Como corrigir o erro 'Ocorreu um erro relacionado à rede ou específico da instância ao estabelecer uma conexão com o SQL Server'?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

“Ocorreu um erro relacionado à rede ou específico da instância ao estabelecer uma conexão com o SQL Server. O servidor não foi encontrado ou não estava acessível. Verifique se o nome da instância está correto e se o SQL Server está configurado para permitir conexões remotas. (Provedor: Provedor de Pipes Nomeados, erro: 40 - Não foi possível abrir uma conexão com o SQL Server) (Microsoft SQL Server, Erro: 53) ”.



Ocorreu um erro relacionado à rede ou específico da instância ao estabelecer uma conexão com o SQL Server.



O artigo descreve uma lista completa de métodos de solução de problemas que podem ser usados ​​para se conectar ao servidor SQL. Em primeiro lugar, discutiremos os problemas que surgem quando você precisa conectar ao servidor remoto usando o endereço IP pois esta é a causa mais comum. Essas etapas estão escritas em “ SQL Server 2008 R2 ″ em ' Windows 10 ″ , mas também podem ser usados ​​em outras versões com pequenas alterações.



O erro geralmente significa que o “ Servidor SQL não encontrado ” ou “ A porta TCP é desconhecida ou errada ” , ou pode ser bloqueado pelo “firewall”.

Método 1: Reúna informações sobre a instância do SQL Server.

Nesta seção, discutiremos maneiras de verificar a instância do servidor SQL está funcionando ou não, junto com métodos para consertá-lo se não estiver funcionando.

Etapa 1. Verifique se uma instância do SQL Server está instalada e funcionando ou não

Em primeiro lugar, faça login no computador que hospeda a instância do servidor SQL. Agora, siga estas etapas para abrir os Serviços do Windows.



  1. Clique no 'Menu Iniciar' e então aponte para 'Todos os programas' .
  2. Agora aponte para o SQL Server e, em seguida, aponte para “Ferramentas de configuração”
  3. Clique “SQL Server Configuration Manager” .
  4. Agora selecione “Serviços do SQL Server” e verifique no painel direito se a instância de um mecanismo de banco de dados está em execução ou não.
  5. Além disso, isso pode ser aberto diretamente digitando “Services.msc” no CORRE e clique Está bem . A tela a seguir é exibida.

Abrindo serviços digitando “services.msc” na caixa RUN.

Agora, verifique se o mecanismo de banco de dados foi configurado para aceitar conexões remotas. Para verificar isso, siga as etapas a seguir.

  1. Depois que os serviços foram abertos, você pode ver o mecanismo de banco de dados no painel direito. o “MSSQLSERVER” é uma instância padrão sem nome. Uma instância padrão pode ser apenas uma.
  2. No caso do “SQL Express”, instância padrão será “SQLEXPRESS” a menos que seja renomeado por alguém durante a instalação.
  3. Verifique se a instância que você está tentando conectar tem o mesmo nome fornecido nos serviços.
  4. Além disso, confirme se o status da instância é 'CORRIDA' .
  5. Além disso, se você está tentando se conectar a um instantâneo nomeado, verifique novamente se “Serviço de navegador do SQL Server” já está a correr. Portanto, você precisa verificar se o “Serviço de navegador do SQL Server” é iniciado no servidor em que o SQL Server está instalado.
  6. Caso o mecanismo de banco de dados não esteja funcionando, é necessário reiniciá-lo. Então, para começar o “Mecanismo de Banco de Dados” , no painel direito, clique com o botão direito no “Mecanismo de Banco de Dados” (padrão “MSSQLSERVER”) e clique em 'Começar' .

Verifique se o “serviço SQL Server Browser” já está em execução.

Etapa 2. Obtenha o endereço IP do computador.

Para fazer isso, siga estas etapas.

  1. Em primeiro lugar, no menu iniciar, clique em 'CORRE' e digite “Cmd” e pressione Está bem .
  2. Dentro prompt de comando tipo de janela “Ipconfig” e anote IPV4 e Endereços IPV6 . As pessoas usam principalmente Endereço IPV4.

Obter endereço IPv4

Etapa 3. Obtenha o número da porta TCP usada pelo servidor SQL

Siga as etapas a seguir para obter o número da porta TCP usado pelo servidor SQL

  1. Usando “SQL Server Management Studio” ( SSMS) conectar-se à instância do servidor SQL
  2. De “Explorador de objetos” expandir 'Gestão' , expandir “Log do servidor SQL” e clique no registro atual no qual você deve aplicar o filtro.
  3. Para aplicar o filtro, clique em aplicar filtro e digite ”O servidor está escutando” em Mensagem contém caixa de texto. Clique em aplicar filtro e pressione ok.

    Aplicando filtro ”o servidor está escutando”

  4. Uma mensagem como “O servidor está escutando em [‘ qualquer ’1433]” deve ser mostrado. A mensagem mostra que a instância do SQL Server está escutando em todos os computadores com Endereço IP IPv4 e Porta TCP é 1433 (padrão) .
  5. Para mais de uma instância, a porta TCP será diferente para cada instância.

    Mensagem mostrando que o servidor está escutando no IPv4 e na porta 1433

  6. Se não for um caso, clique em 'Todos os programas' , aponte para ferramentas de configuração do servidor MS SQL, “Gerenciamento de configuração do servidor SQL” e clique com o botão direito “TCP IP” e clique em ativar e reiniciar o servidor SQL para permitir que as alterações tenham impacto.

