Como interromper o carregamento automático do TeamViewer no Linux

O TeamViewer é um aplicativo popular para quem deseja se conectar remotamente a diferentes estações de trabalho para trocar dados, mensagens e conversas com outros usuários. É um dos programas líderes no segmento Microsoft Windows para essa finalidade. Alguns usuários descobriram que podem usá-lo com sucesso com o Wine no Linux para obter o mesmo efeito. Embora seja sempre melhor fazer coisas com um aplicativo Linux nativo, se possível, o TeamViewer pode ser necessário ao tentar se conectar com outras pessoas que usam o Windows em suas próprias máquinas.

Um dos maiores problemas é que o TeamViewer carrega automaticamente, o que significa que ele iniciará o WineServer e vários outros processos com ele, dependendo da versão que você está usando. Você também não o encontrará na lista de Aplicativos de Inicialização, então você precisará seguir este truque especial para evitar que ele inicie sozinho quando você reiniciar o computador. Felizmente, algumas versões mais recentes do TeamViewer não precisam do Wine e de outras bibliotecas para serem executadas.

Método 1: Desativando o daemon de inicialização do TeamViewer 8

Abra um terminal de comando usando o método de sua preferência. Você provavelmente precisará trabalhar em um ambiente gráfico para isso, então segure Ctrl, Alt e Tab ou pesquise o terminal no Dash. Os usuários do LXDE podem querer iniciar o LXTerminal clicando no menu Ferramentas do sistema. Você também pode iniciar um no menu KDE ou no menu Whisker no Xfce4.

Quando estiver no prompt do usuário, digite sudo teamviewer –daemon disable e pressione a tecla Enter. Isso deve impedir que o programa inicie automaticamente, embora se já estiver em execução permanecerá assim. Você poderá iniciá-lo normalmente sozinho sempre que quiser, mesmo se este daemon estiver desligado. Assim que você reiniciar sua máquina, você verá que todos os processos ainda não foram iniciados com ela.

Método 2: processos de fechamento manual

Se você pode abrir um gerenciador de tarefas em seu ambiente de área de trabalho, talvez mantendo pressionado Ctrl + Alt + Del na forma do Windows NT, faça-o e procure o wineerver na lista.

Supondo que você não tenha nenhum outro programa em execução que possa ter iniciado o processo do WineServer, você pode clicar com o botão direito nele e encerrá-lo. O processo deve ter um caminho de diretório de / opt / teamviewer8 / tv_bin / wine / bin / wineerver ou algo semelhante, dependendo da versão do TeamViewer que você está usando. Você não quer interromper um processo com outra listagem de diretório, pois pode estar trabalhando com outro programa que usa o Wine. Basta passar o ponteiro do mouse sobre qualquer processo para ver o que é.

Método 3: Editando global.conf

Na linha de comando, digite e procure uma linha que leia o seguinte:

[int32] Always_Online = 1

Altere 1 para 0 e, em seguida, mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione O para salvar. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione X para editar. Reinicie o computador e o TeamViewer não deve iniciar automaticamente.

Método 4: Editando o arquivo de inicialização automática

Se nenhum desses processos funcionar, você vai querer digitar na linha de comando e procure por qualquer coisa chamada teamviewer ou wine. Se não houver nada lá, tente ls ~ / .config / autostart / * .desktop e dê uma olhada. Você pode usar rm para remover qualquer arquivo ofensivo, embora seja necessário digitar se você precisar remover algo deste diretório. Naturalmente, você terá que substituir o nome do arquivo se for diferente.

Se você preferir manter qualquer um desses arquivos, poderá editá-los digitando sudo nano e procure uma linha que diz:

X-GNOME-Autostart-enabled = true # desativa o autostart

Altere o valor para false, salve o arquivo e saia. Você não deve ter nenhum problema depois disso.