Como fazer um circuito simples de alarme de incêndio?

Na atual estrutura e projetos de edifícios como bancos, postos de gasolina e escritórios, um alarme de incêndio é uma necessidade básica. Eles identificam o incêndio nas redondezas no estágio inicial, detectando fumaça ou calor e emitem um alerta que alerta os indivíduos sobre o incêndio e fornecem tempo adequado para tomar medidas de precaução. Não é apenas a causa para evitar que grandes perdas ocorram, mas às vezes salva muitas vidas apenas por detectar o incêndio e alertar as pessoas ao redor apenas soando um alarme. Neste artigo, estudaremos o método para construir um alarme de incêndio simples usando um 555 Timer IC. Ele detectará o incêndio e soará uma campainha.



Circuito de Alarme de Incêndio

Um termistor é o coração deste circuito. Este sensor será usado para detectar o incêndio. É um resistor muito sensível à temperatura. Isso significa que uma pequena mudança na temperatura causará uma grande mudança em sua resistência interna. Sua resistência é inversamente proporcional à temperatura. Isso significa que se a temperatura aumentar, a resistência diminuirá e quando a temperatura diminuir, a resistência aumentará. Um transistor NPN é usado como uma chave neste circuito.



Como projetar um circuito de alarme de incêndio?

Agora, como sabemos o resumo principal deste projeto, vamos dar um passo à frente e reunir mais algumas informações como a lista de componentes e o funcionamento do circuito, para fazer o produto final.



Etapa 1: Coletando os componentes

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. Uma lista de componentes que vamos usar neste projeto é fornecida abaixo:



  • NE555 timer IC
  • Transistor BC-547
  • 10k termistor
  • Resistor de 1k-ohm
  • Resistor de 100k ohm
  • Resistor de 4,7 k-ohm
  • Potenciômetro de 1M ohm
  • Capacitor 1uF
  • Buzzer
  • Veroboard
  • Fios de conexão
  • Bateria 9V

Etapa 2: Funcionamento do circuito

Pin1 do 555 Timer IC é o pino terra. Pin2 do temporizador IC é o pino do gatilho. o segundo pino do Timer IC é conhecido como Trigger Pin. Se este pino estiver conectado diretamente ao pino 6, ele funcionará no modo Astable. Quando a tensão neste pino cair abaixo de um terço da entrada total, ele será acionado. Pin3 do temporizador IC é o pino para onde a saída é enviada. Pin4 do 555 Timer Ic é usado para fins de reinicialização. Ele é inicialmente conectado ao terminal positivo da bateria. Pin5 do temporizador IC é o pino de controle e não tem muito uso. Na maioria dos casos, ele é conectado ao terra por meio de um capacitor de cerâmica. Pin6 do temporizador IC é nomeado como o pino de limiar. os pinos 2 e 6 estão em curto e conectados ao pino 7 para fazê-lo operar no modo Astable. Quando a tensão deste pino fica maior que dois terços da alimentação da rede elétrica, o Timer IC voltará ao seu estado estável. Pin7 do Timer IC é usado para fins de descarga. O capacitor recebe o caminho de descarga por meio desse pino. Pin8 do temporizador Ic está diretamente conectado ao solo.

Aqui, o 555 Timer IC é usado no modo Astable. Neste modo, um som oscilante será produzido pela campainha. Portanto, como este circuito está funcionando no modo astável, os resistores R1 e R2 são usados ​​para carregar o capacitor C1. O processo de carregamento continuará até que a tensão seja 2/33 Vcc. Em seguida, ele começará a descarregar através de R2, até que a tensão alcance 1/3 Vcc. o pulso é gerado de forma que, enquanto o capacitor está carregando, o pino 3 de saída do IC do temporizador 555 permanece ALTO. Este pino vai para o estado OFF quando este capacitor está descarregando. Um buzzer é conectado ao pino 3 de saída do 555 Timer IC. A campainha irá produzir um som de bipe quando o pino de saída 3 estiver alto e permanecerá em silêncio quando o pino de saída 3 estiver no estado DESLIGADO. A frequência gerada no pino de saída do temporizador IC pode ser ajustada definindo o valor de R1 ou C.

Etapa 3: montagem dos componentes

Agora, como conhecemos as principais conexões e também o circuito completo do nosso projeto, vamos seguir em frente e começar a fazer o hardware do nosso projeto. Uma coisa deve ser mantida em mente que o circuito deve ser compacto e os componentes devem ser colocados tão próximos.



  1. Pegue um Veroboard e esfregue sua lateral com o revestimento de cobre com um raspador.
  2. Agora coloque os componentes com cuidado e feche o suficiente para que o tamanho do circuito não se torne muito grande
  3. Faça as conexões com cuidado usando o ferro de solda. Se algum erro for cometido ao fazer as conexões, tente dessoldar a conexão e soldá-la novamente de forma adequada, mas no final, a conexão deve ser apertada.
  4. Depois de feitas todas as conexões, faça um teste de continuidade. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) no caminho escolhido.
  5. Se o teste de continuidade for aprovado, significa que o circuito está feito adequadamente conforme desejado. Agora está pronto para ser testado.
  6. Conecte a bateria ao circuito.

O diagrama de circuito deste projeto é dado abaixo:

Diagrama de circuito

Etapa 4: Teste

O diagrama de circuito deste projeto pode ser visto na seção acima. O termistor permanecerá em 10k-ohm quando não houver fogo. Nesse caso, como haverá tensão suficiente no emissor-base do transistor, o transistor permanecerá no estado LIGADO. SO, o pino de reset do 555 Timer IC será conectado ao terra porque o transistor está no estado ON. Neste estado com o pino de reinicialização conectado ao terra, o 555 Timer IC não funcionará.

Agora, quando o termistor é colocado perto do fogo. O fogo fará com que sua resistência diminua. Com a diminuição dessa resistência, a tensão de base do transistor diminui. O transistor eventualmente será DESLIGADO quando a tensão de base diminuir sua tensão operacional. Assim que o transistor é desligado, o pino de reset do CI do temporizador é conectado ao terminal positivo da bateria. Assim que o pino de reinicialização for LIGADO, a campainha produzirá um som de bipe.

Para ligar um transistor, uma queda de 0,7 V é necessária. Assim, para fazer o circuito funcionar de acordo com nossa vontade, temos que ajustar a resistência do potenciômetro. Portanto, para ajustar este valor, primeiro interrompa a conexão do termistor com o circuito principal e, a seguir, gire o botão do potenciômetro. Como o potenciômetro está aterrado neste momento, gire-o até que a campainha toque. Neste ponto, a campainha começará a produzir o som de bipe, mesmo se um pouco de resistência for reduzida. Agora conecte o termistor de volta ao seu lugar.