; AIDA64 extreme e Furmark pela estabilidade do sistema e estrangulamento térmico; 3DMark e Unigine Superposition para os testes gráficos; e CrystalDisk para a unidade SSD; enquanto gerenciamos os parâmetros do sistema através da CPUID HWMonitor e HWINFO64.

Construção durável

Também executamos esses benchmarks de jogo AAA no laptop, a saber: Deus Ex Mankind Divided, Gears 5, Shadow Of The Tomb Raider e Metro Exodus. Para jogadores de esportes eletrônicos, comparamos os campos de batalha de PlayerUnknown, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six Siege de Tom Clancy e Apex Legends. Observe que testamos os jogos sem usar recursos específicos do RTX, como DLSS e Ray Tracing, para ter um bom ponto de referência com placas de vídeo AMD.

Comparamos a exibição da tela com o Spyder X Elite e realizamos o teste de uniformidade da tela, teste de precisão de cor, teste de brilho e contraste e teste de gama. Para a acústica, usamos todos os quatro perfis do software Armory Crate e colocamos o microfone a 20 cm de distância do laptop na parte traseira.

Benchmarks de CPU

Referência CPU-Z

Estávamos ansiosos para realizar testes no poderoso AMD Ryzen 7 4800H, pois ele parecia estar fornecendo mais de 100% de melhoria de desempenho. O clock base da CPU é avaliado em 2,9 GHz, enquanto o turbo clock é avaliado em 4,2 GHz. Usamos o perfil de desempenho para a maioria dos nossos testes, embora houvesse uma diferença mínima entre o perfil de desempenho e o perfil Turbo. Mesmo no perfil de desempenho, o CPU tinha uma freqüência de 4,3 GHz em todos os núcleos até que a temperatura de 90 graus fosse testemunhada, após o que os relógios baixaram e ficaram em torno de 3,7 - 3,9 GHz.

O processador utilizou cerca de 65 watts em turbo clocks completos, ou seja, 4,3 GHz em todos os núcleos, embora esses clocks devessem ser alcançados por um único núcleo e a 4,2 GHz em vez de 4,3 GHz. Porém, logo depois que a temperatura foi elevada e os clocks chegaram a 3,9 GHz, a potência caiu para 45 watts, que é o TDP oficial deste processador.

Benchmarks de CPU ASUS A15 Cinebench

Cinebench R15 Cinebench R20
CPU1755cbCPU4040pts
CPU (núcleo único)172cbCPU (núcleo único)468pts

O AMD Ryzen 7 4800H obteve uma pontuação poderosa de 1755 pontos no Cinebench R15 para o teste de múltiplos núcleos, enquanto obteve uma pontuação de 172 pontos no teste de núcleo único. Esses resultados o tornam semelhante ao AMD Ryzen 7 2700 com overclock completo e próximo ao Ryzen 7 3700X em relógios padrão.

O desempenho do processador para Cinebench R20 também é bastante espetacular. O processador alcançou uma pontuação de 4040 pontos no teste multi-core e 468 pontos no teste single-core, que é mais ou menos igual ao Ryzen 7 2700. Comparando com o teste FX505-DV do R20, Ryzen 7 3750U foi capaz de atingir apenas 1653 pontos no teste multi-core.

Muitas pessoas medem o desempenho dos processadores com benchmark CPUz, é por isso que fizemos o mesmo e os resultados são surpreendentes. O AMD Ryzen 7 4800H alcançou uma alta pontuação de 5257,1 pontos no teste de vários núcleos, enquanto o desempenho no teste de um único núcleo também é inimaginável, com 496,1 pontos. Esses resultados são muito próximos aos do processador padrão Ryzen 7 3700X e você pode verificar isso na tabela abaixo.

ASUS A15 Single / Multi-Core Performance GeekBench

Desempenho de núcleo único Desempenho Multi Core
Único nucleo1153Multi Core7452
Criptografia2238Criptografia5008
Inteiro1010Inteiro7271
Ponto flutuante1281Ponto flutuante8251

No GeekBench 5, Ryzen 7 4800H forneceu uma pontuação alta de 7352 no teste multi-core e 1153 no teste single-core. Comparando-o com o Ryzen 7 3750U do FX505-DV, há uma melhoria de 29% no teste de núcleo único e uma melhoria impressionante de 112% no teste de vários núcleos.

3DMark Time Spy

O teste de CPU 3DMark Time Spy é uma boa maneira de verificar o desempenho do processador no mundo real e Ryzen 7 4800H marcou 7312 pontos no teste de CPU com FPS de 24,57. Para referência, a CPU móvel octa-core da Intel da 9ª geração, o Core i9-9880H, marcou 7221 pontos no teste Time Spy.

