Tecnologia / A remoção do conteúdo de incitação ao ódio pelo YouTube ganha impulso após a recente mudança na política de conteúdo, com o segundo trimestre de 2019 sendo o mais alto 2 minutos lidos Logotipo antigo do Youtube

Logotipo antigo do Youtube 1000logos.net

O YouTube garantiu que está cada vez mais retirando vídeos que espalham o ódio e incitam a violência. A plataforma de compartilhamento de vídeo social alega que no segundo trimestre de 2019 excluiu mais de 100.000 vídeos e encerrou mais de 17.000 canais por discurso de ódio. De acordo com as estatísticas do YouTube, isso representa um aumento de 5 vezes em relação ao primeiro trimestre de 2019. Além dos vídeos, o YouTube também aumentou a vigilância nas seções de comentários e afirma ter excluído mais de 500 milhões de comentários. No entanto, a maioria dos comentários foi removida com os vídeos em que apareciam.

A atualização da política de conteúdo do YouTube causa confusão, reclama os usuários

O YouTube tem enfrentado um problema agudo com o aumento da quantidade de vídeos que propagam o ódio e indiretamente incitam à violência. A plataforma vem se esforçando para detectar esse conteúdo provocativo e cheio de ódio há algum tempo. O Google e o YouTube afirmam que melhoraram significativamente seus mecanismos de detecção que vasculham o conteúdo e decidem autonomamente qual conteúdo está incitando o ódio e incitando a violência.

No entanto, vários usuários reclamaram abertamente que a política de conteúdo do YouTube não é abrangente ou justa. Além disso, alguns exemplos citaram que até afirmam que os algoritmos de filtragem de conteúdo do YouTube são tendenciosos. Alguns usuários afirmam que o YouTube está tentando limpar apressadamente sua plataforma por meio do desenvolvimento apressado de mecanismos de filtragem. Alegadamente, isso resultou em confundir o YouTube com conteúdo de discurso de ódio.

A incapacidade de distinguir rápida e claramente entre os dois resultou na suspensão de vários vídeos e contas de usuários legítimos. O YouTube tem um processo de apelação claramente definido, mas isso geralmente não resolve o problema ou restabelece os vídeos e contas de usuário, afirmam muitos. Por outro lado, um 'número significativo' de canais que veiculam; conteúdo anti-semita e de supremacia branca foi deixado online, após as alterações de junho de 2019 na política de conteúdo, afirma o relatório da Liga Anti-Difamação dos EUA . O relatório inclui provas de vídeos que apresentavam conteúdo anti-semita, mensagens anti-LGBTQ, aqueles que negavam o Holocausto, apresentavam conteúdo da supremacia branca e muito mais.

O YouTube está ciente dos problemas com algoritmos de filtragem de conteúdo, mas defende a plataforma:

O YouTube tem confiado cada vez mais em algoritmos de aprendizado de máquina para detectar conteúdo de ódio e remover vídeos ofensivos e provocativos, mesmo antes de estarem disponíveis para o público em geral. O YouTube afirma que mais de 80% dos vídeos detectados automaticamente por algoritmos de aprendizado de máquina foram removidos sem uma única visualização no segundo trimestre de 2019. No entanto, além dos sistemas automatizados, a plataforma conta com 10.000 pessoas encarregadas de detectar, revisar e remover conteúdo que viola suas diretrizes.

Curiosamente, mais de 87 por cento do total de 9 milhões de vídeos que o YouTube retirou no segundo trimestre de 2019 foram sinalizados por sistemas automatizados. Além disso, melhorias constantes nos sistemas de detecção de spam causaram um salto de 50% nos canais sinalizados para remoção por violações de spam. Além disso, o YouTube também está investigando casos de assédio entre criadores de conteúdo.

Apesar dos esforços massivos para detectar e remover conteúdo que inclua ou promova discurso de ódio, o YouTube ainda tem um longo caminho a percorrer, admitiu a CEO da plataforma, Susan Wojcicki. Logo após o relatório da Liga Antidifamação dos Estados Unidos, Wojcicki publicou uma postagem no Blog do Criador do YouTube que claramente defendia o a posição bastante complicada da empresa sobre o assunto,

' O compromisso com a abertura não é fácil. Às vezes, significa deixar conteúdo fora do mainstream, controverso ou mesmo ofensivo. Mas acredito que ouvir uma ampla gama de perspectivas, em última análise, nos torna uma sociedade mais forte e mais informada, mesmo que discordemos de algumas dessas visões . '

Desnecessário acrescentar que a declaração deixa os usuários mais confusos. No entanto, como acontece com qualquer conteúdo impróprio, é importante que os usuários e espectadores do YouTube sinalizem o mesmo e reclamem também.

Tag Youtube