As CPUs Intel Cascade Lake Xeon proporcionarão o dobro do desempenho de IA graças ao Deep Learning Boost

Hardware / As CPUs Intel Cascade Lake Xeon proporcionarão o dobro do desempenho de IA graças ao Deep Learning Boost

Novo conjunto de instruções AVX para cálculos de IA anunciado

1 minuto lido CPUs Intel Cascade Lake Xeon

CPUs Intel Cascade Lake Xeon



As CPUs Intel Cascade Lake Xeon são a próxima geração de chips que devem ser lançados antes do final do ano. Navin Shenoy, chefe da divisão de data center, subiu ao palco no Data-Centric Innovation Summit da Intel e falou sobre como as CPUs Intel Cascade Lake Xeon serão capazes de oferecer o dobro de desempenho em comparação com a geração atual de CPUs quando se trata de AI.

Shenoy falou sobre um novo conjunto de instruções AVX para cálculos de IA: Deep Learning Boost que permitirá um aumento significativo no desempenho quando se trata das próximas CPUs Intel Cascade Lake Xeon. Ele também falou sobre o fato de que as pessoas usam CPUs Intel Cascade Lake Xeon em vez de chips específicos de IA devido à flexibilidade que a plataforma tem a oferecer.



Shenoy mencionou que em 2017, US $ 1 bilhão em CPUs Xeon foram vendidos e, embora sejam chips caros, esse número é realmente impressionante. A Intel também introduziu software especializado para trabalhar com CPUs Xeon. Combine isso com o novo Deep Learning Boost, Cascade Lake SP terá o dobro do número de ponto flutuante em comparação com as atuais CPUs da série Xeon.



Já se passaram 20 anos desde que as CPUs Xeon foram lançadas no mercado e é hora de a Intel trazer algo diferente para a mesa. Isso pode dar à Intel uma chance de lutar contra a AMD. A AMD já anunciou que as CPUs de 7nm serão testadas ainda este ano e serão lançadas em 2019. Por outro lado, a Intel não está lançando um novo nó este ano. As CPUs que serão lançadas este ano seguirão o mesmo processo antigo.



Qual processo é melhor é discutível, mas é seguro dizer que a Intel está ficando para trás. AMD Ryzen já tem mais núcleos e threads em comparação com o que a Intel tem a oferecer agora, então a Intel está perdendo a guerra de núcleos. Fora isso, a Intel também está atrás no que diz respeito ao processo de 10 nm. De acordo com o que a Intel quer nos fazer crer, os chips baseados em 10 nm serão lançados no segundo semestre de 2019.

Tag intel Xeon