CORREÇÃO: Erro de atualização de aniversário do Windows 10 0x1900101-0x30018 “FIRST_BOOT Phase”

Erro 0x1900101-0x30018 é um erro aleatório que ocorre durante a atualização do sistema operacional Windows com a nova atualização de aniversário. A causa ainda é desconhecida para os usuários regulares e pode aparecer devido a uma série de problemas.

Como a atualização de aniversário é relativamente nova, espera-se que esse erro seja resolvido em compilações futuras. No entanto, ainda existem usuários que enfrentam esse problema ao atualizar de compilações anteriores, e não parece haver um padrão de quem e por que terá esse problema.

Se você é um daqueles usuários que está lutando com esse problema e gostaria de ter os melhores e mais recentes da Microsoft, há algumas coisas que foram relatadas para funcionar e resolver esse problema, então você pode ir em frente e experimentá-las para resolver este problema por si mesmo.

0x1900101-0x30018

Método 1: desative seu antivírus ou qualquer outro programa de firewall de terceiros

Os programas de segurança em seu PC costumam apresentar problemas com as atualizações. Os programas antivírus geralmente lutam e obtêm alarmes falsos, e isso acontece muito com o Windows 10, pois ele depende de atualizações regulares para se manter em forma.

Com a maioria das soluções antivírus populares, a maneira de desabilitar o antivírus é localizando-o na barra de tarefas. Depois de localizar o ícone do seu antivírus, clique com o botão direito. No menu suspenso, selecione desabilitar e tente atualizar seu sistema operacional agora.

Se você não deseja desativá-lo, e talvez não queira ter esse problema no futuro, a melhor coisa que você pode fazer é abrir uma exceção nas configurações do antivírus para que no futuro não haja problemas. Isso geralmente é encontrado no Configurações e Exceções menu do seu antivírus, mas alguns aplicativos específicos podem tê-lo diferente. Se você não conseguir encontrar, verifique o site do seu antivírus, pois pode haver instruções de como fazer isso lá.

Método 2: tente atualizar o PC usando um cabo

Muitas vezes, durante o download via conexão sem fio, o laptop e, em alguns casos, o computador desktop (ao usar uma antena de terceiros ou usar a antena interna), a internet se desconecta por um segundo e as atualizações falharão. A conexão sem fio não é tão estável quanto a conexão por cabo. Sugerimos que você desligue sua conexão sem fio e tente executar a atualização novamente com um cabo Ethernet e veja se funciona.

Método 3: desconecte todos os dispositivos USB conectados, exceto o mouse, monitor (se externo) e teclado

Drivers de terceiros geralmente causam mal-entendidos no sistema operacional, especialmente no firewall ou em qualquer programa antivírus. Isso pode atrapalhar as atualizações ao baixá-las ou instalá-las. Isso pode ser causado por mouses, teclados, webcams etc., que usam drivers apropriados que podem interferir no download de suas atualizações. A melhor coisa a fazer neste caso é desligar todos os dispositivos de que você realmente não precisa durante a atualização e tente executá-lo novamente.