Fazendo um circuito de caixa de correio eletrônico

Uma caixa de correio é usada para receber o enviar enviada pelo remetente e instalada fora das residências ou escritórios. O carteiro joga a correspondência nessa caixa e, mais tarde, essa correspondência é recolhida pelos residentes da casa. Quando o carteiro chega em casa, ele apenas joga a carta na caixa e vai embora sem avisar os moradores para retirarem a carta. Não seria bom se automatizássemos esse processo de forma que, sempre que a carta fosse jogada na caixa, os residentes a conhecessem e a buscassem sem demora? Neste projeto, farei um circuito de caixa de correio eletrônico que pode ser usado em residências e também em escritórios. O componente mais vital neste projeto é o LED. Com o avanço da tecnologia, Diodos emissores de luz (LEDs) foram inventados e produziram menos carbono e, portanto, contribuíram para minimizar o aquecimento global. A demanda por LEDs está aumentando rapidamente hoje em dia porque eles não são muito caros e duram mais. Assim que a letra é colocada na caixa o LED para de brilhar e é o sinal de uma letra na caixa . Este circuito será colocado na caixa de correio que está instalada fora de casa e ao colocar o circuito é necessário cuidado especial para que a letra seja detectada corretamente. Não vamos perder um segundo e fazer isso.



Circuito de caixa de correio eletrônico

Como integrar componentes básicos do circuito no projeto do circuito?

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. A placa de circuito impresso é preferida para montar o circuito no hardware porque se montarmos os componentes na placa de ensaio eles podem se desprender dela e o circuito ficará curto, portanto, o PCB é o preferido.



Etapa 1: componentes necessários (hardware)

  • LM741 Amplificador Operacional IC
  • CD4001 NOR Gate
  • Resistor 1k (x2)
  • Resistor de 10k (x5)
  • LEDs (x2)
  • Resistor dependente de luz
  • Capacitor de cerâmica 0,1uF (x2)
  • Bateria 9V
  • Clipe de bateria
  • Fios de conexão
  • FeCl3
  • Placa de circuito impresso
  • Pistola de cola quente

Etapa 2: Componentes necessários (software)

  • Proteus 8 Professional (pode ser baixado de Aqui )

Depois de baixar o Proteus 8 Professional, projete o circuito nele. Incluí simulações de software aqui para que seja conveniente para iniciantes projetar o circuito e fazer as conexões apropriadas no hardware.



Etapa 3: Compreendendo o princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento do projeto é bastante simples. O circuito é alimentado por uma bateria de 9 V DC. No entanto, um adaptador CA para CC também pode ser usado para alimentar este circuito porque nosso requisito é 9 V CC. Precisamos identificar a presença da letra na caixa de correio e para identificar a letra o LDR está conectado junto com o LED que atuará como fonte de luz na caixa. A resistência do LDR é inversamente proporcional à intensidade da luz, o que significa que quanto maior a intensidade da luz, menor a resistência do LDR. Quando não há luz a resistência do LDR é muito ALTO e quando, assim que a luz começa a incidir no LDR, a resistência do LDR diminui. A posição do LED é ajustada de forma que quando a luz emitida pelo LED incide diretamente sobre o LDR e a letra que cai é uma caixa que impede a luz de incidir sobre o LDR. Esta mudança é detectada por LM741 e a NOR Gate CD4001 e o LED é usado para indicar a presença de uma letra.



Etapa 4: Analisando o circuito

O resistor dependente de luz desempenha um papel vital no circuito. É responsável por girar EM e FORA o LED. O LDR segue o princípio da fotocondutividade. A resistência do LDR varia quando a luz incide sobre ele. Quando a luz incide sobre o LDR, sua resistência diminui e quando é colocada no escuro, sua resistência aumenta. Portanto, a comutação do LED depende da resistência do LDR. Antes de ler este artigo é altamente recomendável ler a tabela de portas lógicas de NEM . Pode ser pesquisado no Google ou encontrado Aqui . O Amplificador Operacional 741, Porta NOR CD4001 e LDR são os backbones do circuito. O LDR e o LED serão instalados na abertura da caixa de correio para que a luz do LED continue incidindo sobre o LDR. Portanto, o OpAmp 741 será ALTO. Esse sinal é fornecido para o Pin1 do CD4001 e esta porta NOR produz o ALTO saída quando todas as entradas são baixas. Portanto, o LED continua aceso quando não há nenhuma letra na caixa de correio. Assim que a carta é largada na caixa, a resistência do LDR torna-se muito ALTO e a saída de LM741 torna-se BAIXO . Este sinal LOW é posteriormente fornecido ao CD4001 que resultará em (0) saída no pino 3 do Gate NOR. Isso irá gerar o HIGH (1) no pino 4. Isso se deve às entradas que são dadas ao segundo portão do pino 3 e pode ser visto abaixo no circuito que ambas as entradas são (0), portanto, a saída no pino 4 será ALTO. Devido a todas as operações que acontecem acima, a saída no pino 11 será ALTO e o LED pára de brilhar e isso indica que há uma letra na caixa. O LED fica FORA até que as letras sejam retiradas da caixa e o LED comece a brilhar novamente.

