O que é Msosync.exe e devo removê-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows têm nos contactado com perguntas após verificar o Gerenciador de Tarefas e perceber que o Msosync.exe processo está consumindo uma quantidade considerável de recursos do sistema o tempo todo. Em alguns casos, os usuários afetados estão relatando que o uso de recursos excede 50% da energia da CPU (às vezes mais de 80%). Por causa disso, eles estão se perguntando se o processo com o qual estão lidando é genuíno ou uma ameaça à segurança.



Exemplo do processo MSOSYNC.EXE dentro do Gerenciador de Tarefas



O que é MSOSYNC.EXE?

O genuíno msosync.exe processo é um componente de software assinado por Microsoft Corp. e pertence ao Microsoft Office suíte. Este executável específico está associado ao cache de documentos do Microsoft Office e não representa uma ameaça para o seu PC.



Msosync.exe é o padrão Cache de documentos do Microsoft Office (ODC) sincronizador e programa de gerenciamento de cache para Microsoft Office. Ele foi introduzido com o Office 2010 para aprimorar a interação do Excel, Word, PowerPoint SharePoint, OneDrive for Business e outros sistemas de colaboração baseados na web.

O local padrão deste processo é C: Arquivos de programas Microsoft Office OfficeVV msosync.exe , onde VV é o indicador de versão do Office. Ele também contém uma subchave de registro chamada valueOfficeSyncProcess que está localizada em HKCU Software MicrosoftWindows CurrentVersion Run que é o que inicia o processo a cada inicialização do sistema.

Mesmo que não tenha uma janela de interação visível, ele responde às configurações feitas na GUI do Office Upload Center. Os programas mais recentes do Office usam esse processo para manter versões atualizadas de documentos do Word, Excel e PowerPoint disponíveis para uso local.



Na grande maioria dos casos, esse processo está sendo usado por sua versão do Microsoft Office para armazenar seus documentos em cache para facilitar tempos de visualização mais rápidos. Lembre-se de que, por padrão, msosync.exe armazenará em cache os documentos do Excel, Word e PowerPoint para que carreguem mais rápido.

O uso normal desse processo é de cerca de 3-5 MB, mas o usuário pode exceder 10 MB em situações em que vários documentos do Office estão sendo armazenados em cache ao mesmo tempo. Mas no caso de haver um espaço de trabalho do SharePoint ou a operação passar pelo OneDrive (ou serviço semelhante com sua rotina de sincronização), espere ver um consumo de CPU gravemente elevado.

O MSOSYNC.EXE é seguro?

Como explicamos acima, o genuíno msosync.exe processo não representa uma ameaça à segurança do seu sistema. Mas tenha em mente que certos produtos de malware se passarão especificamente por processos como este para evitar serem detectados por verificadores de segurança.

Desde o msosync.exe processo tem privilégios aprimorados, é um alvo perfeito para este tipo de produtos de malware. Para garantir que não seja o caso, encorajamos você a realizar uma série de investigações que o ajudarão a determinar se o executável com o qual você está lidando é genuíno ou não.

Primeiro, você deve começar verificando se o aplicativo pai está instalado. Se você estiver usando produtos Microsoft Office, provavelmente está lidando com um processo genuíno. Mas se você não instalou o Microsoft Office e nunca usou um produto deste pacote, provavelmente está lidando com um processo falso.

Se a primeira investigação lhe causou algumas suspeitas, você deve começar a pesquisar a localização do msosync.exe processo utilizando o Gerenciador de Tarefas. Para fazer isso, pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela do Gerenciador de Tarefas.

Uma vez dentro do Gerenciador de Tarefas, selecione o Processos guia no menu horizontal, em seguida, role para baixo até a lista de processos em segundo plano e localize msosync.exe. Em seguida, escolha Abrir local do arquivo no menu de contexto recém-exibido.

Abrindo a localização do arquivo do msosync.exe processo

Se a localização revelada for diferente de C: Arquivos de programas Microsoft Office Office * VV * msosync.exe e está localizado em uma pasta do sistema (como C: Windows ou C: Windows System32 ), as chances de lidar com um arquivo de malware são muito altas.

