Mozilla para executar testes no Firefox para evitar spam de notificação de sites assinados

Tecnologia / Mozilla para executar testes no Firefox para evitar spam de notificação de sites assinados 2 minutos lidos

Notificações do Firefox



Todos nós sabemos que é normal que os navegadores da web hoje em dia suportem notificações push, é muito estranho encontrar navegadores que não suportam o recurso amplamente utilizado. Para receber notificações push de sites, os usuários precisam aceitar as notificações antes que o site possa usar o recurso. As notificações push podem ser muito úteis para os usuários, no entanto, também têm suas desvantagens. Assim que as notificações são permitidas, os sites começam a enviar spam para solicitações de notificação para os usuários. Percebendo o problema em questão, a Mozilla decidiu tomar algumas medidas contra isso.

Defesa contra spam de notificação

No Firefox 59 foi introduzido um recurso que permitiria aos usuários bloquear todas as solicitações de notificações dentro do Firefox, permitindo-lhes controlar as notificações por site. Este recurso tinha recursos semelhantes a um recurso que era introduzido no Chrome em 2016 .



No entanto, a Mozilla decidiu que esse recurso sozinho não é capaz o suficiente para derrotar o spam de notificação. Portanto, ontem, a empresa anunciou seus planos de executar vários testes para obter um conhecimento mais profundo sobre notificações e aprender como evitar o spam de notificação no Firefox. Esta não é a primeira vez que a Mozilla aborda esse assunto, pois em 2018, a Mozilla prometeu que fariam algo sobre pop-ups na página.



A Mozilla anunciou que estava executando dois experimentos de notificação diferentes no Firefox para coletar dados e descobrir como evitariam o spam de notificação.



O primeiro experimento será lançado no Firefox 68 Todas as noites, de 1º a 29 de abril de 2019, e funcionará das seguintes maneiras;

  • Duas primeiras semanas: o Firefox não mostrará notificações se a interação do usuário não o preceder.
  • Últimas duas semanas: o Firefox mostrará um ícone animado na barra de endereço se uma notificação foi suprimida pelo navegador.

Enquanto o segundo experimento usa Telemetria para entender como avisos de notificação. A Mozilla afirma que deseja coletar dados sobre “ circunstâncias em que os usuários interagem com solicitações de permissão ”. Isso incluiria o número de vezes que o site foi rejeitado e o tempo gasto no site. O segundo experimento será executado no canal de lançamento do Firefox 67, com lançamento programado para 14 de maio de 2019.

Não quer participar desses experimentos? Você pode desativar a participação no estudo e a coleta de dados nas configurações do Firefox.



Tag Mozilla