Etapa 5: Simular o circuito

Antes de fazer o circuito, é melhor simular e examinar todas as leituras em um software. O software que vamos usar é o Suíte Proteus Design . Proteus é um software no qual circuitos eletrônicos são simulados.

  1. Depois de baixar e instalar o software Proteus, abra-o. Abra um novo esquema clicando no ISIS ícone no menu.

    ISIS



  2. Quando o novo esquema aparecer, clique no P ícone no menu lateral. Isso abrirá uma caixa na qual você pode selecionar todos os componentes que serão usados.

    Novo Esquemático

  3. Agora digite o nome dos componentes que serão usados ​​para fazer o circuito. O componente aparecerá em uma lista do lado direito.

    Lista de Componentes

  4. Da mesma forma, como acima, pesquise todos os componentes. Eles aparecerão no Dispositivos Lista.

Etapa 6: Fazendo um Layout PCB

Como vamos fazer o circuito de hardware em um PCB, primeiro precisamos fazer um layout de PCB para este circuito.

  1. Para fazer o layout do PCB no Proteus, primeiro precisamos atribuir os pacotes do PCB a cada componente do esquema. para atribuir pacotes, clique com o botão direito do mouse no componente que deseja atribuir ao pacote e selecione Ferramenta de embalagem.
  2. Clique na opção ARIES no menu superior para abrir um esquema de PCB.

    Design ARIES

  3. Na Lista de componentes, coloque todos os componentes na tela em um desenho que você deseja que seu circuito se pareça.
  4. Clique no modo de trilha e conecte todos os pinos que o software está dizendo para você conectar apontando uma seta.

Etapa 7: Diagrama de Circuito

Depois de fazer o layout do PCB, o diagrama do circuito ficará assim:

Diagrama de circuito

Etapa 8: Configurando o Hardware

Como agora simulamos o circuito no software e ele está funcionando perfeitamente bem. Agora, vamos seguir em frente e colocar os componentes no PCB. Depois que o circuito é simulado no software e seu layout PCB é feito, o layout do circuito é impresso em papel manteiga. Antes de colocar o papel manteiga na placa PCB, use o raspador de PCB para esfregar a placa de modo que a camada de cobre na placa seja diminuída da parte superior da placa.

Removendo a camada de cobre

Em seguida, o papel manteiga é colocado na placa PCB e passado a ferro até que o circuito seja impresso na placa (leva aproximadamente cinco minutos).

Passando a placa de PCB

Agora, quando o circuito é impresso na placa, ele é mergulhado no FeCl3solução de água quente para remover o cobre extra da placa, apenas o cobre sob o circuito impresso será deixado para trás.

Gravura PCB

Depois disso, esfregue a placa PCB com o raspador para que a fiação fique proeminente. Agora faça os furos nos respectivos locais e coloque os componentes na placa de circuito.

Perfuração de furos em PCB

Solde os componentes na placa. Finalmente, verifique a continuidade do circuito e se ocorrer descontinuidade em algum lugar, desosolde os componentes e conecte-os novamente. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) no caminho escolhido. Se o teste de continuidade for aprovado, significa que o circuito está feito adequadamente conforme desejado. Agora está pronto para ser testado. É melhor aplicar cola quente usando uma pistola de cola quente nos terminais positivo e negativo da bateria para que os terminais da bateria não possam ser destacados do circuito.

Configurando o DMM para verificação de continuidade

Etapa 9: Testando o circuito

Depois de montar os componentes de hardware na placa PCB e verificar a continuidade, precisamos verificar se nosso circuito está funcionando corretamente ou não, testaremos nosso circuito. Instale o circuito na caixa de correio que fica fora de casa e continue monitorando a bateria. Quando a vida útil da bateria termina, ela é substituída por uma nova. Este circuito também pode ser instalado em escritórios.