O que é: O Akamai NetSession Client?

O Akamai NetSession Client é um software que não só vem pré-instalado em muitos laptops e computadores desktop, mas também vem com um número significativo de aplicativos e programas - especialmente jogos de computador. O Akamai NetSession Client requer acesso às redes públicas e privadas que você usa para poder se conectar à Internet. Uma vez que é dever de Firewall do Windows para bloquear Qualquer programa suspeito que tente passar pelo firewall e acessar a Internet, ele bloqueia o Akamai NetSession Client em quase todos os casos e pergunta ao usuário se deseja conceder-lhe acesso às redes privadas e públicas que usa.

No entanto, a maioria das pessoas hesita em fornecer um programa que sabe muito pouco sobre o acesso não só ao seu computador, mas também à Internet através do computador, e é por isso que se perguntam exatamente o que é o Akamai NetSession Client e se devem ou não conceder acesso às redes eles usam.

cliente akamai netsession

O Akamai NetSession Client é uma ferramenta que afirma ter apenas um trabalho - capturar informações de um computador instalado e usar essas informações para solucionar problemas e monitorar o desempenho da rede. Isso basicamente significa que, enquanto o Akamai NetSession Client está instalado em seu computador, ele envia constantemente informações sobre seu computador para os servidores Akamai. Além disso, se isso não fosse suspeito o suficiente, a Akamai também usa a largura de banda ociosa (a parte da sua conexão com a Internet que você não está usando em nenhum momento) em computadores nos quais o Cliente NetSession está instalado para fazer upload de arquivos e dados para outros Usuários Akamai.

Basicamente, quando seu computador está ligado e ocioso ou uma grande parte de sua largura de banda não está sendo usada, a Akamai usa a conexão de Internet do seu computador para enviar dados para seus outros usuários, de forma semelhante a uma rede ponto a ponto (como a maioria dos torrents clientes) faz.

A Akamai tem uma longa e prestigiosa reputação a proteger, portanto, é seguro presumir que a empresa não enviará seus arquivos privados ou informações confidenciais para seus servidores por meio do NetSession Client. Também não seria muito improvável acreditar que a Akamai analisa os arquivos que transfere usando a largura de banda ociosa de seus usuários para se certificar de que eles não estão infectados. No entanto, usar seu computador quando ele está ocioso - ou pior ainda, quando você o está usando - é uma transgressão grave o suficiente para considerar não apenas negar o acesso à Internet do Cliente Akamai NetSession, mas também desinstalá-lo completamente (e de preferência ficar longe de todos os produtos Akamai no total) um curso de ação razoável.

Além disso, não são apenas os usuários de computador que valorizam sua privacidade ao extremo que devem negar ao Akamai NetSession Client o acesso às suas redes privadas e públicas e, de preferência, desinstalá-lo. Como o programa usa largura de banda ociosa para fazer upload de arquivos por meio de sua conexão de Internet, ele usará a quantidade de dados pela qual você paga seu Provedor de Serviços de Internet, e isso é nada menos que um desastre para usuários que têm limites de dados (um limite para o quantidade de dados que eles podem baixar e enviar por meio de sua conexão de Internet por mês).

Desinstalando o Akamai NetSession Client

Tudo que você precisa fazer é:

1. Segure o Chave do Windows e imprensa R .
  2. Na caixa de diálogo de execução, digite appwiz.cpl e clique em OK.

Digite “appwiz.cpl” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter

3. Na lista de programas instalados, localize “ Cliente de sessão Akamai Net ”, clique duas vezes nele e escolha Desinstalar isto.
  4. Aguarde até que o programa seja desinstalado completamente e reinicie o computador.