Como corrigir 'O componente opcional WSL não está ativado. Habilite-o e tente novamente 'Erro no Ubuntu?

Ubuntu é uma distribuição baseada em Linux totalmente gratuita e de código aberto. O programa também oferece suporte para Windows 10 e é usado por muitas pessoas para fins de desenvolvimento de software. No entanto, recentemente, muitos relatórios têm chegado onde os usuários não conseguem usá-lo e o erro “T O componente opcional WSL não está ativado. Habilite-o e tente novamente ”É visto ao tentar fazer isso.

“O componente opcional WSL não está habilitado. Ative-o e tente novamente ”Mensagem de erro

O que causa “O componente opcional WSL não está habilitado. Habilite-o e tente novamente ”Erro no Ubuntu?

Depois de receber diversos relatórios de vários usuários, decidimos investigar o problema e criar um conjunto de soluções para corrigi-lo e erradicá-lo completamente. Além disso, investigamos o motivo pelo qual esse problema foi acionado e o listamos da seguinte maneira.

• Componente desativado: Como a mensagem de erro indica, o erro é acionado se o subsistema do Windows para Linux estiver desativado. O subsistema do Windows para Linux é um recurso muito importante e precisa ser habilitado para que o Ubuntu funcione corretamente no Windows 10, pois fornece todas as configurações e distribuições importantes necessárias para o Ubuntu funcionar corretamente.

Agora que você tem uma compreensão básica da natureza do problema, seguiremos em direção às soluções. Certifique-se de implementar as soluções com cuidado, a fim de evitar conflitos.

Método 1: Ativando WSL por meio do painel de controle

Existem alguns métodos que podemos aplicar para corrigir o problema. No entanto, nesta etapa, tomaremos o caminho mais fácil e habilitaremos o WSL por meio do Painel de Controle. Por isso:

1. pressione 'Janelas' + ' R ”Simultaneamente para abrir o prompt Executar.
  2. Digitar ' Ao controle Painel ”E pressione“ Mudança '+' Ctrl '+' Entrar ”Para fornecer privilégios administrativos.

Digitando em “Painel de Controle” e pressionando “Shift” + “Ctrl” + “Enter” para fornecer privilégios administrativos

3. Clique no ' Visão De ”Opção e selecione“ Pequeno Ícones '

Clicar em “Exibir por” e selecionar “Ícones pequenos”

4. Clique no ' Programas e Características ”Opção.
  5. Selecione os ' Liga ou desliga características das janelas ”Opção no painel esquerdo.
  6. Role para baixo e selecione “ Subsistema Windows para Linux '

Marcando a opção “Subsistema Windows para Linux” ”

7. Clique em ' Está bem ”Para habilitar o recurso.
  8. Verifica para ver se o problema persiste.

Solução 2: Ativando WSL por meio do PowerShell

Também podemos habilitar o recurso WSL usando o prompt de comando. Portanto, nesta etapa, implementaremos um comando no prompt de comando para habilitar o recurso WSL. Por isso:

1. Pressione ' janelas '+' R ”Simultaneamente para abrir o prompt Executar.
  2. Digitar ' Powershell ”E pressione“ Mudança '+' Ctrl '+' Entrar ”Para fornecer privilégios administrativos.
  3. Digite o seguinte comando e pressione “ Entrar '
    Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
  4. Esperar para que o comando seja executado e verifique se o problema persiste.

Habilitando WSL