Preços das placas gráficas devem cair em julho

Hardware / Preços das placas gráficas devem cair em julho 1 minuto lido

Segundo fontes, os preços das placas gráficas devem cair em média 20% no mês de julho. Essa queda nos preços das placas gráficas está sendo atribuída ao frio da mineração de criptomoedas, que enfraqueceu muito a demanda por placas gráficas. Os fornecedores agora planejam reduzir drasticamente os preços para limpar seus estoques. Essa demanda estagnada também impactou as compras de sistemas de mineração ASIC, revelam fontes da cadeia de suprimentos upstream.

A dramática desaceleração nos pedidos de mineração ASIC também deve impactar negativamente as receitas em Taiwan Semiconductor Manufacturing Company em 2018, incluindo seus parceiros de serviço de design de IC, como Global Unichip.

Essa redução da lucratividade fez com que as pequenas e médias empresas de mineração se retirassem gradativamente do mercado. Por outro lado, as grandes mineradoras também estão arcando com o fardo e reduzindo as aquisições de novas máquinas.

Atualmente, o mercado internacional mundial de placas gráficas possui um estoque de aproximadamente sete milhões de unidades. Na verdade, a Nvidia tem alguns milhões de GPUs esperando para serem lançados. Prevê-se que os menores de criptomoeda comecem a vender suas placas gráficas usadas para as redes de varejo, o que também fará com que outros fornecedores introduzam grandes cortes de preços na concorrência.

Devido à situação atual do mercado de placas gráficas, GPUs de última geração da Nvidia feitas usando os processos de 12nm e 7nm da TSMC podem ser adiadas para o final de 2018 até que os estoques voltem aos níveis seguros.