3DMark Fire Strike

Também realizamos o teste 3DMark Fire Strike para o CPU, onde o processador atingiu uma pontuação física de 19710, com um FPS de 62,57.

No PCMark, o AMD Ryzen 7 4800H teve um desempenho bastante bom e atingiu uma pontuação de 5393, onde os detalhes são dados na imagem abaixo.

PCMark 10

Isso resume nossos benchmarks para o AMD Ryzen 7 4800H. Conclusivamente, acreditamos que este processador representa uma grande competição para os principais processadores móveis da Intel, como o Core i9-9980H, etc, e atinge todos esses resultados ao mesmo tempo que é muito mais eficiente e opera em temperaturas mais baixas ao mesmo tempo. Além disso, eles não são tão caros quanto seus equivalentes da Intel, já que este processador está disponível neste laptop de gama média para jogos, o que é incrivelmente impressionante.

Benchmarks de GPU

NVIDIA RTX 2060 mobile forneceu as mesmas especificações técnicas que sua contraparte de desktop e os resultados foram apenas ligeiramente inferiores devido aos limites de temperatura e energia. A variante atualizada agora tenta reduzir essa diferença de desempenho e a placa de vídeo alcançou altas taxas de clock em torno de 1800 - 1900 MHz. A placa de vídeo utilizou um máximo de 90 Watts com carga total e as temperaturas máximas em torno de 77 graus foram testemunhadas. Os benchmarks desta placa de vídeo são fornecidos abaixo.

3DMark Time Spy

Primeiro, verificamos o desempenho da placa de vídeo no teste 3DMark Time Spy. A placa de vídeo atingiu uma pontuação de 6127 no teste, com 39,68 e 35,33 FPS nas duas cenas.

3DMark Fire Strike

No teste 3DMark Fire Strike, a atualização do RTX 2060 atingiu uma pontuação de 15989, com 76,81 e 63,50 FPS nas duas cenas.

Superposição Unigine

No benchmark Unigine Superposition 1080P Extreme, os resultados foram um pouco inesperados. Conseguimos uma pontuação de 3717 pontos e o RTX 2060 do FX505-DV obteve uma pontuação mais alta de 3768, o que significa que a memória mais lenta pode afetar o desempenho gráfico mais do que os relógios principais.

Benchmarks de exibição

Testamos a tela do laptop com o Spyder X Elite, que é um dos melhores produtos para verificar os parâmetros da tela. Os resultados do benchmark são apresentados abaixo.

Informação de gama de cores

Em primeiro lugar, o suporte de espaço de cores da tela é semelhante ao do laptop da geração anterior, com 66% sRGB, 49% AdobeRGB e 49% DCI-P3. Esses resultados, embora não sejam ruins para jogos, a tela não serve para fazer nenhum tipo de trabalho gráfico, como edição de fotos, etc. A gama da tela era quase perfeita sem calibração, em 2,13. Os pretos em 0,24 enquanto os brancos em 310,6. Isso equivale aproximadamente a uma relação de contraste estático de 1200: 1, o que é muito bom para um laptop.

Precisão da cor antes da calibração

Precisão de cor após calibração

A precisão das cores do laptop antes da calibração era incrível, em delta E 2.23, enquanto melhorava com a calibração, em 1.98, o que é muito bom.

Brilho e contraste antes da calibração

Brilho e contraste após calibração

O brilho e o contraste para vários níveis de brilho podem ser vistos nesta imagem. O contraste aumentou de 1210: 1 para 1280: 1 com calibração.

  • Uniformidade da tela com 50% de brilho

O teste de uniformidade da tela mostrou que o desvio máximo no valor é de cerca de 12%, que é o mesmo da tela do laptop da geração anterior, embora não seja muito perceptível em jogos. Também vimos muito pouco fantasma no teste de fantasma de OVNIs e considerando que o painel é um IPS, os resultados foram impressionantes.

No geral, a tela é bastante impressionante para jogos. Você pode desfrutar de jogos a 144 FPS facilmente e os tempos de resposta são muito bons, apesar de oferecer painel IPS. O suporte do espaço de cores embora não seja tão bom para trabalhos com cores críticas, quase não importa em jogos.

Benchmarks SSD

Comparativo de mercado CrystalDiskMark

A ASUS usou o mesmo SSD neste laptop que foi usado no TUF Gaming FX505-DV, ou seja, SSD Intel 660P M.2. O desempenho do SSD, embora não seja tão bom quanto o dos melhores do mercado, especificamente os SSDs da série SAMSUNG 970, a diferença nos benchmarks do mundo real é quase insignificante e você não deve ter nenhum tipo de problema em jogos.

