Teste do Cooler Celsius + S24 Prisma do Fractal Design

Avaliações de hardware / Teste do Cooler Celsius + S24 Prisma do Fractal Design 10 minutos lidos

Muitos jogadores de PC e entusiastas de hardware estão provavelmente familiarizados com refrigeradores líquidos all-in-one neste momento. Em 2020, eles se tornaram um pouco mais acessíveis e baixaram de preço. No entanto, muitos deles podem acabar sendo exatamente os mesmos, com pequenas diferenças estéticas e ainda menores de desempenho.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
Celsius + S24 Prisma
FabricarDesenho Fractal
Disponível em Veja na Amazon

É aqui que os AIOs da Fractal Design se destacam. A empresa já é conhecida por suas peças de PC com excelente desempenho para entusiastas e, claro, a linguagem de design minimalista e elegante. Fractal Design é mais reconhecível e aplaudido por sua linha de casos Define. Seus produtos são sempre refrescantes em um mundo de produtos chamativos e repletos de truques.



A série Celsius de coolers para processadores não é diferente. Esta empresa sueca conseguiu, mais uma vez, conquistar os corações dos entusiastas. Hoje, estamos dando uma olhada no Celsius + S24 Prisma AIO. Além disso, ele tem alguns truques na manga. Continue lendo para descobrir por que amamos esse cooler quase perfeito da Fractal Design.



Conteúdo da caixa



A experiência de unboxing é bastante simples e direta. É sempre bom ver quanta atenção aos detalhes o Fractal Design dá aos seus produtos. A caixa de papelão chega com acabamento em dois tons preto / branco, com alguns detalhes aqui e ali. Ele se encaixa perfeitamente com a identidade da marca da empresa.

Na frente da embalagem, uma foto orgulhosa do cooler é visível junto com as ventoinhas. Ambos os componentes mostram a excelente iluminação Prisma. O nome do produto e o logotipo do Fractal Design podem ser vistos no canto superior esquerdo.



As laterais da caixa mostram as especificações usuais do cooler, junto com as dimensões do radiador. Na parte inferior, podemos ler uma breve descrição do cooler em vários idiomas. A parte traseira apresenta uma figura monocromática do cooler, junto com um breve resumo de todas as principais características.

Depois de abrir a caixa, você é recebido por uma bandeja de papelão macio. Sacos plásticos protegem o cooler e todos os acessórios internos. Os fãs do Prisma estão bem guardados em mangas de papelão branco.

Além disso, a embalagem contém os seguintes acessórios:

  • Manual do usuário
  • Bomba e radiador
  • Impasses de montagem da Intel
  • Placa traseira da Intel
  • Dificuldades de montagem da AMD
  • Suporte AMD
  • Cabo 5V ARGB
  • Parafusos e arruelas do radiador
  • Parafusos de ventilador
  • Parafusos de dedo

Um olhar mais atento

Os resfriadores líquidos all-in-one se tornaram um pouco redundantes no que diz respeito ao design. Muitos deles têm a mesma aparência e layout geral para eles. É um pouco difícil para muitas pessoas ficarem entusiasmadas com um novo AIO em 2020. No entanto, ficamos surpreendentemente impressionados com as opções de design inteligentes encontradas no Celsius + S24 Prisma.

Vamos dar uma olhada rápida no cooler antes de falarmos sobre tudo separadamente. O S24 Prisma usa uma bomba Asetek de seis gerações com um eixo de cerâmica e rolamento de cerâmica. No nome, o S24 significa que o tamanho do radiador é 240 mm. Este AIO também está disponível em variantes de 280 mm e 360 ​​mm. Se você não precisa de RGB, a programação Celsius + Dynamic é a mesma em termos de desempenho, por um preço menor.

Claro, estamos olhando para o S24 Prisma agora, que tem dois lindos ventiladores Prisma de 120 mm. Esses ventiladores usam mancais deslizantes de longa vida, têm um fluxo de ar nominal de 85,71CFM e uma velocidade de ventilação de 500-2000 RPM. As lâminas são brancas, o que por si só tem um aspecto esteticamente agradável. Essas lâminas e anéis externos fornecem um brilho RGB consistente e suave.

