Como visualizar o conteúdo de um arquivo de texto na linha de comando do Linux

O comando que permite visualizar o conteúdo de um arquivo deve ser uma das perguntas mais frequentes dos usuários mais novos do Linux. Como acontece com a maioria das coisas relacionadas a um ambiente Unix tradicional, há mais de uma maneira de fazer as coisas e a maioria dessas dicas também funcionaria para aqueles que usam OS X ou FreeBSD.

Isso significa que, uma vez que você aprenda o básico para visualizar arquivos na linha de comando, poderá se orientar em quase qualquer prompt Unix em que se encontrar.

Método 1: Visualizando um Arquivo de Texto Regular

A maneira mais fácil de visualizar qualquer arquivo de texto é digitar gato seguido pelo nome do arquivo. Se o arquivo for curto o suficiente, você verá o texto inteiro apenas exibido na tela. Caso contrário, ele começará a rolar para cima. Felizmente, em dispositivos modernos, você pode maximizar a janela do terminal para adicionar mais espaço. Mesmo com isso, porém, você pode fazer as coisas rolarem direto para fora da tela.

Nesse caso, digite Mais seguido pelo nome do arquivo. Isso irá paginar, de modo que você não verá mais nada do arquivo até que você pressione a barra de espaço, dando-lhe muito mais tempo para ler as coisas antes que desapareçam. Quando terminar, você pode apertar a tecla q para sair. Digitando mais -d seguido por um nome de arquivo fornecerá uma pequena linha de instrução útil e pressionando h obterá uma folha de ajuda adequada.

Você pode usar o comando Menos seguido pelo nome de um arquivo se quiser ter controle adicional sobre ele. Por exemplo, depois de usar o comando less, você pode rolar para frente e para trás em um arquivo de texto usando as teclas do cursor, as teclas Page Up / Page Down e também as teclas de atalho k / j vi.

Se você já usou o comando man para pesquisar a página de manual de um aplicativo de linha de comando, então você já sabe como usar menos, mesmo sem perceber, porque a maioria das distribuições usa menos para rolar pelas páginas do manual. Qualquer pessoa que conheça os gestos que eles usam no man pager deve experimentá-los menos, mas lembre-se de que você sempre pode pressionar a tecla h para obter uma tela de ajuda adequada também.

Usuários experientes de vi / vim podem achar isso um pouco estranho, já que esta parte do trimestre do movimento h / j / k / l, mas menos não exige que você se mova de um lado para o outro, então você se acostumará a isso bastante . Você sempre pode usar Ctrl + N ou Ctrl + E para avançar uma linha enquanto usa Ctrl + Y ou Ctrl + P para voltar. Se você notar, a tela de ajuda mostra que o CR avança uma única linha. Isso se refere a Carriage Return e à tecla Return do teclado.

Digite um / antes de qualquer termo para pesquisar em todo o documento e, em seguida, digite n para mover para a próxima instância ou Shift + N para mover para a anterior.

Embora não seja tão flexível quanto o grep, pode ser útil se você já estiver examinando um arquivo em menos e precisar encontrar algo.

Método 2: Visualizando Arquivos Especiais

Tipo menos -f seguido por um nome de arquivo para forçá-lo a abrir. Você poderia, digamos, usar sudo less -f / dev / sdb1 para realmente espiar o início do registro de inicialização de uma partição, embora você deva tomar cuidado extra ao fazer qualquer coisa com a conta sudo e os registros de inicialização.

Nós o usamos para examinar o registro de inicialização de um cartão microSDHC formatado em um tablet Android.

Você pode navegar pelo arquivo normalmente e apertar a tecla q quando quiser sair. Se você simplesmente tem um arquivo padrão em algum tipo de codificação estranha que gostaria de explorar, digite de -c seguido pelo nome do arquivo. Você pode rolar para cima na janela do terminal ou usar od -c fileName | grep menos para reduzir para menos se acontecer de ser muito longo. Isso lhe dará a chance de visualizá-lo, caso não consiga examiná-lo com nenhum outro programa, incluindo os gráficos. Se você invocar od sem nenhuma opção, ele imprimirá o arquivo como um fluxo de numerais octais como último recurso.

Método 3: Visualizando o Conteúdo de Arquivos Compactados

Às vezes, você terá um arquivo de texto compactado, que pode ler sem ter que descompactar primeiro. Você pode estar acostumado com o formato ZIP tradicional, que vem do ecossistema MS-DOS e, portanto, arquivos e também compactações. Se você tiver arquivos de texto dentro de um arquivo ZIP, precisará aumentá-lo antes de lê-los. No entanto, os algoritmos de compactação baseados em Unix permitem compactar um arquivo no local.

Se você tiver um arquivo de texto compactado chamado menorFile.gz, poderá usar zcat menorFile.gz para ver o conteúdo do arquivo na linha de comando. Você também pode digitar zmore ou zless em vez de zcat, que funcionam de forma idêntica a mais e menos comandos, mas oferecem suporte a arquivos de texto que foram compactados por meio do programa gzip.

Mais distribuições do Linux estão começando a usar o formato de arquivo xz, portanto, se você tiver um arquivo de texto compactado com este formato, basta adicionar xz à frente de qualquer comando de exibição de arquivo. Em vez de cat, cada vez mais você pode usar xzcat, xzless e xzmore. Da mesma forma, existem aplicativos de linha de comando bzcat, bzless e bzmore para aqueles que descobrem que têm arquivos de texto compactados usando o padrão bzip2.

Observe que você não conseguirá ler um arquivo de texto dessa maneira se ele tiver sido colocado em um arquivo tar ou cpio e depois compactado. Portanto, embora você possa ler menorFile.gz perfeitamente, ler menorFile.tar.gz ou menorFile.tgz não funcionaria da mesma maneira.