Como monitorar e gerenciar servidores DNS no gerenciador de endereços IP



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os servidores DNS estão presentes em todas as grandes redes existentes. É onde os endereços IP que devem ser atribuídos aos dispositivos conectados são armazenados. O Dynamic Host Configuration Protocol é responsável pela alocação dos endereços disponíveis, também conhecido como servidor DHCP. As redes estão cada vez maiores e todos sabemos da importância da velocidade. A velocidade de conectividade de rede está agora em maior demanda do que nunca. No mundo da rede, um tempo de inatividade ou interrupção da rede para os usuários finais já o coloca em desvantagem em comparação com seus concorrentes. Portanto, o monitoramento de sua infraestrutura de endereço IP é de uma importância colossal e deve continuar a ser. Para ajudar a tornar isso mais fácil para os administradores de rede, existem toneladas de ferramentas automatizadas que tornam o seu trabalho muito mais fácil do que teria sido feito manualmente.



Gerenciador de endereço IP



Os servidores DNS e DHCP podem, às vezes, entrar em conflito, pois ambos desconhecem as ações do outro. Isso significa que um servidor DNS não sabe qual endereço IP foi atribuído a qual dispositivo em toda a rede, bem como quais são os endereços IP disponíveis. Da mesma forma, o DHCP não reconhece quando o DNS (Sistema de Nome de Domínio) está ficando sem endereços IP. Dessa forma, conflitos de endereço IP devido a endereços IP duplicados tendem a surgir na maioria das vezes. Portanto, é aqui que um Software de gerenciamento de endereço IP ou ferramentas IPAM entram em ação. Ajuda a rastrear os endereços IP que foram atribuídos aos vários dispositivos conectados, bem como a identificar nós não autorizados que podem ter entrado. Também ajuda os engenheiros de rede a garantir que o procedimento de atribuição de endereços IP ocorra sem problemas. O Solarwinds IP Address Manager oferece isso junto com muito mais funcionalidades que você pode aproveitar. Além de rastrear os endereços IP em sua rede, também permite que você monitorar e gerenciar um servidor DHCP bem como um servidor DNS separadamente. Um sistema de gerenciamento de endereço IP também alerta sobre qualquer problema que apareça junto com um conjunto de ferramentas integradas. Esta é uma das vantagens de usar uma solução de gerenciamento de endereço IP.



O que você precisa?

Para poder seguir este guia, você terá que implantar a ferramenta Solarwinds IPAM ( baixe aqui ) em sua rede. O IP Address Manager integra-se ao Network Performance Monitor para oferecer uma visão aprimorada da sua rede. Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe, temos um artigo já publicado em nosso site que o guiará em cada etapa. Segue o ' Rastreie e gerencie endereços IP usando o gerenciador de endereços IP ”Artigo em nosso site para começar.

Outra coisa a observar aqui é que você deve garantir que o servidor DNS que deseja monitorar separadamente seja adicionado ao Solarwinds IPAM como um nó. Isso significa que você terá que adicioná-lo ao IPAM como um endereço IP separado, conforme mostrado no artigo acima, após o qual poderá monitorar o nó ou o servidor DNS individualmente. Os servidores DNS que são compatíveis com o IP Address Manager são servidores DNS do Windows 2008, 2003, 2012, 2012R2 e 2016. Além disso, Bind DNS 9.1 até 9.11n também são compatíveis.

Adicionar um servidor DNS

Agora que implantou a ferramenta de gerenciamento de endereço IP em sua rede e adicionou o servidor DNS como um nó no IPAM, você pode começar a adicionar o nó como um servidor DNS. Isso é bastante fácil de fazer por meio da interface amigável que o Solarwinds oferece por meio de sua plataforma Orion. Depois de adicionar os servidores DNS, as entradas DNS no Solarwinds IPAM serão atualizadas automaticamente. Veja como fazer:



  1. Faça login no Console da web Orion como administrador.
  2. Depois de fazer o login, vá para Meu painel> Gerenciamento de DHCP e DNS .
  3. Alterne para a guia Servidores DNS, que mostrará a lista dos servidores DNS atuais adicionados. Ele ficará vazio porque você ainda não adicionou nenhum servidor DNS.
  4. Para adicionar um servidor DNS, clique no Adicionar novo opção e, em seguida, clique no Servidor dns opção da lista suspensa.

    Adicionando Servidor DNS

  5. Selecione o nó que deseja adicionar como um servidor DNS sob o Escolha o servidor DNS seção.
  6. Depois disso, selecione o método de credenciais do servidor que será utilizado para acessá-lo. Certifique-se de clicar no Teste para confirmar que as credenciais fornecidas estão corretas.

    Adicionando Servidor DNS

  7. Marque a Habilitar digitalização opção para habilitar transferências de zona DNS. O Gerenciamento de endereço IP verificará o servidor DNS em busca de novas zonas e outras configurações com base no intervalo fornecido.
  8. Finalmente, clique no Adicionar servidor botão para adicionar o nó como um servidor DNS.

Adicionando uma zona DNS

Se você tiver um servidor DNS com uma zona DNS e o servidor tiver autoridade sobre a zona, você também poderá adicionar a zona DNS ao IPAM. Um único servidor DNS pode ter autoridade sobre várias zonas DNS. Três tipos de zonas DNS são compatíveis com o IPAM, ou seja, zona primária, zona secundária e zona de stub.

Siga as instruções abaixo para adicionar uma zona:

  1. No console da web Orion, navegue até Meus painéis> Endereços IP> Gerenciamento de DHCP e DNS .
  2. Alterne para a guia Zonas DNS. Agora clique no Adicionar novo botão e selecione Zona DNS na lista suspensa.

    Adicionando Zona DNS

  3. No Escolha o servidor DNS página, escolha o servidor DNS ao qual a zona será aplicada na lista suspensa e clique em Próximo .

    Escolhendo o servidor DNS

  4. Depois disso, escolha o tipo de zona. Se você selecionar Primário Zona , você pode armazenar a zona no Active Directory se o servidor DNS for um controlador de domínio, se desejar. Para Secundário e toco zonas , você terá que especificar um servidor DNS mestre.

    Adicionando Zona DNS

  5. Uma vez feito isso, escolha o Tipo de pesquisa DNS . Se você escolher frente olho para cima , você terá que fornecer um nome DNS para a zona. Para Reverter olho para cima , você terá que fornecer o IP da rede ou o nome da zona de pesquisa inversa. Então clique Próximo .
  6. Forneça um nome para o arquivo de zona ou você pode apenas usar o nome padrão. É aqui que os dados da zona DNS serão armazenados no computador servidor DNS.
  7. Você pode escolher habilitar Transferências de zona bem como fornecer um intervalo para a transferência. As transferências de zona são usadas basicamente para sincronizar zonas secundárias e de stub com o servidor DNS mestre.
  8. Você também pode escolher habilitar transferências de zona incrementais que só puxará as alterações necessárias para sincronizá-lo com a fonte.
  9. Depois disso, clique no Próximo botão.
  10. Por fim, analise as informações que você forneceu e certifique-se de que tudo está correto. Em seguida, clique no Criar Zona botão. Clique Está bem assim que a caixa de diálogo de confirmação for exibida.

Editando e removendo servidores DNS ou zonas

Depois de adicionar os servidores DNS e as zonas que deseja, você pode alterar os detalhes a qualquer momento acessando o Gerenciamento de DNS e DHCP página. A partir daí, você também pode optar por remover uma zona DNS ou servidor, caso queira mais tarde.

Zona de Edição

Tag Gerenciador de endereço IP 5 minutos lidos