Como verificar a temperatura da CPU ‘Core by Core’ no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode estar acostumado a usar ferramentas gráficas sofisticadas para verificar a temperatura do computador em outros sistemas operacionais, mas na verdade não vai precisar de nada tão inchado quando estiver usando o Linux. Se você está cansado de bisbilhotar nos painéis de controle do administrador para temperatura e voltagem da CPU, então você terá uma grande surpresa. Existe um comando de uma única palavra no Linux que permite verificar a temperatura do computador quase sem esforço.



É um aplicativo de terminal, então você precisará trabalhar em uma linha de comando. Segure Ctrl, Alt e T para abrir um gráfico. Você também pode pesquisar a palavra terminal no Ubuntu Dash ou clicar no menu Aplicativos, apontar para Ferramentas do Sistema e clicar em Terminal. Você não terá que executar nada disso como usuário root, então sua conta de usuário normal funcionará perfeitamente bem.



Método 1: verificar a temperatura do computador com o aplicativo de sensores

No prompt, digite a palavra sensores e pressione Enter. Você receberá uma leitura rápida da temperatura geral de sua CPU, bem como da temperatura dos núcleos individuais. Observe que, muito provavelmente, as informações começam com a frase acpitz-virtual-0 quando você não tem nenhum dispositivo com esse nome anexado ao seu sistema. Isso confunde muitos usuários que nunca usaram o aplicativo de sensores para verificar a temperatura do computador antes.



Este é o primeiro dispositivo de saída do sensor de zona térmica ACPI que o kernel do Linux detectou. É basicamente um nome para o termômetro que fornece a saída que você está procurando, então você pode ignorá-la com segurança. Se você tiver sensores adicionais instalados, poderá ver mais deles, que poderá ignorar novamente sem qualquer repercussão.

O que você deve observar é a linha ao lado de qualquer um dos rótulos principais. Supondo que você tenha um sistema dual-core, então você terá uma linha que diz Core 0 e outra que lê Core 1. Como os sistemas de contagem de computador começam com o número 0, o Core 0 é na verdade o primeiro núcleo de CPU que você tem e o Core 1 é o segundo. Os sistemas quad-core e superiores terão mais núcleos listados em suas próprias linhas separadas. Você pode ver uma lista completa deles se estiver executando algum tipo de servidor ou, alternativamente, se você for um jogador hardcore que possui algum tipo de PC top de linha.



O primeiro número, após um único símbolo +, é a temperatura atual. Você receberá a temperatura mais alta registrada durante a sessão, bem como o limite crítico para quando sua CPU esquentar demais. Todas essas informações custam apenas uma única palavra na linha de comando. É realmente fácil verificar a temperatura do computador. Não poderia ser mais simples do que isso, e você pode não querer usar nenhuma ferramenta gráfica novamente depois de tentar. Embora você possa não ser um fã do terminal no momento, pelo menos experimente este comando. É muito mais fácil do que usar qualquer alternativa gráfica.

Método 2: verificar a temperatura do computador em Fahrenheit

Os programadores Linux em países que usam a escala Fahrenheit geralmente preferem usar essa escala de temperatura para medir o calor da CPU também. Felizmente, o aplicativo de sensores permite que você mude para Fahrenheit sem a necessidade de fazer nenhuma conversão. Tipo sensores -f e pressione Enter para ter a mesma saída exata do comando original que você deu, mas com todas as temperaturas escritas em Fahrenheit.

Como você mudou a saída para Fahrenheit, você notará que os valores altos e críticos também mudaram. Isso dá a você a capacidade de comparar a temperatura atual com eles nesta escala, sem fazer nenhuma matemática complicada. Considerando que requer apenas uma opção adicional, você pode considerar este comando um dos mais fáceis também

A propósito, você vai querer ter certeza de que a temperatura nunca ultrapasse o limite crítico. Se você achar que sua máquina está sempre muito quente, você deve evitar que serviços desnecessários sejam inicializados. Limpe a poeira de todos os orifícios do ventilador e verifique se todos os ventiladores estão girando corretamente. Nunca coloque laptops ou ultrabooks em superfícies macias, como um edredom, que pode entupi-los. Você nunca vai querer correr na luz do sol também. Se você gosta de jogos hardcore ou trabalho de multimídia e fez overclock da CPU, também pode desfazer isso para reduzir a pressão se os sensores continuarem mostrando muito calor em excesso.

3 minutos lidos