Como configurar uma VPN facilmente em seu dispositivo Android

Uma VPN é parte de uma arquitetura de rede na qual os dispositivos redirecionam seu tráfego de Internet por meio de um computador ou servidor. Isso dá a ilusão de que o tráfego está vindo do servidor / computador especificado, e não do seu próprio dispositivo.

Arquitetura VPN

VPNs são usados ​​por pessoas para ocultar sua localização em tempo real e acessar conteúdo geo-específico se eles não atenderem aos requisitos. Um exemplo é o Netflix; alguns programas que podem estar disponíveis nos EUA podem não estar disponíveis na Alemanha.

Existem duas maneiras pelas quais você pode configurar uma VPN em seu dispositivo Android. Você pode inserir as credenciais VPN fornecidas pela sua organização ou pode usar aplicativos de terceiros para fazer o trabalho. Se você estiver usando a VPN para uso pessoal, provavelmente usará aplicativos de terceiros.

Método 1: configurar VPN por meio das configurações do Android

Se você receber uma VPN de sua organização ou tiver credenciais de alguma outra assinatura, poderá usar facilmente esses detalhes para configurar a VPN em seu smartphone diretamente nas configurações do Android. No entanto, se estiver planejando usar algum aplicativo de terceiros para usar a VPN, você pode consultar a segunda solução.

1. Inicie o seu telefone Configurações e clique em Conexões . Algumas etapas ou nomes podem variar devido à sua versão do Android, mas o procedimento e a ordem das etapas são os mesmos.
Conexões - Configurações do Android

1. Agora navegue até o final das configurações de conexão e clique em Mais configurações de conexão .
Mais configurações de conexão - Configurações do Android

1. Agora, em algum lugar próximo à parte inferior da tela, você verá a opção de VPN . Abra.
VPN - Configurações de conexão no Android

VPN - Configurações de conexão

1. Se você ainda não configurou uma VPN em seu dispositivo Android, verá uma tela em branco com a mensagem ‘Sem VPNs’. Clique em Adicionar VPN presente no lado superior direito da tela.
Adicionando nova VPN - Configurações de conexão no Android

Adicionando nova VPN - Configurações de conexão

1. Agora você encontrará uma nova tela que consiste em vários campos. Preencha-os de acordo com as informações fornecidas por sua organização ou empresa. Salve as alterações após terminar.
Adicionando informações de VPN

1. Agora tente se conectar à VPN. Se você for bem-sucedido, será exibido um ícone na barra de notificação, informando-o sempre que a VPN está funcionando e conectada.

Método 2: usando aplicativos de terceiros (CyberGhost VPN)

Se você deseja usar uma VPN para seu uso pessoal, você pode usar vários aplicativos de terceiros disponíveis na Play Store do Android. Encontramos uma VPN que superou outras em usabilidade e confiabilidade. CyberGhost VPN é uma das principais VPNs no mercado Android, com suporte para Windows, MAC, iDevices e Android. Listamos as etapas sobre como usar a VPN e como verificar se sua VPN está conectada corretamente ou não.

1. Clique ( aqui ) para obter o Cyberghost VPN e instalá-lo no seu dispositivo.
Instalando CyberGhost VPN - Play Store

1. Ao iniciar a VPN pela primeira vez, você será solicitado a permitir o acesso VPN ao aplicativo. Basta clicar Permitir acesso VPN e Está bem quando uma caixa de diálogo de permissões é exibida.
Habilitando o acesso VPN para CyberGhost

1. Por padrão, o localização da VPN é definido como o ponto mais próximo perto de sua localização real. Você pode alterá-lo e selecionar qualquer país. Este país irá encaminhar o seu tráfego de Internet e, por isso, pareceria que o tráfego está realmente sendo gerado a partir do local de destino (em vez de seu local real).
Alterando local - VPN CyberGhost

1. Depois de selecionar o local, a VPN se conectará automaticamente e mostrará uma conexão bem-sucedida na tela.
VPN conectada - CyberGhost

Como posso confirmar se a VPN está conectada?

Existem duas maneiras pelas quais você pode realmente confirmar que está conectado a uma VPN. Em primeiro lugar, você deve sempre procurar um ícone de chave na sua barra de notificação. Isso vale para a Solução 1 e 2. Sempre que você estiver conectado a uma VPN, o Android exibirá um ícone na barra de notificação para informá-lo.

Verificando se VPN está conectada - Android

Verificando se VPN está conectada

Para confirmar se a VPN está funcionando corretamente e se sua localização está realmente mascarada, você pode acessar facilmente sites de verificadores de IP da Internet que fornecerão detalhes sobre seu endereço IP e a localização atual de onde os dados estão sendo transmitidos. Um desses sites é Whatismyipaddress . Como você pode ver, o local que selecionamos no CyberGhost foi os EUA e nosso local foi mascarado com sucesso.

Localizador de endereço IP