Caso a investigação acima tenha levantado suspeitas de que você pode estar lidando com um vírus, você deve fazer o upload do arquivo para um banco de dados de assinatura de vírus para verificar se o arquivo é realmente malicioso. A partir de agora, a maneira mais confiável de fazer isso é carregar o arquivo no VirusTotal. Para fazer isso, acesse este link ( aqui ) e aguarde a conclusão da análise.

Nenhuma ameaça detectada com o VirusTotal

Nota: Se esta análise de arquivo determinou que o msosync.exe arquivo é genuíno, você pode pular a próxima seção e ir diretamente para o ‘Devo remover MSOSYNC.EXE?’ seção.

Mas se a análise levantou alguns sinais de alerta, continue com a próxima seção abaixo para obter algumas instruções passo a passo sobre como lidar com a infecção por vírus.

Lidando com a ameaça à segurança

Se você revelou anteriormente algumas preocupações de que o arquivo com o qual está lidando pode não ser genuíno, é altamente recomendável que você continue implantando um scanner de segurança que seja capaz de identificar e lidar com o arquivo de sistema infectado.

Lembre-se de que, caso o local do arquivo seja diferente do padrão, provavelmente você está lidando com malware com recursos de cloaking. Esses tipos de vírus desagradáveis ​​são mais difíceis de detectar, pois nem todos os pacotes de segurança são eficientes para identificá-los e colocá-los em quarentena. Se você já está pagando por um scanner de segurança, vá em frente e inicie uma varredura com ele.

No entanto, se você preferir algo gratuito e tão eficiente, encorajamos você a instalar e usar o Malwarebytes. Uma varredura profunda com este utilitário deve permitir que você desenterrar e colocar em quarentena a grande maioria dos arquivos de malware que estão evitando a detecção, se passando por processos com privilégios elevados. Se você não tiver certeza de como iniciar uma varredura profunda com o Malwarebytes, siga este artigo passo a passo aqui .

Digitalize a tela concluída no Malwarebytes

Se o utilitário conseguiu colocar em quarentena e remover os itens infectados, reinicie o computador e vá para a próxima seção abaixo para ver se o alto uso do msosync.exe ainda está acontecendo.

Devo remover MSOSYNC.EXE?

Se as investigações acima não revelaram nenhum problema de segurança e você tem certeza de que o executável com o qual está lidando é genuíno, você deve ficar de olho nele e ver se ele ainda está usando muitos recursos do sistema no Gerenciador de Tarefas ( Ctrl + Shift + Enter )

Se o consumo de recursos ainda for alto e você estiver determinado a limitar seu uso, poderá fazê-lo sem afetar nenhum arquivo crítico do sistema.

No entanto, se você prosseguir com isso, a instalação do Microsoft Office perderá a capacidade de salvar arquivos em cache que você usa regularmente.

Como remover MSOSYNC.EXE

No caso de você ter realizado todas as verificações para garantir que o arquivo é genuíno, você tem duas maneiras de garantir que o msosync.exe processo não está mais consumindo muitos recursos do sistema.

A primeira abordagem (desinstalar todo o pacote Office) é extrema e não deve ser seguida se você depende ativamente de produtos Office.

No entanto, se você estiver no Windows 10, há uma opção melhor que garante que msosync.exe não será mais executado. Como o OneDrive é totalmente integrado ao sistema operacional, você pode impedir que o processo de escritório seja executado desativando o recurso Colaboração de arquivos.

Aqui está um guia rápido para fazer isso:

  1. Clique com o botão direito no ícone da bandeja do OneDrive e escolha Configurações no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando o menu Configurações do OneDrive

  2. No menu de configurações do Microsoft OneDrive, selecione a guia Office e desmarque a caixa associada a Use o Office para sincronizar arquivos do Office .

    Impedindo a execução do processo msosync.exe

  3. Clique Aplicar para salvar as alterações e reinicie o computador. Assim que a próxima inicialização for concluída, você não verá mais o msosync.exe processo retirando recursos do sistema.
5 minutos lidos