As 5 melhores ferramentas de monitoramento e auditoria de configuração de servidor

Nos tempos atuais, você não pode se dar ao luxo de ter períodos de inatividade em sua rede de negócios. As organizações dependem cada vez mais das redes para operar e cada segundo em que a rede fica inativa é outro segundo em que você não está ganhando dinheiro. E você sabe qual é uma das principais causas de paralisações e interrupções? Erros de configuração do servidor.



O que é preocupante é que mesmo a menor alteração em um servidor pode ter grandes impactos, resultando na interrupção do fluxo de trabalho em sua rede. É por isso que é importante para uma organização ter um sistema que monitore as mudanças. Especialmente no ambiente atual, onde você pode ter vários administradores fazendo alterações no servidor. Além de determinar as alterações feitas, você também poderá saber quem as fez.

Uma maneira que os administradores de sistema têm usado para monitorar e gerenciar a configuração do servidor é registrar as várias alterações em uma planilha. Mas este não é um método sustentável. Está sujeito a erros e também consome muito tempo. É por isso que eu recomendo que você use uma ferramenta de monitoramento e auditoria de configuração. Ele automatiza muitas das tarefas e registra as várias alterações que ocorrem no servidor, como novas instalações de software, modificação de configurações, a adição de novos componentes de hardware, entre outros. Portanto, da próxima vez que uma mudança na configuração afetar o desempenho da rede, você pode facilmente reverter para as configurações anteriores por meio de cliques simples, em vez de ter que configurar tudo novamente.



Estes são os 5 melhores softwares que você pode usar para monitorar e gerenciar a configuração do servidor.



1. Monitor de configuração do servidor SolarWinds


Tente agora

SolarWinds Server Configuration Monitor é de longe a ferramenta mais popular de nossa lista. E digo isso por puro mérito, não apenas porque vem de uma empresa respeitável. A SolarWinds pode ter feito seu nome por meio do Monitor de desempenho de rede, mas ninguém pode contestar a eficácia de todas as outras ferramentas de gerenciamento de rede.



O SCM é uma ferramenta abrangente que oferece visibilidade completa de seus servidores para monitoramento extensivo. Ele usa um mecanismo muito fácil onde, em vez de rastrear as alterações, ele mostra as alterações exatas para que você possa corrigi-las. Além disso, o registro de cada alteração acontece em uma base quase em tempo real, o que pode ser atribuído ao uso de monitoramento baseado em agente. Isso permite que você detecte os problemas com antecedência, antes que aumentem.

Monitor de configuração do servidor SolarWinds

O uso de um agente também significa que o Monitor de configuração do servidor continuará registrando as alterações de configuração mesmo quando o sistema estiver offline. Assim que a rede voltar, os dados podem ser enviados a você para análise. A partir dos dados de registro, você pode ver quem fez as alterações, quando e o que mudou.



Como essa ferramenta mantém registros históricos de todas as alterações feitas, ela permite que você tenha uma definição de configuração básica, presumivelmente quando o servidor está em sua melhor condição, que você pode usar como guia sempre que houver uma queda no desempenho. Para aquelas instâncias em que uma alteração na configuração leva diretamente ao baixo desempenho da rede, este SCM tem a maneira perfeita de correlacionar os dois graficamente. Ele tem uma linha do tempo visual que ajuda a localizar as mudanças exatas que foram feitas antes do surgimento do problema.

SolarWinds SCM

Além de alterações externas / internas, esta ferramenta também pode ser usada para rastrear alterações feitas no servidor por seus próprios scripts PowerShell personalizados. Ele também permite que você gerencie esses scripts de uma posição central e os distribua facilmente para seu ambiente de servidor. E, finalmente, o SCM é uma ótima ferramenta para controlar seu inventário de hardware e software.

Este Monitor de configuração de servidor é construído com base na plataforma SolarWinds Orion, o que significa que você pode integrá-lo facilmente com as outras ferramentas SolarWinds para obter visibilidade de rede completa. Também como parte do sistema Orion, significa que esta ferramenta pode descobrir automaticamente os servidores a serem monitorados. Ele vem com perfis de configuração integrados para os servidores mais comuns, o que evita muitos problemas no processo de configuração.

