Fake Fornite Games Flood Repositórios não oficiais do Android

Jogos / Fake Fornite Games Flood Repositórios não oficiais do Android 1 minuto lido

People Can Fly, jogos épicos



Uma recente onda de vídeos postados no YouTube alegando mostrar imagens do Fortnite gravadas em dispositivos móveis com Google Android aparentemente incluem links para versões fraudulentas do jogo, de acordo com fontes. Vídeos com links para versões falsas do Fortnite foram vistos vários milhões de vezes. Nenhum desses aplicativos falsos chegou à Google Play Store, mas são fáceis de encontrar em repositórios não afiliados vinculados a mecanismos de pesquisa.

Nathan Collier, um analista de segurança que trabalha com a empresa Malwarebytes, disse que pelo menos uma versão do aplicativo parece incrivelmente realista no início. Os desenvolvedores do aplicativo falso roubaram um ícone Fortnite diretamente da versão Apple iOS do jogo, fazendo com que pareça real.



O aplicativo, na verdade, redireciona os usuários para uma página do navegador que lhes pede para baixar outros aplicativos para jogar o jogo. Os aplicativos às vezes são apresentados como dependências que Fortnite precisa para rodar no dispositivo. Mais frequentemente, esses downloads são apresentados como ofertas que precisam ser concluídas para acessar a versão completa do jogo em vez de microtransações.



Considerando o quão dependentes alguns videogames modernos se tornaram como resultado do uso de microtransações, os usuários podem facilmente ser levados a acreditar que essas telas de ofertas são legítimas. Em última análise, não existe uma versão real do jogo para Android, não importa quantos links o usuário concorde.



No entanto, os golpistas que executam a operação falsa são pagos cada vez que alguém baixa um desses aplicativos dos sites aos quais estão vinculados. Isso é semelhante a muitos outros golpes que envolvem downloads de livros e filmes supostamente gratuitos, embora essa operação seja particularmente preocupante porque, na verdade, usa a imagem de marca de um jogo genuíno em vez de uma promessa genérica de algo em troca de nada.

Nenhuma ação em nome dos administradores do YouTube parecia ter sido tomada no momento da redação deste artigo, embora isso seja possivelmente porque o módulo de IA usado para sinalizar vídeos prejudiciais simplesmente não tinha sido acionado ainda. O conteúdo ofensivo provavelmente será removido nos próximos dias, agora que a história foi divulgada, embora os jogadores sejam aconselhados a tomar cuidado ao olhar os pacotes não oficiais do Android para evitar a instalação de software prejudicial ou inexistente em seus dispositivos móveis.

Tag Segurança Android