Como solucionar problemas de som em uma placa de som externa no Linux

Se você estiver tendo problemas com uma placa de som externa no Linux quando ela estava funcionando corretamente, primeiro carregue o programa pavucontrol e veja se algo acontece. Se você congelar o vídeo ou o áudio depois disso, tente selecionar uma placa integrada, se tiver uma. Se não houver problemas com a placa integrada, independentemente do perfil de configuração do pavucontrol que você selecionar, você precisará fazer um pouco de coleta de informações. Se, por outro lado, você ainda não ouve nada, verifique as conexões físicas de seus dispositivos de saída de som. Mesmo os sistemas de som integrados internos geralmente têm conectores de fone de ouvido, então conecte um par e veja o que acontece.

Se você estiver usando GNOME Shell, Unity ou KDE Plasma, então você pode receber uma notificação de que anexou um novo dispositivo. Caso contrário, tente emitir o comando aplay -l no prompt CLI e verifique se o dispositivo de reprodução de hardware aparece. Em caso afirmativo, tente lspci -v | grep Audio depois disso no prompt CLI. Se você não obtiver nada, tente novamente com lspci -v | grep audio, uma vez que o comando faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Se nada aparecer, tente desconectar e reconectar o hardware com segurança. Se ele aparecer, você precisará trabalhar com o alsamixer para corrigir o problema.

Método 1: usando alsamixer para corrigir problemas de áudio

Digite alsamixer no prompt CLI para carregar um pedaço bastante colorido de software ncurses. Certifique-se de que todos os níveis de áudio estão corretos. Você pode usar as teclas do cursor para aumentar ou diminuir os níveis de áudio. Pressione as teclas de cursor esquerda e direita para mover entre as diferentes configurações. Geralmente, as opções de som Master, Headphon, Speaker, PCM e Line Out são as mais importantes a serem consideradas no momento. Embora alguns dos rótulos possam parecer falhas no início, termos como 'Headphon' e 'Mic Boos' foram escolhidos propositalmente pelos desenvolvedores para corresponder à largura de um emulador de terminal padrão. Sua instalação não estará com defeito se os exibir, mesmo que apareçam com nomes incomuns.

Depois de reajustar os níveis de som aqui, tente gerar alguns sons em outro programa. Devido à maneira como os objetos HTML5 gravam em seu dispositivo de som, é uma boa ideia reproduzir um ou dois vídeos online de um navegador da Web para verificar o sistema de som. Se isso não ajudar, você pode pressionar F6 para tentar inserir um nome de dispositivo. Ao fazer isso, aparecerá uma caixa pop-up modal primitiva que pede que você selecione uma opção diferente do padrão. Na maioria dos casos, esta primeira opção rotulada “- (padrão)” é onde o seu cursor começará. Você terá um segundo elemento da lista, número 0, que pode ou não ser atribuído ao mesmo dispositivo. Tente definir isso e pressione Esc para sair e testar seu sistema de som. Digite alsamixer e pressione Enter para voltar para o mixer se não funcionar. Se você estiver usando o bash, geralmente pode empurrar para cima para recuperar o último comando inserido ou, alternativamente, digitar !! e pressione Enter para executar o último comando executado.

Se o seu dispositivo não aparecer ou se as opções padrão e 0 forem definidas para o seu dispositivo interno integrado e não para o externo, você pode selecionar “inserir nome do dispositivo…” e usar o nome do dispositivo fornecido pelo lspci -v | comando grep audio. Você também pode tentar alterar os valores Multi Track Rate Reset ou Multi Track Internal Clock. Geralmente, a maioria dos dispositivos deve ser definida como 44100. Isso deve restaurar o som. Depois de tentar isso, você vai querer fazer um teste novamente para ver se houve uma mudança ou não. Nesse ponto, você deve ter sido capaz de restaurar o áudio. Alguns programas tendem a definir seus próprios valores, então você pode querer rodar este mixer ou um equivalente gráfico de vez em quando. Não se esqueça de usar o controle de volume principal que está localizado na bandeja do sistema ao lado do relógio no LXDE, Xfce4, KDE Plasma, Unity e GNOME Shell. O controle “” no alsamixer realmente modifica os mesmos valores internos do kernel do Linux que a barra gráfica faz, então sinta-se à vontade para usá-los de forma intercambiável.

Método 2: Use o teste de alto-falante para inspecionar os sistemas de som interno e externo

Se você desejar fazer uma inspeção adicional na placa de som integrada interna ou externa, o ALSA realmente fornece outro utilitário para fazer isso. Execute o teste de alto-falante na linha de comando para gerar um fluxo de ruído rosa genérico para garantir que os dispositivos conectados estão realmente gerando som. Você precisará manter pressionado CTRL e pressionar C para sair do programa se ele for executado continuamente depois de ter certeza de que pode ouvir o ruído rosa, ou você pode usar algumas opções para gerar um tom específico ou executar por uma duração específica de Tempo.

Se você souber o nome do dispositivo que inseriu no alsamixer e quiser testá-lo apenas, execute o programa como speaker-test -D pcmName, substituindo pcmName pelo nome real. Você também pode adicionar -f ### com um número em hertz para gerar um tom específico. Isso é útil se você conseguiu ouvir alguns tons em seu sistema de som, mas não um espectro completo de som até agora.

Você pode usar -p ou –period seguido por um número para definir uma duração específica para o programa, mas a forma como o teste de alto-falante mede o tempo é um pouco contra-intuitivo. O valor precisa estar em microssegundos e você pode usar -P com um caractere maiúsculo para definir o número de períodos em uso. Depois de ter certeza de que pode ouvir os sons que este programa faz, geralmente você pode confiar que agora configurou sua placa de som externa corretamente.