Como diminuir sua GPU para obter desempenho nos jogos

A indústria de jogos mudou drasticamente desde os últimos anos. Todos os anos, novos jogos são anunciados que são impressionantes tanto visualmente quanto esteticamente, mas requerem alta potência de GPU e CPU. Com isso dito, os entusiastas de jogos ficam com duas opções, atualizar seu hardware atual ou optar por overclock.



No entanto, overclocking ou mesmo novas GPUs - se pressionadas ao máximo - podem levar a altas temperaturas. Isso pode causar vários problemas, incluindo redução da vida útil do hardware, instabilidades de desempenho, ruído alto devido ao afogamento do ventilador na velocidade máxima e estrangulamento térmico.

Você deve estar se perguntando, o que devo fazer, certo? A resposta é simples, “ undervolting ”.



Com undervolting, você ganha toneladas de benefícios, mas surge a questão principal; como desviar sua GPU para obter desempenho nos jogos? Se você é um dos entusiastas de jogos curiosos, então você está no lugar certo. Então, sem mais delongas, vamos começar!



O que é Undervolting?

Para todos os iniciantes, undervolting é um processo simples de redução do consumo de tensão de sua GPU. Alta tensão / alimentação leva a um aumento da temperatura, o que pode reduzir ainda mais o desempenho quando regulado termicamente e, em alguns casos, pode até danificar a placa gráfica.



Embora undervolting seja uma maneira incrível de obter o máximo da sua placa, abusar dela pode causar sérios danos ao seu hardware. Mas hey, não se preocupe, é por isso que estamos aqui.

Como Undervolt sua GPU?

Agora que cobrimos nosso básico, vamos mergulhar direto em como você pode desviar sua GPU.

Pré-requisitos:



  1. MSI Afterburner (meu utilitário de overclocking favorito) que você pode baixar aqui: https://www.msi.com/page/afterburner
  2. GPU-Z (um utilitário dedicado a monitorar as temperaturas e o consumo da GPU, mas opcional, pois o MSI Afterburner oferece recursos semelhantes). Você pode baixá-lo aqui: https://www.techpowerup.com/download/gpu-z/

Depois de baixar o software necessário, siga as etapas para garantir que você não sobrecarregue sua GPU.

Etapa 1: inicialização

Esta etapa é a mais básica de todas. Tudo que você precisa fazer é abrir o MSI Afterburner e clicar nas configurações.

Clicar nas configurações do MSI Afterburner

Assim que estiver nas configurações, uma pequena janela aparecerá. Role um pouco para baixo até ver “Desbloquear monitoramento de tensão” e selecione essa opção.

Propriedades do MSI Afterburner

Depois disso, basta clicar em “OK”. Depois de fazer isso, um indicador de valor de tensão ficará visível, assim que o software for reiniciado.

Até agora, tudo bem, certo?

Etapa 2: brincar com a curva de tensão / frequência

Selecione os pontos amarelos para abrir a curva.

O verdadeiro processo de undervolting começa aqui. No MSI Afterburner, você pode clicar no botão ou pressionar CTRL + F para abrir o editor de curvas conforme mostrado abaixo.

Curva de tensão / frequência

Aqui, o eixo x mostra a tensão em milivolts (mV) e a frequência de exibição do eixo y em megahertz (MHz). A linha vermelha pontilhada, por outro lado, exibe a tensão da corrente e o valor da frequência de sua GPU.

Por exemplo, a 825 mV, minha GTX 1080 operará a 1664 Mhz. Se você aumentar a voltagem, sua GPU consumirá mais energia, levando ao aumento das temperaturas e potencial estrangulamento térmico.

Se você olhar mais de perto, verá caixas prateadas em formato de quadrado. Para alterar o valor da voltagem e a frequência, clique em uma das caixas prateadas com o mouse e arraste para cima ou para baixo para ajustar a configuração. Você pode diminuir a tensão selecionando as caixas quadradas e diminuir a frequência nessa tensão arrastando a caixa para cima ou para baixo.

Lembre-se de que não é recomendado aumentar a frequência da GPU muito alto ou diminuir a tensão abaixo de 200 mV. Essas configurações podem danificar sua placa ou travar seus aplicativos.

Para a estabilidade e segurança da minha placa de vídeo, vou manter minha tensão em 812 mV.

Etapa 3: ajuste fino

Depois de entender como funciona a curva de tensão / frequência, é hora de você fazer o ajuste fino do valor da tensão ponto a ponto.

Por exemplo, minha GTX 1080 executa 1664 MHz a 825 mV. Se formos para uma redução, minha GPU executará 1657 MHz a 812 mV. Alternativamente, você pode alterar o nível de frequência de 1657Mhz @ 812mV para 1667MHz @ 812mV, ou pode diminuir a frequência de 1657Mhz @ 812mV para 1645Mhz @ 812mV. Dessa forma, sua GPU não desperdiçará energia com quase nenhuma melhoria de frequência.

Depois de selecionar a tensão e a frequência desejadas, feche a curva e passe para a etapa quatro, para testar a estabilidade da GPU. Se tudo estiver definido, você pode avançar para o próximo ponto de tensão, que, na minha GTX 1080, é 800mV.

Se você encontrar algum problema, volte para a curva e diminua a frequência. Por exemplo, se você encontrar um problema com 1657 MHz a 812 mV, pode diminuir a frequência em 10 MHz a 1647 MHz a 812 mV. Dessa forma, você pode verificar qual configuração de voltagem e frequência funciona melhor para sua GPU.

Etapa 4: Verificar a estabilidade

Depois de selecionar a tensão mais baixa e ajustar a frequência nessa tensão, feche o “Editor de curva de tensão / frequência” e marque a marca de seleção presente no MSI Afterburner.

Unigine Heaven Benchmark para testar a estabilidade da GPU

Agora, execute qualquer benchmark e verifique a estabilidade de sua GPU.

Idealmente, você deve executar o benchmark por mais de 5 minutos para avaliar a estabilidade completamente. Se o jogo travar, volte para a etapa 3.

Etapa 5: restaurar as configurações (opcional)

Esta etapa é opcional. Se desejar voltar às configurações padrão de voltagem da GPU, você pode clicar neste botão para redefinir tudo.

Veredicto Final

Agora que você sabe como desviar sua GPU, pode obter desempenho máximo em níveis de tensão mais baixos. Embora frequência mais alta signifique melhor desempenho geral, a compensação não vale a pena se fizer com que sua GPU superaqueça.

O ponto ideal é onde você pode obter a frequência máxima com uma voltagem mais baixa. Dessa forma, sua GPU funcionará adequadamente mais rápido enquanto consome menos voltagem.

Então, o que você está esperando? Desvie suas GPUs para o conteúdo de seu coração e jogue ou se sua GPU não está funcionando de acordo com suas expectativas, mesmo depois de undervolting, então considere comprar uma nova GPU como esta GPUs RX 5700XT da AMD.