Como usar o aplicativo xmessage dentro dos scripts Shell



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você gastou uma quantidade significativa de tempo escrevendo scripts para os ambientes Bash ou tcsh, provavelmente já usou o comando echo para passar dados para o usuário. Este comando pode ecoar variáveis ​​de ambiente, bem como mensagens, mas há uma alternativa se você estiver apenas tentando enviar uma mensagem para o usuário se estiver escrevendo, digamos, um script de instalação. Esta alternativa permite que sua mensagem apareça em uma janela, o que é significativamente mais amigável. Ele também deve parecer mais moderno em muitas circunstâncias.



Tecnicamente, o comando xmessage pode ser usado adicionalmente para transmitir variáveis ​​de ambiente ao usuário. A sintaxe é idêntica a echo, então se você já está acostumado a usar este comando, então você não deve ter dificuldades adicionais para usar xmessage em seu lugar.



Método 1: uso do comando xmessage no lugar do eco

Embora você possa usar esses comandos em uma caixa de diálogo de execução aberta mantendo pressionada a tecla Windows e pressionando R ou até mesmo o prompt CLI, eles são mais úteis de dentro de um script. Digamos que você queira pausar um script de instalação e solicitar a entrada do usuário. Adicione esta linha ao seu script:



xmensagem Toque no botão OK para continuar.

Quando seu script for executado, você gerará uma caixa de diálogo para o usuário.

xmessagea



O comando também pode ser usado para ecoar uma variável de ambiente durante a execução de qualquer tipo de script. Pegue, por exemplo, se você quisesse exibir o código usado pelo prompt atual do usuário. O comando xmessage $ PS1 gera saída com base nisso, embora só funcione se o usuário executá-lo em uma janela de terminal ou permitir que seu gerenciador de arquivos o faça.

xmessageb

Método 2: Criando botões com xmessage

Os programadores de script podem usar xmessage para criar botões para o usuário selecionar. Considerando a seguinte linha:

xmensagem “Alguém pode me ouvir?” -botões sim, não

xmessagec

O texto que aparece na caixa foi colocado entre aspas. O comando de botões de aderência apresenta rótulos de botão delimitados por vírgulas após ele. Os valores de saída são iguais a 100 mais o número do botão tocado, então é possível descobrir qual o usuário selecionou. Você pode criar botões extras além dos dois básicos, assim:

xmessage “Lembra-se deste prompt?” -botões Abortar, Repetir, Falha

xmensagem

Isso torna a escrita de scripts Bash e tcsh mais fácil para aqueles que não querem trabalhar com um terminal.

2 minutos lidos