AMD Para Adquirir Xilinx E Expandir Portfólio De Produtos Em FPGAs, SoCs E Outras Indústrias

Hardware / AMD Para Adquirir Xilinx E Expandir Portfólio De Produtos Em FPGAs, SoCs E Outras Indústrias 2 minutos lidos

AMD



A AMD está pronta para adquirir a participação majoritária na Xilinx. O negócio é estimado em US $ 35 bilhões. O negócio envolve uma transação com todas as ações. Isso significa que não haverá muito dinheiro trocado, o que é claramente aceitável para os membros do conselho da Xilinx, já que a AMD parece ter concordado em pagar o equivalente a $ 143 por ação da Xilinx.

A Advanced Micro Devices Inc., popularmente conhecida como AMD, confirmou que vai adquirir a Xilinx Inc em um negócio de $ 35 bilhões com todas as ações. O negócio não beneficiará apenas a Xilinx, mas também a AMD, já que esta obtém um salto significativo no mercado de chips para data centers.



AMD compra Xilinx para competir com a Intel?

A AMD espera fechar a aquisição da Xilinx no final de 2021. O negócio garantiria efetivamente à AMD acesso imediato a uma empresa combinada com 13.000 engenheiros e uma estratégia de fabricação totalmente terceirizada. A propósito, a AMD e a Xilinx dependem fortemente da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd (TSMC).



AMD e Xilinx têm portfólios de produtos muito diferentes. Além disso, com algumas exceções, as empresas estão focadas em diferentes mercados. Desnecessário acrescentar que isso beneficiaria a AMD, pois ela obtém acesso rápido a vários novos mercados, que eram dominados pela Intel. A AMD está focada em CPUs de alto desempenho, GPUs para PCs e servidores de data center e SoCs para consoles de jogos e notebooks. Xilinx visa FPGAs de alto desempenho, SoCs para datacenter (incluindo SmartNICs), comunicações, automotivo, industrial, aeroespacial e mercados de defesa.

A aquisição da Xilinx pela AMD parece ser bastante semelhante à aquisição da fabricante de FPGA Altera pela Intel em 2015. No entanto, a Intel pagou US $ 16,7 bilhões, enquanto a AMD está dando US $ 35 bilhões em ações. A AMD claramente espera obter uma vantagem inicial nos segmentos de mercado em que Xilinx e Altera atuam.



Como a AMD se beneficia com a aquisição do Xilinx?

A AMD tem crescido significativamente nos últimos anos. Depois de ficar atrás da Intel em quase todos os segmentos, a AMD agora está competindo mano a mano na maioria das áreas em que a Intel já dominou. Além disso, as linhas de processadores de nível de servidor EPYC baseadas em Zen da AMD foram prontamente compradas e incorporadas em datacenters de organizações de tecnologia líderes.

Com os processadores AMD e a experiência em lógica adaptável da Xilinx, o primeiro agora tem acesso a plataformas completas. Portanto, ela pode continuar a se concentrar em melhorar suas CPUs e GPUs enquanto confia nas últimas para designs otimizados de FPGAs e SoCs.

Além das vantagens relacionadas à tecnologia, a AMD espera economizar US $ 300 milhões em eficiências operacionais sinérgicas em 18 meses após o fechamento, devido à otimização da infraestrutura compartilhada. A propósito, o negócio foi aprovado por unanimidade pelos dois grupos de diretores. Agora as empresas precisam da aprovação de ambos os grupos de acionistas.

A AMD e a Xilinx usam as fábricas da TSMC, chamadas de “fabs” na indústria, para fazer seus chips. A propósito, ambas as empresas sediadas nos EUA optaram por designs modulares para suas respectivas plataformas que permitem a troca rápida de diferentes peças de um chip para evitar gargalos ou atrasos, ao mesmo tempo em que impulsiona as métricas de desempenho e eficiência.

Como parte da aquisição, os acionistas da Xilinx receberão cerca de 1,7 ações ordinárias da AMD para cada ação ordinária da Xilinx. Esta transação sozinha avalia as ações da Xilinx em cerca de US $ 143 por ação. No final da transação, os acionistas da AMD deterão cerca de 74% da empresa combinada, com os acionistas da Xilinx detendo os 26% restantes.

Tag amd Xilinx