Como usar o xmore para exibir arquivos de texto



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Editores de texto são os aplicativos mais comuns no Linux, e muitas pessoas parecem ter opiniões muito fortes sobre essa tecnologia. Ler arquivos de texto sem editá-los é algo que os desenvolvedores fazem diariamente. Algumas pessoas preferem usar menos ou mais comandos para isso, mas mais e mais pessoas preferem um ambiente gráfico para todas as operações de texto.



O comando xmore pode facilmente substituir qualquer um desses comandos. Talvez de forma mais realista, você pode usá-lo em qualquer script de shell Bash, zsh ou tcsh que você escrever. Se você quiser exibir um arquivo README ou TODO enquanto um usuário executa um script de instalação, isso é excepcionalmente fácil de fazer com o xmore. Os usuários novatos do Linux podem facilmente prosseguir com a instalação dessa maneira.



Método 1: exibindo texto com xmore

Por exemplo, vamos supor que você esteja trabalhando com a compilação de seus próprios aplicativos a partir da fonte, que é uma das tarefas diárias mais comuns se você fizer qualquer tipo de desenvolvimento. Se você baixou uma lista TODO de um repositório onde estava trabalhando no código do Linux, você pode tentar:



xmore ~ ​​/ Downloads / TODO

Estávamos usando a lista TODO do versátil editor de texto nano como exemplo. Ele carrega prontamente em uma janela e analisa todo o texto para facilitar a leitura.

xmorea

Método 2: usando xmore em um script de instalação

De forma mais realista, você encontrará o xmore usado para passar as últimas notícias aos usuários que instalam aplicativos ou títulos de jogos online. Você pode usar isso em qualquer lugar em que precise exibir um arquivo de texto para um usuário em um script de instalação. Vamos supor que você precise exibir um arquivo NEWS com informações sobre as alterações em um software. Você pode adicionar xmore NEWS -bg “cadet blue” para exibir uma caixa de mensagem que o usuário pode percorrer, mas o script de instalação não continuará até que ele seja concluído.

xmoreb

As opções -bg e -fg podem receber qualquer nome de cor X11 válido que você desejar; cadete azul foi usado apenas como um exemplo. O aceso deles geralmente está incluído em um arquivo chamado rgb.txt no diretório X11, que é um grande recurso para desenvolvedores que precisam usar qualquer um dos aplicativos XFree86 básicos em seus scripts de instalação. Essas cores geralmente permanecerão as mesmas em todas as distribuições Linux que requerem o uso do XFree86 como um X-Server. Caso outros servidores X sejam usados ​​no futuro, esses scripts precisarão de atualizações.

2 minutos lidos