Processo de produção de 5nm A14 SoC mais recente do Apple iPhone 12 Lançamento atrasado em seis meses, mas Huawei está no caminho certo?

maçã / Processo de produção de 5nm A14 SoC mais recente do Apple iPhone 12 Lançamento atrasado em seis meses, mas Huawei está no caminho certo? 2 minutos lidos

maçã



A produção mais recente do iPhone da Apple parece ter atingido uma severa crise de abastecimento do poderoso SoC A14 de próxima geração que alimenta o smartphone iOS. O novo sistema em um chip (SoC) com mecanismo de processamento neural avançado estava sendo fabricado no nó de fabricação de 5 nm avançado. Além do próprio SoC 5nm A14 da Apple, a implantação do padrão de telecomunicações 5G também pode sofrer um golpe, com a implementação de serviços prevista para ser adiada em pelo menos dois trimestres.

A pandemia global em curso teve um sério impacto na produção de quase todos os componentes críticos e não críticos que entram na eletrônica moderna. Enquanto empresas como Microsoft, Sony e várias outras empresas estão tentando minimizar os atrasos que inevitavelmente serão causados ​​devido às crises de saúde em curso, os especialistas indicam que a Apple Inc. é uma das mais afetadas.



Apple Inc A produção do SoC do A14 do iPhone da Apple sofre, mas a Huawei está bem preparada?

A TSMC taiwanesa é, sem dúvida, um dos maiores fabricantes de wafer de semicondutor. Empresas como AMD, NVIDIA, Intel, Microsoft, Sony e muitas outras grandes empresas de tecnologia são direta ou indiretamente dependentes e impactadas pela mudança da TSMC nos cronogramas de produção. O gigante taiwanês está entre as poucas empresas selecionadas que possuem os recursos e a infraestrutura para fabricar de forma confiável wafers de silício necessários à produção de chips de computador, processadores, GPUs, etc.



[Crédito da imagem: ChinaTimes]



Parece que o cronograma de produção em massa do processador de aplicativos A14 de 5 nm da Apple será adiado por um a dois trimestres. Consequentemente, o lançamento da linha do Apple iPhone 12 será atrasado em proporções iguais. Os analistas de mercado prevêem que o desempenho da receita do terceiro trimestre da TSMC pode não ser forte na alta temporada, e a taxa de crescimento trimestral deve cair para porcentagens de um dígito.

Estranhamente, outro grande cliente de 5 nm da TSMC, Huawei HiSilicon, não experimentou o número reduzido de wafers. O gigante chinês de telecomunicações e redes apenas “ajustou a linha de produção”. Isso significa essencialmente que o cliente da TSMC alterou as prioridades e agora o processo de produção será utilizado para fazer chips que acionam o equipamento de telecomunicações. Em outras palavras, a linha de produção de 5 nm da TSMC fabricará chips avançados de próxima geração que serão incorporados em estações base 5G. A empresa aparentemente sacrificou a produção de chips de smartphones habilitados para 5G em favor de chips para equipamentos de rede.

A planta de fabricação de 5nm da TSMC está afetando o lançamento do SoC do Apple iPhone A14, mas não dos chips 5G da Huawei?

Os relatórios indicam que a TSMC concluiu a primeira e a segunda fases da planta Fab 18, e a linha de produção também foi concluída e certificada. Novos wafers de silício construídos no Processo de Produção de 5 nm entrarão no fase de produção em massa no segundo trimestre e será usado para construir 5G de próxima geração para Apple e Huawei HiSilicon.



De acordo com especialistas da indústria, a Apple começará a produção em massa de processadores de aplicativos A14 de 5 nm em maio. No entanto, devido ao forte impacto nas linhas de produção e montagem na China, a produção do iPhone 14 da Apple mais recente deverá sofrer um grande atraso. O volume de produção de 5 nm da Apple na TSMC no terceiro trimestre será menor do que o inicialmente esperado, e espera-se que o trimestre inteiro reduza o volume de produção em mais de 30.000. No entanto, os relatórios indicam fortemente que a Apple não cancelou nenhum pedido.

Tag maçã