Como reduzir a contagem de blocos reservados em unidades formatadas ext4

Poucos sistemas de arquivos são tão robustos quanto a série ext. Parte dessa robustez vem do fato de que as versões mais recentes usam diários, que também podem ser desabilitados para uso em unidades NAND USB. Algum suporte também vem do fato de que esses sistemas reservam uma parte do espaço livre para que os serviços do sistema possam sempre ser executados. Isso permite que o fsck seja executado em qualquer circunstância e fornece espaço vazio para o diretório lost + found que cada um desses discos deve ter.

Se você estiver usando um volume de armazenamento externo, no entanto, pode não ser necessário reservar muito espaço. A maioria das distribuições Linux modernas tem os comandos de criação do sistema de arquivos configurados para reservar 5% em todas as novas partições, o que provavelmente é necessário em sua unidade de inicialização, mas não é necessário em nenhuma outra partição. As unidades externas raramente precisam reservar tanto espaço. Você pode recuperar parte desse espaço com o comando tune2fs. Ele deve funcionar para partições ext4 mais novas também, apesar do nome do comando.

Método 1: alterando a quantidade de espaço reservado

Certifique-se de que a partição em questão esteja desmontada antes de continuar. No prompt da CLI do Linux, digite o seguinte comando:

tune2fs -m 0.2 / dev / sdd1

Se você não tiver acesso root, precisará colocar o sudo na frente dele. Altere o valor após -m para qualquer porcentagem que você deseja definir para o espaço reservado. Embora algumas pessoas recomendem 0, isso é desaconselhável, pois fornece pouco espaço para o fsck ser executado em caso de erro. Você também poderia, teoricamente, aumentar a quantidade de espaço se estivesse trabalhando com unidades de servidor. Altere o identificador da partição para qualquer arquivo de dispositivo que o represente.

Método 2: Contando Blocos Reservados

Se você quiser ter certeza de que o número de blocos reservados mudou, basta emitir o seguinte no prompt da CLI do Linux enquanto altera o arquivo do dispositivo para qualquer ponto da partição em questão:

tune2fs -l / dev / sdd1

2016-11-30_014542

Procure um campo chamado “ Contagem de blocos reservados , ”Que relatará o número apenas para aquela partição.

1 minuto lido