Este laptop veio com a variante de 1 TB em vez da variante 512 que foi encontrada no laptop da geração anterior, e é por isso que as velocidades de leitura e gravação são bem melhores. Realizamos o teste de 4 GiB com 5 repetições e os resultados são os seguintes.

O drive teve um grande salto nas velocidades de gravação sequencial, de 976 MB / s para 1758 MB / s, enquanto o desempenho para 4 KiB Q8 e Q32 é quase o dobro para as velocidades de leitura e gravação.

Benchmarks de jogos

Realizamos muitos testes de jogos neste laptop para estimar seu desempenho no mundo real e como esperado, o laptop forneceu um grande aumento de desempenho em relação ao laptop baseado em Ryzen 7 3750H da geração anterior. Usamos a resolução 1080P com configurações altas e negligenciamos todos os recursos específicos do RTX.

No gráfico abaixo, você pode verificar a comparação entre ASUS A15 e ASUS FX505-DV para títulos AAA.

Como você pode ver, há um grande aumento de desempenho no desempenho do laptop devido à melhoria da CPU. Em primeiro lugar, o FPS médio em Deus Ex: Mankind Divided aumentou de 47 para 70,1, enquanto o mínimo e o máximo chegaram a 48 e 98 de 34 e 63, respectivamente. Da mesma forma, vimos uma grande melhoria de 69% no Gears 5, 50% no Shadow Of The Tomb Raider e 35% no Metro Exodus. Os detalhes do FPS mínimo e máximo podem ser vistos nos gráficos.

Agora, vamos dar uma olhada no desempenho com títulos de esportes eletrônicos.

No gráfico abaixo, você pode verificar a comparação entre os títulos ASUS A15 e ASUS FX505-DV para esportes.

Também há uma grande melhoria nos títulos de esportes. Graças ao melhor CPU, vimos uma grande melhoria no Apex Legends, onde o FPS médio melhorou de 65 para 114, indicando uma melhoria colossal de 75% no FPS. No PUBG, observamos uma melhora de 45%; no R6S, vimos uma melhoria de até 28% e no CS: GO, vimos a maior melhoria de 125%, embora o fator aqui pareça ser dependente do cenário.

Em geral, o desempenho do portátil em jogos excedeu em muito nossas expectativas e não esperávamos tanto aumento de desempenho. Este desempenho é melhor do que os principais processadores móveis da Intel e é bastante semelhante aos processadores de desktop como Ryzen 7 2700. Os jogos agora são vinculados à GPU e quase não há travamentos que encontramos no ASUS TUF Gaming FX505-DV em 2019.

Benchmark de bateria

A bateria do laptop é bem diferente do FX505-DV e o laptop oferece duas variantes, uma com classificação de 48 WHr e outra com classificação de 90 WHr. Nosso laptop veio com classificação de 90 WHr, o que o torna quase o dobro da bateria de 48 WHr que encontramos no FX505-DV. Esta bateria bloqueia o slot opcional para HDD, mas as pessoas quase não usam mais esse slot, pois há dois slots SSD neste laptop. Quanto ao desempenho com bateria, o laptop impõe limite de energia de 30 watts na placa de vídeo e limite de energia de 12 watts no processador. Isso reduz aproximadamente o desempenho gráfico em até cinco vezes e o desempenho do processador em até duas vezes.

Realizamos três testes com o laptop. Primeiro, carregamos totalmente a bateria e deixamos o laptop ocioso e fizemos a leitura quando a bateria acabou. Em seguida, para o segundo teste, realizamos tarefas regulares, como navegar na web, assistir a vídeos, etc, e fizemos as leituras quando a bateria acabou. No último teste, testamos a bateria durante a execução do Unigine Heaven Benchmark, que chamamos de “Teste de Resistência”.

Com o modo inativo, o laptop teve um desempenho excelente, proporcionando duração da bateria em torno de 8 horas e 49 minutos. Com uso regular, a duração da bateria era de cerca de 5 horas e 39 minutos. Com o benchmark Unigine Heaven, a duração da bateria foi em torno de 1 hora e 43 minutos, o que também é bastante impressionante. No geral, as temporizações da bateria deste laptop são bastante impressionantes e muito melhores do que a geração anterior do laptop FX505-DV.

Estrangulamento Térmico

Toneladas de respiradouros

O afogamento térmico deste laptop foi melhor do que os laptops baseados em Intel, a queda de desempenho foi significativamente maior do que a do laptop da geração anterior porque o processador era extremamente eficiente. A temperatura ambiente da sala girava em torno de 20 graus e todos os testes foram realizados nesta temperatura.

