Os benchmarks de CPU Intel 10nm Ice Lake-SP Twin 28C / 56T ES vazam e indicam que a AMD pode correr à frente com seu processador AMD EPYC 7742 de 56C / 112T?

Hardware / Os benchmarks de CPU Intel 10nm Ice Lake-SP Twin 28C / 56T ES vazam e indicam que a AMD pode correr à frente com seu processador AMD EPYC 7742 de 56C / 112T? 2 minutos lidos

Fonte Intel Xeon W-3175X - Intel News room



CPUs de próxima geração da Intel baseadas em Ice Lake-SP, e fabricado no Nó de Fabricação de 10nm, têm aparecido constantemente em várias configurações. Os vazamentos de benchmark mais recentes sobre uma CPU misteriosa Intel Ice Lake-SP em uma configuração dupla com 28 núcleos e 56 threads cada, oferecem algumas informações interessantes. Essas CPUs são claramente destinadas ao aplicativo de servidor Xeon e, portanto, agora vão competir com a plataforma EPYC Milan da AMD.

Dois novos resultados de benchmark sobre uma misteriosa CPU Intel 10nm Ice Lake-SP vazaram. A CPU não identificada está em uma configuração de layout duplo, que deve fazer parte da linha de CPU de nível de servidor Intel Xeon de próxima geração. Enquanto a Intel estava claramente tentando ir contra a segunda geração da linha EPYC Roma da AMD, essas CPUs terão agora que competir com a terceira geração de CPUs AMD EPYC Milan.



As CPUs Ice Lake-SP da próxima geração de 10nm da Intel com dois chips 28C / 56T vazam em dois benchmarks:

Empacotando Whitley Cores, a linha de CPU Intel Ice Lake-SP será composta de várias CPUs de nível de servidor Xeon. Houve relatórios de CPUs com 6 Core 12 Threads, bem como configuração de 24 Core 48 Threads . Um novo CPU Intel 28 Core 56 Thread não identificado da mesma família foi localizado no banco de dados Geekbench, bem como no banco de dados SiSoftware.



O testbench consistia de CPU Intel Ice Lake-SP encaixada dentro de uma placa-mãe de servidor de dois soquetes. Cada chip possui 28 núcleos e 56 threads que arredondam até 56 núcleos e 112 threads no total. É importante observar que essas CPUs podem facilmente fazer parte das amostras de engenharia de estágio inicial. Isso explica as velocidades de clock base mais baixas de apenas 1,5 GHz e velocidades de Boost Clock de até 3,20 GHz.

[Crédito de imagem: GeekBench via WCCFTech]



[Crédito da imagem: SiSoftware via WCCFTech]

[Crédito de imagem: GeekBench via WCCFTech]

[Crédito da imagem: SiSoftware via WCCFTech]

O testbench do servidor 2S Ice Lake-SP tem 512 GB de memória, que deve ter uma freqüência de 3200 MHz. A memória foi organizada em uma configuração de 8 canais, que é um dos principais destaques da nova plataforma Whitley.

Chegando aos resultados do benchmark, o servidor marcou até 3.443 pontos em testes de núcleo único e 37.317 pontos em testes de núcleo múltiplo. Não é preciso acrescentar que esses números são bastante baixos e, além disso, podem ser facilmente devido à natureza do protótipo dos chips.

Como as CPUs Ice Lake-SP de 10 nm da próxima geração da Intel se comparam à configuração de CPU EPYC Milan 7742 da AMD?

A Intel está claramente se esforçando para construir seu nó de fabricação de 10 nm mais recente. A arquitetura Whitley dentro das CPUs Ice Lake-SP é um dos grandes saltos na produção e no refinamento da estrutura da CPU para a Intel. Portanto, os primeiros resultados do benchmark devem se transformar e o desempenho final deve ser muito melhor.

A propósito, os CPUs Intel se beneficiam neste benchmark de seu conjunto de instruções AVX-512 que falta aos CPUs AMD. Além disso, os benchmarks de CPU Intel parecem ter sido executados em dois ambientes de sistema operacional diferentes. Enquanto isso, a CPU EPYC 7742 foi testada apenas em uma configuração de servidor Windows 10.

[Crédito de imagem: GeekBench via WCCFTech]

Uma única CPU AMD Milan EPYC 7742 compreende um total de 64 núcleos e 128 threads. A Intel, por outro lado, precisa de duas CPUs Ice Lake-SP que oferecem um total de 56 núcleos e 112 threads. Como os resultados indicam, o CPU AMD EPYC 7742 supera facilmente os chips Intel em testes de núcleo único. No entanto, isso ocorre porque a CPU da AMD já atingiu 3,4 GHz, enquanto a CPU da Intel ainda está em desenvolvimento e atingiu apenas 1,5 GHz.

Curiosamente, a plataforma AMD conseguiu atingir cerca de 35.000 pontos em testes de múltiplos núcleos, o que é um pouco menor do que as peças Intel Ice Lake-SP, que alcançaram 38.000. Isso pode significar que as CPUs Intel Ice Lake-SP finais ou prontas para o mercado podem superar o AMD EPYC Rome, mas a margem pode não ser tão ampla quanto a Intel invariavelmente desejaria.

Tag amd intel