Método 2: Ativando protocolos para a porta 1433

Conectando-se ao “Mecanismo de Banco de Dados” de outro computador não é permitido em muitos 'Servidor SQL' implementações, a menos que um administrador utilize 'Gerenciador de configuração' para permitir isso. As etapas a seguir devem ser seguidas para fazer isso.

  1. Clique em 'Menu Iniciar' e então aponte para 'Todos os programas'
  2. Aponte para o “SQL Server 2008 R2”
  3. Aponte em direção “Ferramentas de configuração” , e depois deste clique “SQL Server Configuration Manager” .
  4. Expandir ' Configuração de rede do SQL Server ”.
  5. Selecione “ protocolos para servidor MSSQL ” . Clique em “TCP IP” no painel direito.

    Abrindo a “Aba Protocolo”

  6. Na aba 'protocolo' definir habilitar como 'sim' .
  7. Escolha o “Guia Endereço IP” da janela e definir “ Porta TCP ” igual a ' 1433 ″ no “IP All” entrada.

    Defina o número da porta na 'guia Endereço IP'

  8. Agora reinicie o mecanismo de banco de dados para que as alterações deixem seu impacto. Para fazer isso no painel esquerdo, selecione os serviços do servidor SQL e, em seguida, no painel direito, clique com o botão direito na instância do mecanismo de banco de dados e pressione 'reiniciar' .

Método 3: Crie uma exceção de firewall

Às vezes, o firewall do Windows é ativado e bloqueia links de outro computador. Para consertar, siga estas etapas.

  1. Clique em “Iniciar” e comece a digitar “Firewall.cpl” na caixa de corrida.

    Abrindo “Firewall.cpl”

  2. Você obtém o 'quadro de configuração' para o Firewall do Windows executando o “Firewall.cpl” comando. Você pode ativar o firewall 'Ligado desligado' com exceções e outras configurações aplicadas aqui. Verifique o status do firewall e ative-o para ativá-lo se o firewall estiver desligado. Se você acabou de ativar isso, seu firewall bloqueará qualquer solicitação de conexão do “SQL Server” ao seu computador neste ponto. Ao fazer certas exceções, você precisa configurar o firewall para permitir o acesso a um mecanismo de banco de dados do SQL Server.
  3. Clique em “Configurações avançadas”

    Clique na opção de configurações avançadas para abrir as regras de firewall

  4. Precisamos aprender sobre as portas usadas para “ servidor SQL ' e a ' SQL Server Browser ”Ao lidar com configurações de firewall“ SQL Server ”. Ambos estão envolvidos na criação de um “ firewall ' para o 'Servidor SQL' . Seria, portanto, necessário passar separadamente pelos dois conceitos.
  5. VocêsmaiopermitirouquadratráfegotentativasesteConheçerarequisitosdentroaregraparaAcessoacomputador.Depadrão “Inbound tráfego' ébloqueado,vocêsnecessidadeparaestabelecer “Inbound regra' parapermitirtráfegoparaalcance ocomputador.ToqueaDe entradaRegrasdeaesquerdapãodoa 'JanelasFirewallcomAvançado Segurança ”E cliqueaNovoRegradea 'Ações' janela.

    Selecionando Nova Regra na janela “Ações”.

  6. Selecione “ Porta 'debaixo ' Regra Tipo 'epressione ' Próximo' botão

    Selecionando a opção “porta”

  7. Agora selecione “Portos locais específicos” e configurá-lo para 1433

    definir “porta local específica” para 1433

  8. Agora selecione 'Permitira conexão' dentroa 'Açao' diálogoepressioneaPróximobotão

    selecionando “Permitir a conexão”

  9. Dararegrapara ' título' emestapalcoepressionea ' Terminar' botão.

    Dê um título à regra

  10. Selecione “ Regra personalizada ” de 'Nova regra' aba

    Selecione “Regra personalizada” na guia “Nova regra”

  11. Clique 'customizar'

    Clique em “personalizar”

  12. Selecione “ Base de dadosMotorInstância Serviço' dea 'CustomizarServiço Configurações' debaixo 'Apliqueparaesta serviço' ecliquea 'ESTÁ BEM' botão

    Selecione “Database Engine Instance Service” em “Customize Service Settings” em “Apply to this service” e clique no botão “OK”

  13. Dê um nome à regra e clique em Concluir

    Dê um título à nova regra

  14. Adicione também “Sqlservr.exe” tipicamente localizado em “C: Arquivos de programas (x86) Microsoft SQL Server MSSQL.x MSSQL Bin” (ou verifique o caminho da pasta real) para o caminho, verifique suas instalações para o caminho da pasta real) e porta cujo valor padrão é '1433' . Além disso, verifique sua string de conexão.

Método 4: verifique a conexão local

Um dos motivos para esse erro é se fornecermos o nome de servidor incorreto, isso resultará em um erro. Como pode ser visto na figura abaixo, o nome do servidor fornecido é “DESKTOP-UD88TLT1” enquanto o nome do servidor preciso é “DESKTOP-UD88TLT” . Portanto, não será possível conectar ao servidor, o que resultará em um erro 'não é possível se conectar ao servidor' . Esse é o motivo mais básico para o erro, portanto, devemos verificá-lo primeiro se estiver trabalhando localmente.

O erro surge durante a conexão local ao servidor SQL com o nome de servidor errado. No caso de você usar a edição expressa após o nome do servidor, adicione “ SQLEXPRESS” como pode ser visto na figura abaixo.

Conectando-se localmente ao servidor SQL ao usar a edição expressa

5 minutos lidos