Debian Jessie Entra na Fase de Fim de Vida

Linux-Unix / Debian Jessie Entra na Fase de Fim de Vida 1 minuto lido

Projeto Debian



Se você ainda usa o Debian Jessie até hoje, então pode não estar tão seguro quanto estava há apenas 24 horas. O Debian GNU / Linux 8, mais conhecido como Debian Jessie, parou de receber atualizações de segurança regulares com a última delas saindo em 17 de junho.

Lançado em 25 de abril de 2015, Jessie tem sido considerado o chamado ramo oldstable da popular distribuição Linux desde que a nona edição foi lançada há apenas um ano. A oitava implementação do sistema operacional atingiu o fim de vida no aniversário deste lançamento.



A boa notícia é que o suporte de segurança foi entregue à equipe Debian Long Term Support (LTS), então os usuários continuarão a receber atualizações para alguns pacotes. Embora essas atualizações sejam oferecidas apenas para um número limitado de pacotes, a lista de atualizações prioritárias mais do que provavelmente consistirá nas peças de software mais importantes envolvidas em rede e navegação na web.



Uma vez que esses pacotes são aqueles que geralmente precisam ser corrigidos com mais freqüência, os usuários ainda estão razoavelmente seguros com a equipe LTS. Suporte adicional está disponível para pelo menos as seguintes arquiteturas:



• i386

• amd64

• armel



• armhf

Os usuários que instalaram o Debian em máquinas construídas em qualquer uma dessas arquiteturas devem continuar a receber pelo menos algumas atualizações até 30 de junho de 2020. Ambientes corporativos que precisam executar aplicativos de missão crítica em Jessie após esta data podem optar por receber suporte estendido de longo prazo ( ELTS) atualizações.

No entanto, este serviço é comercial e só funciona com dispositivos i386 e amd64. O suporte LTS para máquinas rodando Debian GNU / Linux 9, que também é conhecido como Stretch, irá durar até junho de 2022, o que o torna uma opção atraente para aqueles que desejam atualizar antecipadamente para evitar problemas com o lançamento obsoleto.

Se você implantou o Debian Jessie em algo diferente de uma das arquiteturas de CPU que recebem atualizações LTS, você precisará considerar a atualização o mais rápido possível. Assim como as arquiteturas mencionadas acima, o Debian Stretch deve funcionar com segurança com máquinas armd64, mips, mipsel, mips64el, ppc64el e s390x. Esta é uma boa notícia para aqueles que executam certos tipos de unidades de servidor que precisam manter as coisas o mais bloqueadas possível.

Tag Segurança Linux