Tecnologia / GIMP 2.10.6 apresenta texto vertical, novos filtros e repositório público de extensão GIMP 2 minutos lidos

GIMP 2.10.6 lançado hoje.

Um lançamento pontual totalmente novo para o popular software de edição de fotos GIMP foi lançado hoje, trazendo o GIMP para a versão 2.10.6 - esta atualização não traz uma carga completa de recursos significativos, mas há algumas grandes melhorias e novas funcionalidades.

Para começar, o GIMP 2.10.6 finalmente introduz o suporte para texto vertical (de cima para baixo), que tem sido um recurso altamente solicitado, especialmente para sistemas de escrita do Leste Asiático. Assim, os usuários agora podem definir o texto em orientação mista (como é típico na escrita vertical do Leste Asiático) ou na vertical (mais comum na escrita vertical ocidental), com colunas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

Dois novos filtros também são introduzidos, que incluem “Little Planet” e “Long Shadow”. Little Planet pega imagens panorâmicas equirretangulares de 360 ​​× 180 e as envolve em uma esfera, daí o nome 'Little Planet', enquanto Long Shadow é um novo filtro baseado em GEGL que simplifica a criação de longas sombras em alguns estilos visuais diferentes.

O recurso de endireitamento na ferramenta de medida foi aprimorado e aprimorado devido ao feedback popular, pois agora inclui uma ferramenta de endireitamento vertical junto com o endireitamento horizontal que foi introduzido no GIMP 2.10.4.

Quanto aos usuários que criam projetos complexos com muitas camadas, o GIMP 2.10.6 melhorou a renderização de visualização de desenho otimizada. A maioria dos criadores que trabalham em projetos complexos no GIMP teve dias ruins quando havia muitas camadas em uma imagem grande, e o GIMP não consegue acompanhar a rolagem da lista de camadas ou mostrar / ocultar camadas. A equipe do GIMP ajudou um pouco com a renderização da maioria das visualizações de drawable de forma assíncrona.

A única exceção são os grupos de camadas. Renderizá-los de forma assíncrona ainda não é possível, portanto, até lidarmos com isso também, possibilitamos que você desabilite completamente as visualizações de grupo de camadas de renderização. Vá para Preferências> Interface e marque a respectiva caixa de seleção.

Os diálogos de arquivos também foram um pouco simplificados (abrir, salvar, exportar, etc) - uma dor de cabeça comum para os usuários era a presença de duas listas de formatos de arquivo, uma para exibir arquivos com uma extensão específica, a outra para a escolha do formato de arquivo real. Há apenas uma lista disponível agora, e ela funciona como filtro para as imagens exibidas e como seletor de formato de arquivo para a imagem que você está prestes a salvar ou exportar.

Além disso, uma nova caixa de seleção permite exibir a lista completa de arquivos, independentemente do formato de arquivo escolhido no momento. Isso pode ser útil quando você deseja impor uma extensão de arquivo incomum ou reutilizar o nome de um arquivo existente, escolhendo-o na lista e anexando sua extensão.

O problema do “inferno DLL” foi resolvido, o que é causado principalmente por software de terceiros instalando bibliotecas em pastas do sistema ou por plug-ins de terceiros que se instalam com bibliotecas compartilhadas interferindo em outros plug-ins. O GIMP 2.10.6 aborda isso com uma correção adicional, levando em consideração plug-ins de 32 bits em execução em sistemas Windows de 64 bits.

Há um pouco de trabalho sendo feito na babl, a biblioteca usada pelo GIMP e GEGL para realizar conversões de cores. As versões principais do GIMP e GEGL podem usar babl para realizar conversões entre certas classes de perfis de cores, em vez de depender exclusivamente da biblioteca LCMS, melhorando muito o desempenho.

O processo fará com que todos os dados da imagem contenham a informação relativa ao seu perfil de cores internamente. Quando gerenciado adequadamente pelo GEGL e GIMP, isso permite que o babl execute as conversões certas no momento certo, permitindo que todas as operações de processamento de imagem sejam aplicadas no espaço de cor correto.

Finalmente, um repositório público chamado GIMP Extensions tem recebido alguma atenção, que é um repositório público para extensões criadas pelo usuário e pode incluir coisas como imagens splash, padrões, gradientes, temas, etc. Isso trará uma espécie de “pesquisa e clique para instalar ”sistema de gerenciamento de extensão para GIMP.