Como instalar o Nokia PC Suite no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os celulares Nokia geralmente precisam de um software especial para sincronizar arquivos e transferir imagens via Bluetooth ou mesmo USB. Eles podem até precisar de drivers especiais para aparecer como dispositivos de armazenamento em massa para esse assunto. Devido às complexidades do software de sistema personalizado da Nokia, várias etapas podem ser necessárias para fazer a interface do seu telefone com sua distribuição preferida de Linux.



Isso não deve ser considerado uma deficiência do Linux, uma vez que essas mesmas etapas são necessárias para funcionar com telefones Nokia conectados a PCs com Windows e Apple Macintosh. Dito isso, você pode tentar usar o Nokia PC suite normal com o Wine, se for adequado às suas necessidades. Exceto isso, você pode achar alguns dos softwares Linux nativos bastante úteis, mas grande parte da conectividade Bluetooth do passado foi descontinuada com o tempo devido às mudanças nos padrões de software.



Método 1: usando o software obexftp

Como os telefones Nokia usam o protocolo de hipertexto binário Object Exchange (OBEX), você pode comunicá-los instalando o pacote obexftp. Se você estiver em uma distribuição gerenciada apt-get do Linux, poderá digitar sudo apt-get obexftp e aprovar a instalação com sua senha de administrador. Visto que o Debian mantém a hospedagem para este pacote, ele deve estar prontamente dentro de seus repositórios.



Depois de instalado, é mais do que provável que você deseje instalar um front-end emitindo wget https://sourceforge.net/projects/obexftpfrontend/files/OBEXFTP%20Front-End/v0.6.6/obexftp-frontend-0.6.6.deb/download?use_mirror=master&modtime=1216323028&big_mirror=0 seguido por sudo dpkg -i obexftp -frontend-0.6.6.deb para instalá-lo. Lembre-se de que, embora não esteja mais desenvolvido, pode haver uma versão mais recente no futuro, se alguém a bifurcar.

Digite lsusb depois de conectar seu telefone Nokia ao PC usando o cabo USB e você encontrará algo que apresenta Nokia Mobile Phones N ## USB Phone Parent em uma linha. Os dois símbolos de octotorpe serão substituídos pelo número do modelo Nokia. Os outros dois números na linha apresentados como ####: ####, que podem ser uma combinação de números ou dígitos, representam o fornecedor e a ID do produto. Emita o comando sudo nano e um dd BUS == ”usb”, SYSFS {idVendor} == ”####”, SYSFS {idProduct} == ”####”, GROUP = ”plugdev”, USER = ”theUserName” com a substituição dos primeiros quatro octotorpes pelos primeiros quatro dígitos antes dos dois pontos na linha lsusb, o segundo pelos quatro segundos e, em seguida, theUserName pelo seu nome de usuário não raiz real.

Agora execute obex_test -u no terminal, que deve fornecer um par de linhas discutindo seu modelo específico de telefone Nokia. Se funcionou bem, você pode sincronizar seu telefone corretamente. Emita o comando obexftp-frontend & e pressione Enter. Se não abrir uma caixa de configuração por padrão, selecione Opções e vá para Configuração.



Especifique o caminho ObexFTP, que deve ser / usr / bin / obexftp na maioria das instalações do Linux. Você pode digitar qual obexftp encontrar o diretório se isso não funcionar direito.

Vá para Opções avançadas e selecione Busca de informações do dispositivo. Encontre a caixa suspensa Tipo de conexão no campo Informações do dispositivo e selecione USB. Insira 1 na caixa Linha de conexão e clique no botão Teste. Ele agora deve ser Conexão estabelecida, o que significa que você pode clicar no menu Dispositivo e selecionar Consultar arquivos raiz para fazer o trabalho.

O suporte para sincronização do Evolution Bluetooth para a maioria dos dispositivos Symbian foi descontinuado e muitos dos repositórios não estão mais ativos. Você pode tentar Wammu, que tenta fornecer suporte gráfico para o programa Gammu CLI, embora não ofereça suporte a telefones Symbian mais recentes. Isso por si só é um nome impróprio, já que a plataforma Symbian em si está obsoleta. Embora as ferramentas do KMobile no ambiente de desktop KDE Plasma e gnokii, bem como o Phone Manager possam detectar esses telefones, eles podem não ser capazes de funcionar com eles. O único ponto positivo em tudo isso é que a Nokia tem fornecido hardware para a plataforma Android desde que sugeriu sua série de telefones C1, que fornece conectividade de armazenamento em massa USB para dispositivos conectados. Lembre-se de que o Nokia PC suite para Windows não funciona corretamente no Wine, e é melhor não mexer com ele.

Método 2: abrindo seu telefone Nokia como um dispositivo de armazenamento em massa

Quando você conecta seu telefone ao PC Linux por meio de um cabo USB, pode ouvir um tom ou ver uma janela que informa que o sistema operacional montou automaticamente um novo volume. Esta é a mesma caixa de diálogo que aparece se você inserir um cartão de memória USB ou algo semelhante. Nesse caso, você pode estar executando um sistema operacional baseado em Android e pode acessar seus arquivos diretamente, especialmente se eles estiverem armazenados em um cartão de memória microSDHC ou microSDXC conectado ao telefone.

Em um gerenciador de arquivos gráfico, procure um novo volume montado diferente daquele que você usou para inicializar o sistema operacional. Você pode ver várias partições diferentes, que você pode simplesmente ignorar. Se você tiver um novo volume e no diretório raiz desse volume tiver um subdiretório chamado LOST.DIR, então você está realmente trabalhando com um dispositivo Android, e não um Symbian. Você está com sorte, pois agora ele está conectado como um dispositivo de armazenamento em massa e você deve ser capaz de transferir arquivos livremente neste momento.

Você pode querer explorar LOST.DIR, porque é aqui que o Android coloca os arquivos depois de recuperá-los de um sistema de arquivos danificado em seu telefone, da mesma forma que o GNU / Linux faz com o diretório / lost + found. Ter .docThumbs ou qualquer outra coisa do tipo também é uma indicação de que você está trabalhando com um dispositivo Android, uma vez que isso segue a convenção do Unix de ocultar diretórios colocando um ponto inicial neles.

Fotos, bem como livros e revistas que você possa ter baixado, acabarão no diretório Meus arquivos. Este é um excelente local para você também transferir arquivos para o seu telefone. Se você tiver um diretório DCIM, também poderá procurar aqui as imagens. Isso significa que seu telefone Nokia parece com o Linux como uma câmera digital.

4 minutos lidos