Como aumentar uma RAM de vídeo dedicada (VRAM) no Windows 10

A placa gráfica é a peça de hardware mais determinante de seu sistema quando se trata de impactar o desempenho geral do PC. Se sua placa de vídeo (dedicada ou integrada) for antiga com especificações medíocres, você provavelmente será proibido de acessar aplicativos e jogos novos e populares. Se você não tem dinheiro para uma GPU totalmente nova, pode enganar seu sistema fingindo um aumento de VRAM.

Obviamente, a melhor maneira de aumentar a RAM de vídeo é comprar uma nova placa gráfica. Se sua GPU dedicada estiver desatualizada ou você ainda estiver contando com sua placa de vídeo integrada, atualizar para um novo modelo de GPU dará um grande impulso ao desempenho geral (se você tiver CPU e RAM bons o suficiente para sustentar o crescimento).

No entanto, caso você não tenha dinheiro para uma atualização, existem duas outras maneiras que você pode usar para aumentar a VRAM dedicada de sua GPU (pelo menos no papel). Sinta-se à vontade para seguir o método que parecer mais acessível, considerando sua situação particular.

Como verificar a quantidade de RAM de vídeo

Antes de iniciar o processo de falsificação de um aumento de VRAM, é importante que você não perca a conta real. Aqui está um guia rápido para ver a quantidade de RAM de vídeo (VRAM) que você tem em seu computador.

Nota: As etapas abaixo foram criadas com o Windows 10 em mente, mas provavelmente você poderá recriá-las em versões anteriores do Windows. Para obter ajuda adicional, consulte os parágrafos das notas em cada etapa.

1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa. Então, digite “Ms-settings: easyofaccess-display” e bater Entrar para abrir o Exibição guia do Configurações aplicativo.
    Nota: Para Windows 7 e Windows 8, substitua o comando acima por dpiscaling e bater Entrar .
  2. Role para baixo e clique em Configurações avançadas de exibição, então clique em Propriedades do adaptador de vídeo para Display 1 .
  3. Você pode verificar sua contagem de VRAM em Informação do adaptador em Memória de Vídeo Dedicada . Mas tenha em mente que se você tiver uma GPU dedicada e uma placa de vídeo integrada, esta janela mostrará a solução integrada se o seu PC estiver ocioso.
    Nota: Se sua GPU dedicada está ociosa, você pode forçar seu sistema a mudar para ela realizando uma atividade estressante. Além disso, você pode acessar seu utilitário GPU dedicado (por exemplo, Painel de controle NVIDIA) e ver a memória de vídeo dedicada de lá.

Método 1: Aumentando VRAM dedicado do BIOS

A primeira e mais recomendada solução improvisada é ajustar a alocação de VRAM do BIOS do computador. Claro, este método não se aplica a todas as placas-mãe, mas a maioria dos fabricantes inclui uma opção de ajustar a alocação de VRAM.

Aqui está um guia rápido sobre como aumentar a VRAM dedicada das configurações do BIOS:

1. Reinicie o computador e insira as configurações do BIOS na próxima inicialização, pressionando a tecla BIOS dedicada repetidamente durante a inicialização. Tente pressionar F2, F5, F8 ou a tecla Del repetidamente. Se isso não funcionar, pesquise online as etapas específicas sobre como inserir as configurações do BIOS em relação ao fabricante da placa-mãe.
  2. Assim que chegar ao menu da BIOS, procure um menu semelhante a Configurações de gráficos , Configurações de vídeo ou Tamanho de compartilhamento de memória VGA . Você normalmente pode encontrá-lo sob o Avançado cardápio.
  3. Em seguida, aumente o VRAM pré-alocado para a opção que melhor lhe convier.
  4. Salve a configuração e reinicie o computador. Na próxima inicialização, use o procedimento acima para ver se a contagem de VRAM aumentou.

Se este método não era aplicável ou você está procurando uma abordagem diferente que não envolva a alteração das configurações do BIOS, continue até Método 2 .

Método 2: Aumentar o VRAM dedicado por meio do Editor de registro

Tenha em mente que, para a maioria das placas gráficas integradas, a quantidade de VRAM relatada no Propriedades do adaptador A janela é completamente irrelevante para o desempenho real, pois o sistema irá ajustá-la automaticamente sob demanda.

No entanto, alguns jogos e outros tipos de aplicativos não permitirão que você os execute se estiver abaixo do VRAM mínimo especificado. Nesse caso, você pode usar um truque do Editor do Registro para modificar os valores de forma que o jogo não encontre mais o erro. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

Nota: Lembre-se de que as etapas a seguir só se aplicam a GPUs integradas da Intel. Além disso, este método não proporcionará nenhum desempenho ou aumento extra em seus jogos / aplicativos; este método apenas enganará os jogos / aplicativos para que sejam executados em VRAM inferiores

1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa Executar. Em seguida, digite “ regedit ”E bateu Entrar para abrir o Editor do Registro.
  2. Dentro do Editor do Registro, use o painel esquerdo para navegar até o seguinte local:
    HKEY_LOCAL_MACHINE Software Intel
  3. Clique com o botão direito na chave Intel e escolha Novo> Chave e nomeá-lo GMM .
  4. Com a chave GMM selecionada, vá para o painel direito e selecione Novo> Valor Dword (32 bits) e nomeá-lo DedicatedSegmentSize .
  5. Clique duas vezes em DedicatedSegmentSize , colocou o Base para Decimal e insira um valor de 0 para 512 . Este valor será a quantidade de VRAM exibida dentro do Propriedades do adaptador cardápio.
  6. Salve as alterações e reinicie o computador para aplicá-las. Na próxima inicialização, veja se você consegue iniciar o jogo sem o erro.