2. Auditor do servidor Netwrix


Tente agora

A Netwrix é outra empresa que dispensa apresentações. O Netwrix Auditor é uma escolha popular entre os administradores para a auditoria de vários sistemas e aplicativos de TI. O componente mais comum é a auditoria AD, mas, por enquanto, estamos mais preocupados em como ela ajuda a monitorar seus servidores e, mais especificamente, o servidor Windows.

Ele usa o mesmo conceito usado pelo SolarWinds SCM e mostra apenas as alterações específicas feitas em seu ambiente de servidor. A ferramenta o ajudará a determinar quem, o quê, onde e quando as modificações foram feitas. Além disso, fornece os valores de antes e depois das configurações para uma melhor comparação.

Auditor do servidor Netwrix

Netwrix é uma ferramenta de relatório abrangente que permitirá a você gerar relatórios de auditoria nas configurações atuais do servidor. Às vezes, quando surgem problemas de desempenho devido a alterações no servidor, você pode comparar os dados atuais com as configurações anteriores de quando o servidor estava com desempenho ideal. Isso o ajudará a identificar rapidamente as discrepâncias e corrigi-las. Como esperado, o Netwrix Server Auditor vem com um sistema de alerta que irá notificá-lo sobre eventos críticos de segurança.

Para ajudá-lo a classificar os dados de auditoria do servidor, a ferramenta possui uma área de pesquisa interativa onde você pode inserir critérios para os dados de que precisa. Esses dados podem ser salvos como relatórios e programados para serem entregues a você em um horário específico.

Então, há esse recurso que você não encontrará em nenhuma das outras ferramentas. Gravação de vídeo da atividade do usuário. Embora seja aplicável apenas para usuários privilegiados, será útil nos casos em que os usuários modificam o servidor, mas não deixam nenhum registro de dados.

O Auditor do servidor Netwrix está disponível como um produto gratuito e comercial. Claro, qualquer um deles pode servir, dependendo do tamanho e das necessidades de sua organização. A versão gratuita tem todos os recursos essenciais de monitoramento de servidor, mas carece de recursos avançados, como relatórios predefinidos com opções de filtragem, classificação e exportação e auditoria e relatórios entre sistemas.

3. Monitor de configuração e mudança da eG Enterprise


Tente agora

O eG Enterprise é um monitor de desempenho de TI completo que inclui monitoramento de configuração de servidor como parte de sua funcionalidade. Além dos servidores, também pode ser usado no monitoramento da configuração de outros dispositivos e aplicativos de rede. A ferramenta permite que você verifique as alterações de configuração que podem ter ocorrido ao mesmo tempo em que você experimenta quedas de desempenho. Em seguida, ele correlaciona a mudança de configuração com os dados de desempenho para determinar claramente se o problema de desempenho é devido a uma mudança de configuração automática, manual ou não intencional.

Ao eliminar as suposições, você pode identificar rapidamente o problema real e trabalhar para restaurar o desempenho máximo.

eG Enterprise Configuration and Change Monitor

O eG Enterprise usa técnicas baseadas em agente e sem agente para coletar dados de seus servidores e as informações são visualizadas por meio de uma interface central fácil de entender. Esta IU é baseada na web e pode, portanto, ser acessada de qualquer lugar com uma conexão de rede. Para aqueles com vários servidores, esta ferramenta fornece uma maneira fácil de comparar as configurações entre eles para que você possa identificar aqueles que se desviam de uma configuração de ouro. Dessa forma, você pode garantir que todos os seus servidores estejam sempre com desempenho máximo. A configuração de ouro também atuará como uma linha de base para todos os casos futuros em que houver problemas de desempenho como resultado de alterações de configuração.

A automação é uma parte fundamental no monitoramento da configuração, por isso o eG Enterprise permite que você programe verificações automáticas para horários específicos do dia. Ele fará a varredura do servidor nesses momentos e notificará você se houver alguma alteração. Além disso, essa ferramenta pode ser usada para rastrear ativos do servidor. Isso é obtido por meio de um instantâneo de todos os ativos de TI, incluindo sistemas operacionais, dispositivos, software, hardware e serviços.

