Como saber se você está usando SATA ou PATA no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os discos ATA paralelos tradicionais ainda existem, até certo ponto, junto com as unidades SATA. Você pode estar acostumado a chamar PATA pelo nome IDE ou uma série de outros nomes. Se você estiver executando uma máquina ativa, provavelmente não deseja abrir o gabinete apenas para ver que tipo de interface seu sistema está usando. Aqueles que têm certos tipos de tablets Linux e notebooks em miniatura podem nem mesmo ser capazes de abrir a caixa para ver o que está acontecendo dentro.



Felizmente, há um comando simples que permitirá que você saiba com qual tipo de dispositivo você está trabalhando. Na verdade, existem várias outras ferramentas que podem fornecer um pouco mais de informações sobre o disco, caso você esteja procurando por ele. Qualquer uma dessas ferramentas pode ser útil, dependendo de quais tarefas você espera realizar com seu sistema.



Método 1: usando o comando lspci

Embora não seja totalmente à prova de falhas, você pode usar uma única linha lspci simples para verificar se você tem um disco rígido SATA ou PATA. Este método nem sempre detecta o tipo de unidade que você tem, mas se o faz, sempre o faz instantaneamente e com um mínimo absoluto de brincadeiras. Ao contrário de muitos outros métodos, você também não precisa ter acesso administrativo de superusuário, o que o torna incrivelmente fácil de usar e o método goto para a maioria das pessoas que desejam aprender sobre seu disco rapidamente.



Abra um terminal pressionando Ctrl, Alt e T. Você também pode pesquisar a palavra Terminal no Ubuntu Unity Dash. Os usuários do KDE, LXDE e Xfce4 podem clicar no menu Aplicativos, apontar para Ferramentas do sistema e selecionar Terminal também. Quando estiver no prompt de comando, digite lspci | grep SATA; lspci | grep PATA e pressione Enter. Se você copiou esta linha, pressione Shift, Ctrl e V para colá-la ou clique no menu Editar na janela do terminal e selecione Colar. Você não terá seu atalho de colagem gráfico normal em um ambiente de prompt de comando.

Se tudo tiver funcionado, você terminou, porque recebeu uma mensagem que diz que tipo de disco rígido ou SSD você está usando, bem como o tipo de interface ao qual está conectado. Deve ler SATA ou PATA logo na descrição. Você provavelmente terá uma linha para o próprio disco e outra para a interface do controlador. Se isso é tudo que você está procurando, então você terminou porque você realmente encontrou o que estava procurando com um simples comando. Lembre-se de que a grande maioria dos discos mais recentes não usa o padrão mais antigo, mas você pode ver isso se estiver trabalhando com mais equipamentos antigos.



Há uma pequena possibilidade de você não ver nenhum dos termos porque o sistema apresenta sua unidade como algo que é mais exótico do que qualquer um desses dois padrões. Se for esse o caso ou se você preferir ter um despejo completo de informações sobre sua unidade, então continue lendo.

Método 2: usando o programa lshw

Antes de tentar o próximo método, lembre-se de que ele vai atirar uma tonelada de informações detalhadas em você. Isso o torna um pouco confuso no início, mas é perfeito se você precisa aprender sobre seu disco! No prompt, digite sudo lshw -class disk e pressione Enter. Você provavelmente não está acostumado a esperar um pouco para que programas de terminal como este sejam executados, mas vai demorar um pouco, pois ele coleta informações sobre o seu disco.

Provavelmente, você desejará rolar para cima e para baixo, porque se você tiver uma unidade óptica ou um disco rígido secundário, também terá uma boa visão sobre eles. Você receberá o número do produto, bem como a descrição do tipo de disco. Se você precisar solicitar peças ou algo parecido, pode copiar o número do produto e pesquisá-lo online para encontrar peças de reposição. Isso é ótimo para quem não quer ter que desligar o sistema para verificar o número exato do modelo.

Curiosamente, você pode descobrir que seu disco está marcado como uma unidade SCSI quando for um pouco duvidoso que você tenha um adaptador SCSI conectado à sua máquina. É simplesmente assim que sua distribuição Linux está emulando a interface como uma maneira conveniente de interagir com sua unidade. Se você vir uma linha que diz algo como “descrição: Disco ATA”, isso é realmente o que a sua unidade é. Você também pode ver informações sobre uma unidade óptica conectada, que você pode escolher ignorar neste ponto. Dito isso, você pode querer usar este comando no futuro para ler sobre o tipo de unidade óptica instalada, se houver alguma. Ele também pode detectar os discos que você conectou por meio da interface USB.

Método 3: usando o utilitário GNOME Disks

Se você tiver o aplicativo GNOME Disks instalado, poderá iniciá-lo procurando por ele no Ubuntu Unity Dash. Você pode clicar no menu Aplicativos, selecionar Acessórios e clicar em Discos, ou você pode desejar digitar gnome-disks no prompt do terminal. O padrão deve ser seu disco rígido principal ou SSD.

Olhar apenas para esta janela deve mostrar informações sobre particionamento e sistema de arquivos. Se desejar ver os dados SMART, mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione S ou clique no menu à direita e selecione Dados SMART e autotestes.

Você será tratado com mais uma bela página de informações sobre o disco que está usando. Isso é particularmente útil se você deseja verificar qualquer uma das condições de pré-falha e, possivelmente, receber um aviso sobre se o seu disco vai ou não falhar em breve. Este programa fornecerá muito mais informações do que até mesmo as outras duas opções, mas isso significa que você certamente desejará tentar os outros dois métodos primeiro, pois eles não exigem tanta rolagem.

4 minutos lidos