Independentemente de você escolher as séries Dynamic ou Prisma, a tampa da bomba é feita de vidro e possui RGB endereçável. A aparência desta bomba é impressionante e atraente. Ele tem uma caixa de toque macio fosco que é uma alegria de segurar. Felizmente, também parece bastante sólido na mão, então não estamos preocupados com a durabilidade. O gerenciamento de cabos também é bastante inteligente. A bomba possui acessórios de cotovelo articulados que vão ajudá-lo a montar o radiador da maneira que você quiser no seu caso, cada vez mais AIOs precisam ter esse recurso integrado, pois eu sinto que isso é uma coisa obrigatória para um cooler de CPU a água.

Seguindo em frente, o radiador de alumínio de 280 mm parece sólido e parece que pode lidar com muitos abusos com o tempo. Tanto o corpo quanto as aletas usam alumínio e as conexões usam material plástico. Nada fora do comum, mas bastante sólido no geral.

O hub do ventilador é montado em um local muito inteligente, bem entre os tubos do cooler. Possui quatro conectores de ventoinha e dois conectores A-RGB. O hub está bem na frente e permanece fora da vista e de nossa mente. Fale sobre design inteligente.

Fora isso, os tubos são bastante grossos e isso é sempre uma grande coisa. Não estamos preocupados com a taxa de falhas e durabilidade de longo prazo deste cooler. Somos fãs da aparência desse cooler, mas ainda não terminamos. Como dissemos na introdução, este cooler tem alguns truques na manga.

Escolhas inteligentes de design e RGB

Minimalismo e opções de design inteligentes são duas das muitas razões pelas quais este cooler é tão popular. Já falamos sobre a colocação inteligente do cubo da ventoinha no radiador. A propósito, este hub tem cabeçalhos para os fãs do Prisma. Isso é útil se você quiser ir com o Dynamic S24 e atualizar os ventiladores mais tarde. Com tudo isso dito, o recurso de destaque aqui é a fiação mínima. Você pode habilitar toda essa grandeza sem um conector USB interno, sem cabos de alimentação SATA e sem software.

Bem, você poderia fazer isso com alguns AIOs, mas perderia os efeitos de iluminação. No entanto, o S24 Prisma faz tudo com um único plugue PWM trançado que sai do topo da bomba. Isso é apenas para alimentar a bomba. Se você não quiser conectar um cabo ARGB, o logotipo acenderá em branco cercado por um anel branco.

Um cabo ARGB pode ser conectado na parte inferior da bomba que é compatível com todos os principais controles de iluminação da placa-mãe. Este cabo também permite controlar o anel, e o logotipo permanece branco. Gostamos muito desse estilo, para ser claro.

Este único cabo ARGB também fornece passagem de informações RGB para o próprio hub de ventilador. Parece complicado? Provavelmente. Mas, depois de colocá-lo em suas mãos, você perceberá o que estamos tentando dizer aqui. Todo o processo de instalação é muito limpo e simples. Isso também nos permite ter tubos mais grossos do que o normal.

No entanto, o que mais gostamos neste aparelho é a completa falta de software. Estamos cansados ​​de ver softwares com erros e inacabados que você deve usar para controlar efeitos de iluminação simples. Se você tiver vários periféricos, isso pode se tornar frustrante rapidamente. Com este cooler, você pode controlar tudo de sua placa.

Você pode pensar que isso não é um grande problema a longo prazo. No entanto, se você encontrou softwares com erros e frustrantes no passado, você apreciará este cooler ainda mais. É também um componente a menos em seu PC que entra em conflito com RGB ou outro software de controle periférico. O requisito zero de software também é uma vitória para os usuários do Linux.

Instalação

Instalar este refrigerador líquido é bastante fácil e é relativamente familiar para muitas pessoas por aí. Primeiro, você terá que colocar as ventoinhas no radiador, já que elas não vêm instaladas de fábrica. No entanto, é um processo bastante fácil. Basta aparafusar as ventoinhas com força e conectar os cabos no conveniente conector da ventoinha no radiador.

A partir daí, a instalação em AMD e Intel é simples. Remova o cooler anterior, limpe a pasta térmica, monte o novo suporte e instale o novo cooler. Depois disso, você só precisa conectar o cooler ao seu gabinete.

A configuração da AMD pode ser um pouco desafiadora, pois não é a configuração usual de quatro postes. Um incômodo que enfrentamos durante a instalação em nosso cenário foi o parafuso de suporte AMD, é preciso uma quantidade absurda de pressão e força para ser parafusado no hardware de montagem fornecido. Isso poderia ser melhor, mas não é o pior que já vimos.

