Hardware / Os chips gráficos da Intel em breve trarão suporte para VESA Adaptive Sync para competir com o padrão G-Sync da Nvidia

Confirmado por Chris Hook da Intel

1 minuto lido

Fonte do Tease do Intel Project Artic - Wccftech

A Intel tem estado um pouco para baixo ultimamente, especialmente devido à vulnerabilidade de espectro em muitos de seus processadores. A AMD também apresentou uma forte linha tanto no mercado de consumidor quanto de servidor, o que afetou as previsões de ganhos da empresa.

Mas independentemente, a Intel este ano teve uma das revelações mais surpreendentes, eles provocaram uma GPU dedicada. O projeto é liderado pelo Sr. Raja Koduri, que fez um ótimo trabalho na AMD, este projeto tem o codinome Arctic Sound. Não pode haver notícias melhores para os jogadores do que esta, a Nvidia e a AMD são as únicas empresas no mercado de placas de vídeo para jogos, a entrada de uma grande empresa como a Intel ajudará a aumentar a concorrência e baixar os preços.

Embora o sucesso do novo hardware dependa muito da compatibilidade com os padrões existentes, a Nvidia, sendo uma antiga fabricante de GPU, tem muitas tecnologias intelectuais como G-Sync e Physx que funcionam em hardware específico aprovado por eles, mas a Intel sendo nova não pode impor nada .

É por isso que, em 2015, o arquiteto-chefe de software gráfico da Intel, David Blythe, afirmou que a empresa planejava oferecer suporte ao padrão Adaptive-Sync da VESA também a base para o FreeSync da AMD. VESA é uma implementação de código aberto, o que significa que não há taxas de licenciamento envolvidas e também terá um bom suporte do fornecedor. O Free-Sync resulta em um jogo de baixa latência sem lacerações, como o G-Sync da Nvidia.

Fonte - Overclock3d

Depois de 2015, a Intel não anunciou nenhuma atualização na implementação do VESA. Mas dylan522p, moderador do grupo de hardware no Reddit conversou com Chris Hook da Intel e perguntou a ele sobre a implementação do VESA. Chris afirmou que estava trabalhando na tecnologia Adaptive-Sync, que ajudará as GPUs Intel integradas ou aproveitarão as vantagens dos monitores habilitados para Free-Sync.

Não veremos a GPU dedicada da Intel antes de 2020, mas a implementação do Adaptive-Sync em seus atuais chips gráficos integrados os ajudará a aperfeiçoá-lo. Embora ainda não esteja claro se a Intel planeja oferecer suporte a outros padrões de taxa de atualização variável (VRR), que estão presentes no HDMI 2.1.