Teste de aceleração AIDA64 Extreme

O AMD Ryzen 7 inicialmente executou 4,3 GHz em todos os núcleos, utilizando cerca de 65 watts de potência. Assim que executamos o teste AIDA64 Extreme, os relógios logo começaram a diminuir e após cerca de 15 minutos do teste de estresse, os relógios ficaram estáveis ​​em 3,5 GHz, utilizando cerca de 47 watts de potência.

Teste de aceleração AIDA64 Extreme + Furmark

Então rodamos o benchmark Furmark junto com AIDA64 Extreme para enfatizar a placa de vídeo e os processadores ao mesmo tempo. Desta vez, a placa de vídeo não foi termicamente estrangulada, mas a CPU foi muito estrangulada. Assim que a temperatura chegasse a 90 graus, os relógios diminuiriam. Finalmente, os relógios ficaram estáveis ​​em torno de 2,7 - 2,9 GHz, utilizando cerca de 27 watts de potência.

Teste AIDA64 Extreme + Furmark com almofada de resfriamento e perfil Turbo

Usar o perfil Turbo junto com a almofada de resfriamento melhorou um pouco as taxas de clock e agora os clocks ficavam acima de 3 GHz na maior parte do tempo, embora o ruído do laptop tenha aumentado consideravelmente, as leituras exatas estão disponíveis na seção de acústica abaixo.

Furmark Xtreme Burn-In

Todos esses testes mostraram que o alto uso de CPU junto com GPU poderia resultar em afogamento térmico, no entanto, isso quase não foi sentido nos jogos porque os jogos não comprimem totalmente a CPU ou GPU.

Desempenho acústico / ruído do sistema

Para testar o ruído do laptop, colocamos o microfone a 20 cm de distância do laptop na parte traseira e verificamos as leituras de cada perfil do Armory Crate. Quando o laptop foi desligado, o ruído ambiente foi gravado e ficou em torno de 32,5 dB.

Quando o laptop estava inativo e usando o perfil Silencioso, a leitura de ruído era de 35 dB, onde as duas ventoinhas funcionavam a 2200 RPM cada. Então estressamos o laptop e no perfil silencioso, obtivemos uma leitura de 38,5 dB, onde as ventoinhas funcionavam a 2600 RPM cada. Com o perfil de desempenho, os ventiladores funcionavam a 3700 RPM e o microfone registrava uma leitura de 48 dB. Com o perfil Turbo, os ventiladores funcionaram a 5500 RPM extremamente rápidos, dando uma leitura de 59,1 dB. Com o perfil do Windows, os ventiladores funcionaram a 4800 RPM, dando uma leitura de 55,8 dB.

Conclusão

ASUS TUF Gaming A15 surpreendeu a todos com o lançamento de processadores AMD de octa-core. Mesmo que não haja muita diferença entre este modelo e o modelo anterior além da melhoria do CPU, isso por si só torna a atualização digna e você deve comprar este laptop se quiser um laptop de gama média que permite fazer jogos em 1080P em alta configurações com um painel de alta taxa de atualização. A placa de vídeo é atualizada, com uma pequena melhora na eficiência, há uma melhora mínima no desempenho. Existem algumas outras diferenças perceptíveis também, como uma bateria muito maior, alto-falantes maiores, chassi muito melhor e tela ligeiramente melhor. A tela agora suporta taxa de atualização de 144 Hz e a bateria atualizada (opcional) agora é avaliada em 90 WHr. Além disso, o armazenamento SSD foi aumentado de 512 GB para 1 TB (opcional), melhorando significativamente as velocidades de gravação. O laptop oferece estética de jogo e você também pode personalizar a iluminação RGB do teclado. Em suma, atualmente, este portátil é o rei em termos de relação preço / desempenho e você não pode comprar nada melhor por este preço a partir de agora.

ASUS TUF Gaming A15

Laptop de jogo mais valioso

  • Preço extremamente competitivo
  • Suporte para processador Octa-core
  • Suporte para GPU RTX
  • Painel de alta taxa de atualização
  • Construção de padrão militar MIL-STD-810
  • Ausência de porta Thunderbolt

Processador : AMD Ryzen 7 4800H | RAM: 16GB DDR4 | Armazenamento: SSD PCIe de 1 TB | Exibição : 15,6 ”Full HD IPS Tipo 144 Hz | GPU : GeForce RTX 2060

VEREDITO: ASUS TUF GAMING A15 tornou-se uma nova marca de excelência e relação preço-desempenho; fornecendo componentes de hardware de primeira linha em combinação com um visual mínimo, mas deslumbrante, que nunca foi visto antes por esse preço.

Verifique o preço

Preço no momento da revisão: $ 1199 (EUA) e £ 1.299 (Reino Unido)