Comparação: Aura Sync, Mystic Light, Gigabyte RGB Fusion e AsRock RGB

Periféricos / Comparação: Aura Sync, Mystic Light, Gigabyte RGB Fusion e AsRock RGB 4 minutos lidos

O fato de o sistema de iluminação RGB ter conquistado o mercado de PCs não é surpreendente. Isso era para acontecer, e o prenúncio foi feito quando colocamos as luzes LED no mercado pela primeira vez. Alguém tinha que ser inteligente o suficiente para descobrir que, se eles integrarem a iluminação RGB, as coisas ficarão ainda melhores.



Com isso, a iluminação RGB conquistou o mercado e quase todos os fabricantes estão lançando produtos que vêm com a iluminação. Grandes empresas como Asus, MSI, Gigabyte, bem como AsRock, têm seus próprios sistemas LED RGB proprietários que estão disponíveis em seus componentes.

Tendo isso em mente, muitas vezes isso acaba confundindo os novos fabricantes de PCs que estão no mercado em busca de uma boa experiência com a iluminação LED. Se você está apenas construindo um PC e está decidindo qual implementação RGB é a melhor, você está no lugar certo, pois iremos explorar todas as possibilidades e descobrir a melhor.





Asus Aura Sync

O primeiro que temos é o famoso Asus Aura Sync. O motivo pelo qual estou chamando isso de infame é que, no passado, ele tinha alguns problemas com a maneira como o Windows update tratava as soluções de software. No entanto, desde então, tornou-se um dos sistemas de iluminação RGB mais estáveis ​​do mercado.



A melhor parte do Aura Sync é que ele é suportado por quase todos os grandes fabricantes. Pense em RAMs da Corsair, G.Skill, AData e tantas outras empresas. Então você tem ventiladores de vários fabricantes, e não se esqueça, a própria implementação da Asus em suas placas-mãe, GPUs, bem como em suas fontes de alimentação e seus periféricos. Desnecessário dizer que quando se trata do sistema de iluminação RGB mais definitivo, não há nada melhor do que o Aura Sync da Asus.

No entanto, há um problema e é importante saber. Na maioria dos casos, o software Aura Sync não gosta de jogar limpo e pode acabar com alguns travamentos.



No geral, o Asus Aura Sync é sua melhor aposta se você está procurando um ecossistema RGB coeso. Ele está disponível na maioria dos componentes e periféricos e funciona muito bem quando deseja.

Prós

  • Excelente implementação.
  • Suporta o maior número de componentes e periféricos.
  • Fácil de usar.
  • Ficando cada vez melhor com o tempo.

Contras

  • Não gosta de jogar limpo com as atualizações do Windows.

MSI Mystic Lighting

A segunda implementação RGB que temos é a MSI Mystic Lighting. Não há como negar que a MSI ganhou um nome para si mesma nos últimos dois anos como uma das marcas líderes. No entanto, seu sistema de iluminação RGB é tão bom?

Bem, para começar, no que diz respeito à implementação em seus próprios componentes, a iluminação RGB parece fenomenal, para dizer o mínimo. No entanto, além disso, não há muito o que esperar. Claro, há uma série de componentes de terceiros que suportam Mystic Lighting, mas eles não estão normalmente disponíveis, o que significa que as opções que você tem serão limitadas. Esta é uma das razões pelas quais a maioria das pessoas evita os componentes MSI quando se trata de encontrar a solução de software certa para iluminação RGB.

Em suma, o MSI Mystic Lighting é um dos sistemas RGB mais estáveis, mas é contido pela falta de suporte de componentes, o que o torna uma opção não tão viável para quem deseja a coesão final.

Prós

  • Parece ótimo em componentes que o suportam.
  • O software é estável e não trava com frequência.

Contras

  • Não tem muitos componentes que o suportem.

Gigabyte RGB Fusion

A Gigabyte não demorou muito para começar a lançar seu próprio sistema de iluminação RGB, chamado Gigabyte RGB Fusion. Desnecessário dizer que foi a coisa inteligente a se fazer considerando como quase todos os fabricantes foram encontrados fazendo a mesma coisa, e não fazer isso seria uma coisa ruim porque as pessoas não teriam preferido os produtos Gigabyte.

Em retrospectiva, o RGB Fusion funciona bem. Funciona quase da mesma forma que o Mystic Lighting da MSI. Infelizmente, ele acaba compartilhando algumas características do anterior, já que não possui muitos recursos avançados, para começar. Por mais triste que possa parecer, o RGB Fusion é bem rudimentar quando se trata de suporte. Claro, a iluminação em si foi bem implementada, mas essa não é a parte mais difícil.

Para ser honesto, se o Gigabyte RGB Fusion tende a acompanhar o Aura Sync, serão necessários 3rdapoio do partido em uma medida drástica, ou então será deixado para trás.

Prós

  • A iluminação parece boa nos componentes suportados.
  • O software funciona corretamente.

Contras

  • Falta de 3rdsuporte a componentes do partido.

AsRock RGB

O último participante da nossa lista é AsRock RGB. Novamente, o cenário é muito semelhante ao que enfrentamos anteriormente. Em seus próprios componentes, a iluminação RGG funciona bem, mas fora do ecossistema, não há muito suporte disponível, para começar.

A ideia de listar prós e contras não faz muito sentido aqui por vários motivos. Para começar, fora dos componentes AsRock, o suporte é extremamente mínimo e quase nada.

Conclusão

Se quisermos concluir toda essa situação e anunciar o vencedor, deve ser uma surpresa que o vencedor será Asus Aura Sync RGB. Apesar de suas ressalvas, é uma das implementações RGB mais definitivas tanto no hardware quanto no software. Mais importante, ele funciona muito bem em todos os casos e, com certeza, também oferece um sistema de ótima aparência. Por fim, verifique nosso melhor soluções de iluminação para PCs de jogos Reveja.