O que são gráficos AMD Vega?

A AMD inclui os processadores gráficos Radeon RX Vega com um grande número de suas APUs. A marca também é encontrada em algumas GPUs discretas de alguns anos atrás. Essa linha de GPUs menos conhecida foi abandonada depois que as dGPUs Vega fracassaram completamente no mercado devido ao seu alto custo e baixo desempenho térmico. Atualmente, a linha Vega continua principalmente com GPUs. A AMD manterá a programação por mais algum tempo, pois também continuou com a convenção de nomenclatura para as próximas APUs baseadas em RDNA.

Conteúdo da página

Quais são os modelos da linha AMD Radeon Vega?

A AMD Radeon RX Vega possui alguns modelos em sua linha. Os mais comuns estão listados abaixo:

Nível de entrada

No nível de entrada, a série Vega possui alguns chips comumente encontrados incluídos nas APUs. Esses chips incluem:

A Radeon RX Vega 3: Este chip baseado em GCN 5.0 é a mesma GPU encontrada no Vega 11, mas com várias unidades de shader desabilitadas. É chamado de Vega 3 porque possui 3 Unidades de Computação (CUs). O Vega 3 está incluído no Athlon 3000G, Ryzen 3 2200GE, Ryzen 5 3400G e alguns outros processadores OEM.A Radeon RX Vega 6: O RX Vega 6, com 6 CUs, é baseado na arquitetura GCN 5.1. Ele tem o codinome Renoir da AMD e é encontrado com alguns chips Zen 2 da série Ryzen 4000. Estes incluem o Ryzen 3 4300G, o Ryzen 3 4300GE e o Ryzen 5 4600GE.
  1. T Tenho Radeon RX Vega 8 : A marca Vega 8 foi continuada das GPUs GCN 5.0 para as mais recentes APUs baseadas em RDNA. Este chip com 8 CUs é bastante capaz em alguns títulos AAA. Alguns processadores com Vega 8 são o Ryzen 3 3200G e o Ryzen 7 5700G. Alguns chips OEM como o Ryzen 7 4700G e o Ryzen 3 Pro 3200GE também incluem o chip Vega 8.
  2. A Radeon RX Vega 10: O chip RX Vega com 10CUs está incluído principalmente em alguns chips OEM, como o Ryzen 5 Pro 3350GE.A Radeon RX Vega 11: O RX Vega 11 é atualmente a solução gráfica integrada mais poderosa da empresa. Ele é baseado na arquitetura GCN de 5ª geração, também encontrada na série Radeon RX 500 de dGPUs. O Vega 11 está incluído com chips como o Ryzen 5 3400G e algumas ofertas de OEM como o Ryzen 5 Pro 3400G.

Além disso, a AMD também fez um Vega 2 baseado em 2CU para alguns de seus processadores de notebook. Um Vega 6 baseado em 6CU também está disponível com processadores como o Ryzen 3 4300G e o Ryzen 3 5300GE.

High-End

No topo, a linha Vega tem algumas GPUs discretas para PCs desktop. Isso inclui as GPUs Vega 56, Vega 64 e Vega 64 Liquid. O topo absoluto da oferta nesta linha é a GPU Radeon VII.

Essas GPUs foram lançadas como sucessoras da série AMD Radeon RX 500, e a AMD era bastante ambiciosa. A Radeon VII foi anunciada como a primeira GPU para jogos de 7 nm do mundo e foi nomeada seguindo esse feito. Ele continha 16 GB de memória HBM2 de nível de servidor, tornando-o ainda mais extremo. Mas, toda a formação fracassou.

A AMD então renovou sua fórmula e estratégia de marketing com a arquitetura RDNA e a série Radeon RX 5000. A formação Vega não viu outro lançamento.