E como este é um monitor de infraestrutura de TI completo, você pode rastrear problemas para outros componentes de seus ambientes de rede nas instâncias em que eles não se originam do servidor. O eG Enterprise pode ser usado em vários sistemas operacionais, incluindo Windows, Solaris, Linux, plataformas de virtualização como VMware e aplicativos como Citrix XenApp e Microsoft SQL.

4. Auditor de Mudanças Quest


Tente agora

Esta é outra excelente ferramenta que pode ser usada para fornecer percepções em tempo real sobre as mudanças que estão ocorrendo em seu ambiente Windows. Além de relatar alterações em seus servidores Windows, esta ferramenta pode ser usada para auditar o Active Directory, Microsoft Exchange e Office 365, servidor SQL, armazenamento conectado à rede, VMware e outros componentes de rede.

A Quest reconhece que é difícil, senão impossível, rastrear manualmente cada usuário que tem acesso aos seus servidores de arquivos. E assim, a ferramenta rastreia, audita e relata todas as mudanças críticas feitas em seus servidores. Ele também oferece mais informações, informando quem, o quê, quando e onde as alterações foram feitas. A ferramenta também fornece valores de antes e depois de sua configuração para solução de problemas mais rápida.

Auditor de mudança de missão

Uma forma de o Quest Change Auditor simplificar as coisas é permitir que você monitore vários servidores a partir de uma única interface. Aqui você pode comparar suas definições de configuração com o desempenho para chegar à configuração de ouro. Isso se tornará suas configurações padrão e você pode implantá-lo em todos os seus servidores.

Além do monitoramento da configuração do servidor, o Quest Change Auditor também pode ser usado para detectar ataques internos. Ele consegue isso analisando o comportamento do usuário para identificar alterações suspeitas que podem comprometer a rede. Mudanças críticas e alertas de padrão são enviados a você por e-mail ou SMS.

Mas o que mais me chamou a atenção nessa ferramenta é o recurso de proteção que criptografa os componentes do servidor evitando que qualquer alteração seja feita. Então, você não precisa se preocupar com o fato de que uma alteração não autorizada pode levar ao tempo de inatividade da rede.

O Quest change Auditor pode ser integrado com soluções SIEM, como Splunk, onde você pode encaminhar os dados coletados para análise posterior e geração de solução. Ah, também não podemos esquecer que esta ferramenta ajudará a provar a conformidade, gerando relatórios abrangentes de melhores práticas para padrões regulatórios, como GDPR, SOX e HIPAA.

5. Power Admin File e Directory Change Monitor


Tente agora

O Power Admin não é tão abrangente quanto as outras ferramentas de nossa lista, mas será ótimo para detectar mudanças no servidor, como a criação e exclusão de contas de arquivo e diretório. E, ao manter registros atualizados que destacam as várias mudanças que acontecem em seus servidores, você estará essencialmente em conformidade com várias práticas de segurança, como FIM.

Durante a instalação e configuração do PA Admin File e Directory Change Monitor, você precisará especificar o diretório inicial e os subdiretórios se quiser que eles sejam verificados. Se o diretório não estiver na mesma rede local que o computador, você terá que usar seu caminho UNC para defini-lo. Você também pode especificar os arquivos específicos a serem monitorados, declarando seus tipos de arquivo.

Power Admin File e Directory Change Monitor

A ferramenta tem uma seção ‘Arquivos de monitoramento para alterações’ onde você especifica quais aspectos dos arquivos e diretórios você deseja monitorar. Depois, há a seção ‘Arquivos a ignorar’, onde você especifica os nomes dos arquivos que não deseja que sejam verificados.

Sei que isso exige muito trabalho de configuração, mas depois de configurado, ele deve estar pronto para prosseguir. O recurso de treinamento tornará seu trabalho um pouco mais fácil, pois permite que a ferramenta desenvolva um comportamento adaptativo em relação às suas configurações. Por exemplo, a ferramenta analisará os tipos de arquivo que estão sendo adicionados à sua lista de Ignorar por um determinado período de tempo após o qual tipos semelhantes são adicionados à lista, sem ter que fazer isso manualmente. Você pode remover facilmente qualquer componente adicionado à lista, se ele não precisar estar lá.

O Power Admin File e Directory Change Monitor funciona para ambientes Windows e Linux.