Modo Auto vs PWM

Antes de prosseguirmos para nossos testes e resultados aprofundados, precisamos passar rapidamente pelos dois modos disponíveis com este cooler. Uma vez que não requer nenhum software, você pode alternar entre esses modos girando fisicamente um anel de controle no próprio topo da bomba. Como você provavelmente pode imaginar, o modo automático permite uma operação mais silenciosa com uma bomba e curva de ventilador designadas.

O modo PWM permite que você defina curvas separadas personalizadas para a bomba e os próprios ventiladores. Obviamente, se você está procurando o melhor desempenho possível, deve ficar com o modo PWM. No entanto, se você se preocupa com a acústica, o modo automático pode ser benéfico.

Por último, não testamos o Celsius + S24 no modo automático em nossos testes térmicos (abaixo), pois é um recurso adicional incorporado pela Fractal Design neste AIO. O modo automático também pode atrapalhar nossa metodologia de teste consistente, tornando os resultados inconsistentes. Nós nos limitamos estritamente à curva de ventoinha PWM padrão do B450 Aorus Pro WIFI, na qual todos os outros coolers foram testados para benchmarks consistentes.

Sistema de Teste

  • CPU : AMD Ryzen 5 3600
  • Placa-mãe : Gigabyte B450 AORUS PRO WIFI
  • Pasta térmica : Aplicado de fábrica
  • RAM : TEAMGROUP T-Force Delta RGB DDR4 16 GB (2x8 GB) 3200 MHz CL16
  • GPU : Gigabyte AMD RX 570 4 GB
  • Armazenamento : Kingston A2000 NVMe PCIe SSD 512 GB M.2
  • Fonte de energia : Corsair RM750x
  • Caso : NZXT H510i

Metodologia de Teste

Nossa metodologia de teste consiste em simular a forma como o Celsius + S24 Prisma (ou qualquer outro cooler de CPU) seria instalado no sistema de um usuário final. Testamos todos os nossos coolers para processadores dentro de um gabinete de PC com fluxo de ar positivo. Para nossos testes de carga, executamos o Cinebench R20 em um loop constante para colocar a CPU em estresse total, imitando assim as cargas de trabalho do mundo real de um usuário final. Também testamos a estabilidade de nossos overclocks por meio de testes estendidos do Prime95 com AVX habilitado para CPUs Ryzen por pelo menos 10 horas e mais. Os resultados dos testes de ociosidade são obtidos pelo menos 10 minutos após o sistema ter inicializado com um punhado de programas do dia-a-dia abertos em segundo plano, novamente simulando o estado ocioso do mundo real de um PC. Para testes de ruído, colocamos nosso Medidor de Decibel RISEPRO bem próximo ao gabinete do PC para obter resultados precisos de inatividade e carga. Em cada teste, as curvas do ventilador da CPU são definidas como padrão para medições precisas. O radiador foi montado na frente do case e a orientação dos ventiladores foi ajustada para entrada para um ambiente de fluxo de ar positivo no case. Por último, testamos todos os nossos coolers para processadores em uma temperatura ambiente controlada de 26 ° C.

Nota : Nossos níveis de ruído ambiente (52dBA) foram um pouco mais altos do que o normal devido ao nosso sistema de ventilação do ambiente de teste. Fazendo assim com que os testes de ruído do cooler pareçam mais altos do que o normal.

Desempenho térmico - Desempenho de estoque (PBO habilitado)

Olhando para o desempenho térmico do Celsius + S24 no modo PWM, fica claro que o AIO é capaz de fornecer um desempenho maluco absoluto. Nosso Ryzen 3600 consumiu em torno de uma média de 75-80W com tensão de núcleo de 1.347, que está definitivamente acima das especificações de fábrica do chip. Embora o Precision Boost Overdrive (PBO) da AMD ajude a aumentar os clocks da CPU, ele certamente não faz muito bem no controle da tensão do núcleo da CPU. Considerando que nosso Ryzen 3600 estava operando com uma tensão de núcleo detestável atingindo um TDP mais alto do que deveria, o S24 + Prisma ainda não teve problemas em resfriar o chip com excelente desempenho, mesmo batendo o R1 ultimate e o NHD15 por uma margem razoável. Os resultados podem ser vistos a seguir.

