HDMI vs DisplayPort – Qual conector usar com meu monitor

Quando se trata de conectores de vídeo, há muitas opções disponíveis. Até alguns anos atrás, o conector VGA era o líder de mercado. Mas, esses conectores atingiram seu ponto de saturação e foram substituídos por HDMI no início de 2010. O DVI também foi introduzido como uma tecnologia competente para VGA, mas foi lentamente eliminado. Atualmente, as conexões HDMI e DisplayPort são as mais populares, com a última atraindo muita atenção dos fabricantes de placas gráficas. TVs e consoles ainda dependem de conexões HDMI. Mas qual é o melhor e qual você deve escolher para o seu computador de jogos agora que inclui portas para esses dois conectores?

HDMI 2.0a vs DisplayPort 1.4: as revisões mais populares

O HDMI 2.0a não é a revisão mais recente, mas a mais popular amplamente usada atualmente. Foi uma pequena atualização em relação ao HDMI 2.0 e adicionou suporte para HDR10, permitindo assim que os usuários desfrutassem de conteúdo de alta faixa dinâmica e Dolby Vision. HDMII 2.0a tem sido o padrão popular nos últimos cinco anos, e quase todas as TVs 4K modernas desse período usam uma conexão HDMI 2.0a.

O HDMI 2.1 foi introduzido recentemente e aumentou os recursos da conexão HDMI para uma resolução de 8K. Esta revisão também pode ser usada para resoluções de potência de até 10K. Tanto a Nvidia quanto a AMD adicionaram suporte para HDMI 2.1 em suas últimas séries de GPUs RTX 30 e RX 6000.

Display Port 1.4 é a revisão DP mais popular. Foi lançado em 1 de março de 2016 e trouxe suporte para 8K 60Hz e suporte para conteúdo de alta definição (HDR10). O DP 1.4 também foi a primeira vez que um DisplayPort pode ser usado para áudio e vídeo, embora muitos monitores ainda não utilizem esse recurso. O suporte de áudio também exige que os usuários baixem drivers e softwares adicionais, tornando-o um recurso impopular.

O DisplayPort 2.0 é a revisão mais recente do DP e leva os recursos para saída de vídeo de 16K a 60Hz. Ele também suporta dois monitores 8K e até três monitores 4K a 144Hz. O DP 2.0 foi lançado no final de 2020 e, após as interrupções causadas devido à pandemia, não vimos uma adoção generalizada até o momento.

HDMI vs DisplayPort: qual você deve escolher hoje?

Fica claro a partir da discussão acima que o HDMI é a opção mais viável a partir de agora. As placas de vídeo mais recentes suportam HDMI 2.1, e os monitores que suportam este conector começarão a chegar muito em breve. A conexão HDMI 2.1 é muito mais capaz em comparação com o DisplayPort 1.4, e não veremos hardware compatível com DisplayPort 2.0 antes do final de 2022.

Os jogadores preferiram o DisplayPort 1.4 ao HDMI 2.0 porque era rico em recursos e poderia fornecer imagens mais nítidas em taxas de quadros mais altas. Os fabricantes também preferem o DisplayPort ao HDMI porque o primeiro não é um conector proprietário de algumas empresas. Assim, os fabricantes não precisavam gastar dinheiro com o pagamento de royalties.

Consoles e TVs usaram HDMI 1.4 porque são relativamente mais baratos de fabricar e possuem todos os recursos exigidos por um player de console.