Como repetir um comando anterior na linha de comando no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Linux, assim como outros sistemas operacionais baseados em Unix como OS X e FreeBSD, usa o conceito de um superusuário root para manter a execução indesejada de código em um mínimo. O comando sudo (super user do) é necessário para executar comandos que exigem tal acesso quando um usuário está trabalhando atualmente em um shell de usuário padrão e não tem esses privilégios no momento. Isso deve ser digitado antes do comando e, em seguida, uma senha de conta deve ser inserida se não tiver sido executado anteriormente na mesma sessão de shell dentro de um determinado período de tempo.



Às vezes, você pode não se lembrar de que precisava usar o sudo antes de já ter emitido o comando e agora ter acesso a uma mensagem de erro. Você certamente não vai querer perder seu trabalho simplesmente porque se esqueceu de emitir o sudo modificado. Felizmente, um truque rápido impedirá que isso aconteça. Você pode executar um comando anterior como superusuário com ele. Este mesmo truque também pode ser usado sem privilégios de superusuário para simplesmente repetir um comando anterior que você deu.



Método 1: execute um comando anterior como superusuário

Suponha que você já esteja dentro de uma CLI que poderia estar em uma janela do emulador de terminal ou em um console virtual e suponha que você estava digitando um comando apenas para perceber que precisava usar o sudo para executá-lo. Assim que retornar ao prompt após a mensagem de erro, digite sudo !! e aprove sua senha. Isso executará exatamente o mesmo comando. No exemplo dado nas imagens aqui, o usuário tentou executar o programa de segurança de exibição, mas recebeu uma mensagem de erro. Eles então digitaram sudo !! e pressione return seguido da senha para executar o programa como se nada tivesse acontecido. Isso pode ser usado com qualquer comando com o qual você se esqueceu de usar o sudo.



cenário

Método 2: executar um comando anterior como usuário padrão

Se você simplesmente deseja executar o comando anterior uma segunda vez, simplesmente digite dois pontos de exclamação no prompt CLI e pressione Enter. O Bourne Again Shell irá então ecoar o código do comando anterior antes de executá-lo imediatamente uma segunda vez.

2 minutos lidos