O futuro móvel da LG em crise: a empresa declara

Android / O futuro móvel da LG em crise: a empresa declara 3 minutos lidos

Smartphone LG (Zain Ali - Pexels)

A LG é um gigante quando se trata de bens de consumo. Há algum tempo, quando a corrida dos smartphones explodiu, a LG também entrou no mercado. Telefones como o G7100 realmente deixaram sua marca com seu design e estilo pouco ortodoxos. Embora a LG nunca tenha sido a líder de mercado, os dispositivos que lançou sempre deixaram sua marca. Olhando para trás alguns anos e nos lembramos do famoso LG G3. O primeiro telefone com painel 1440p. Este dispositivo, em 2014 era A coisa ! Embora não tenha se saído bem no departamento de bateria, o dispositivo ostentava todas as especificações principais da época.

Depois do famoso G3, veio o LG G4. Embora o último tenha sido um sucesso comercial também, a LG viu uma certa queda nos anos seguintes. Embora dispositivos como a série V sejam um bom telefone, eles não se destacam. O fator empolgante está claramente ausente na marca glamorosa que a LG traz. A queda tornou-se bastante aparente nos últimos anos. Os números da empresa falaram mais alto do que vimos. A tendência continuou e pode ser vista hoje. Cobrindo o assunto, GSMArena explica a situação atual da empresa.

LG Hoje

Depois de terminar mais um trimestre, os relatórios chegaram e as coisas não parecem tão boas para a LG. Depois de divulgar seu relatório financeiro, descobriu-se que a empresa tinha piorado em relação ao trimestre anterior. De acordo com o relatório, a LG relatou uma queda gritante de 21,3% nas vendas em relação ao ano passado, ao mesmo tempo. Embora em uma base trimestral, tenha havido progresso, mas olhando para o quadro geral, não parece tão bom para a divisão de telefonia móvel da empresa.

Os telefones LG, embora bastante potentes e equipados com as especificações mais recentes, carecem do fator empolgante de um carro-chefe moderno

Para entrar em detalhes, a empresa revelou ainda mais seus números de vendas. Esses números sugerem um ganho de 1,38 bilhão de dólares, enquanto parece haver uma perda de mais de 250 milhões de dólares. Essa perda é registrada nas despesas operacionais do relatório. Embora os números pareçam enormes, só podemos dizer sobre a viabilidade esperada e o estado da divisão de uma empresa pelas despesas operacionais, sejam elas o motivo do prejuízo ou não.

Razões para o problema da LG

Enquanto tivermos o diagnóstico em mãos, deve haver uma pista possível para o prognóstico. Talvez isso tenha algo a ver com a crescente competição do mercado chinês. Para elaborar mais, a LG não tem deixado muita marca no lado carro-chefe das coisas. A melhor alternativa possível seria buscar um mercado mais voltado para o orçamento. Infelizmente para a empresa coreana, os dispositivos chineses da Xiaomi e Huawei parecem ter duopolizado o mercado.

Em segundo lugar, nos voltamos para os líderes da indústria. Os dispositivos LG já não têm o fator de empolgação há algum tempo. Fabricantes como Samsung e Apple adotam uma abordagem mais corajosa e inovadora para novos dispositivos. A LG, por outro lado, prefere se limitar ao básico. Embora seus dispositivos da série V e até mesmo da série G contenham recursos interessantes, como o DAC que sempre incluem, não há muita novidade nesses telefones. Para poder sobreviver neste mercado brutalmente competitivo, os fabricantes precisam sair de sua zona de conforto e fazer algo fora do comum.

Por último, a LG é primeiro um fabricante de eletrônicos de consumo. Esse tem sido o seu forte desde o primeiro dia. Embora possam sofrer perdas na divisão de telefonia móvel da empresa, ela está indo muito bem em outras partes. Olhando para o relatório financeiro de toda a empresa, vemos claramente um aumento de 4,1% e um aumento de 15,4% no resultado operacional da empresa. Embora esta seja uma boa notícia para a divisão de eletrônicos, ela não compensa pelas perdas enfrentadas em comunicações móveis, componentes de veículos e até mesmo os níveis minúsculos de receita na seção de entretenimento doméstico da empresa.

Conclusão

No final das contas, uma coisa é certa, a LG não é a primeira escolha para a maioria das pessoas que compram um novo telefone. Embora seja esse o caso, a empresa realmente precisa renovar o desenvolvimento de seu smartphone e mais dinheiro deve ser investido em P&D. A LG precisa apresentar novos designs e ideias inovadoras para que seus dispositivos possam competir com outros carros-chefe do mercado. No entanto, para atingir o usuário de baixo custo, a empresa seria capaz de ver mais sucesso nos mercados europeu e americano, onde esses dispositivos chineses ainda não conseguiram deixar sua marca.

A empresa está com sérios problemas, a menos que faça algumas alterações em seu modelo. Não apenas colocaria em dúvida o futuro da divisão de comunicações móveis, mas também pode fazer com que ela quase morresse, como aconteceu com a Nokia, antes de ser adquirida por algumas empresas como a Microsoft e agora a HMD.

Tag LG