Desempenho OC manual (subtensão)

O desempenho normal do Ryzen 3600 nos mostrou claramente que o CPU estava atingindo uma quantidade absurda de TDP e Core volts por causa do PBO. Era inevitável que fosse necessário undervolting. Depois de encontrar o ponto ideal em 4,3 GHz e 1,212 V, o Celsius + S24 nos mostrou como o AIO pode ser exagerado para um chip como o Ryzen 5 3600. Os resultados podem ser vistos abaixo.

Desempenho Acústico

No departamento de acústica do Celsius + S24 as coisas ficam um pouco barulhentas, mas só um pouco. O Celsius + S24 teve um desempenho adequado, embora não esperássemos que os resultados de ruído fossem bons porque, obviamente, olhando para os outros resfriadores de ar em nossos testes, eles definitivamente têm uma vantagem sobre o S24 por causa da ausência de uma bomba de água.

Mesmo com uma bomba d'água e ventoinhas de 2x120mm montadas no radiador do AIO, o S24 produziu quase o mesmo ruído de um cooler de ar duplo com ventoinha / torre (Cryorig Ultimate R1). Isso conclui que mesmo no modo PWM, que é suposto ser alto, o S24 não fica muito para trás, mantendo o desempenho térmico muito acima de sua concorrência. Por último, como esperado, os benchmarks manuais do OC foram os mais impressionantes que podem ser. Os resultados podem ser vistos a seguir.

Conclusão

No geral, estamos bastante impressionados com o desempenho do Fractal Design Celsius +. É sem dúvida um dos nossos refrigeradores líquidos all-in-one favoritos em 2020, e não dizemos isso levianamente. Na realidade, também é uma lufada de ar fresco. Muitos AIOs se concentram na aparência e nos truques atualmente. Não é surpreendente ver por que há definitivamente uma demanda por designs chamativos na comunidade de jogos.

No entanto, aqueles que sabem uma coisa ou duas sobre ótimo desempenho e aparência minimalista irão apreciar este cooler. Ele vem com um preço competitivo, tem ótimos recursos de iluminação, gerenciamento de cabos mínimo e limpo e desempenho impressionante. Também parece bom, e você não pode chamar de chato com aquele visual clássico do Design Fractal.

Também apreciamos o fato de que tem bastante espaço para os módulos de RAM e a GPU. Este é um problema com coolers robustos que oferecem desempenho de ponta. A construção também é sólida no geral, pois tudo parece premium e bem construído. Para concluir, a instalação do AM4 poderia ser melhor, mas a desordem de cabos menos instalação compensa, para ser honesto. Os modos automático e PWM também são convenientes. Os resultados de ruído podem melhorar, mas novamente a curva do ventilador de estoque da nossa placa-mãe também foi um pouco notória. Portanto, não diríamos que o Celsius + S24 Prisma tem qualquer falha de quebra de negócio que afaste os clientes em potencial. Se você está pensando em montar um PC para jogos topo de linha ou mesmo de gama média, seus olhos devem estar nesta excelente unidade de resfriamento. Não temos problemas para recomendá-lo.

Fractal Design Celsius + S24 Prisma

Melhor AIO ARGB de 240 mm

  • Iluminação ARGB pura
  • Hub de ventilador tudo-em-um para iluminação ARGB e ventiladores PWM
  • Desempenho sólido
  • Ventiladores RGB 2x120mm incluídos
  • PWM e interruptor giratório de modo automático
  • A instalação do AM4 poderia ser melhor
  • Um pouco mais barulhento do que a concorrência

TDP : N / A | Placa-mãe Compatibilidade : (Intel) 200, 1150, 1151, 1155, 1156, 1366, 2011, 2011-3, 2066, (AMD) AM2, AM2 +, AM3, AM3 +, AM4, FM1, FM2, FM2 +, TR4 | Material de placa fria : Cobre | Comprimento do tubo : 400mm

VEREDITO: O Fractal Design Celsius S24 + Prisma é um refrigerador líquido quase perfeito. O sistema de fiação mínimo prova que o Fractal Design presta atenção aos detalhes. Em termos de desempenho, este refrigerador líquido corresponde às expectativas e às vezes até as ultrapassa. Esteticamente, é um dos AIOs mais bonitos que existem. Se os níveis de ruído fossem ainda melhores, isso poderia facilmente ter sido a nata da cultura quando se trata de refrigeradores líquidos. É altamente recomendável independentemente.

Verifique o preço