Corrija o erro ‘A Internet pode não estar disponível’ em dispositivos Android

O ' Internet pode não estar disponível ”O erro no Android é mostrado sempre que o usuário se conecta à internet e isso geralmente é causado por um erro nas configurações de rede que o celular está usando para se conectar à internet. Também pode ser causado por configurações de DNS incorretas.

Internet pode não estar disponível

O que causa o erro “A Internet pode não estar disponível” no Android?

Descobrimos que as causas subjacentes são:

• DHCP: No modo de conexão DHCP, o telefone detecta automaticamente certas configurações e as usa para se conectar à Internet. No entanto, isso às vezes pode falhar e o telefone pode não conseguir detectar automaticamente as configurações adequadas.
  • Configurações de DNS: As configurações de DNS são cruciais para estabelecer uma conexão com um site. Agora, existem muitos servidores DNS que você pode usar para se conectar a um site e, se esses servidores DNS forem bloqueados pelo site, a conexão também será bloqueada.
  • Atualizações: Em alguns casos, o telefone pode ter atualizações importantes que precisam ser instaladas antes que a conexão Wifi seja estabelecida novamente.
  • Interferência do aplicativo: É possível que outro aplicativo esteja interferindo na funcionalidade Wifi do celular devido ao qual o erro está sendo acionado. Alguns aplicativos podem se tornar invasores e causar esse erro.
  • Configuração errada: Quando você se conecta a um roteador Wifi, ele atribui a você um endereço IP específico e certas configurações de DNS. Por padrão, esta configuração é definida para executar a conexão Wifi no modo “DHCP”, o que significa que o endereço IP não permanece o mesmo e está sempre mudando. As configurações tornam-se inválidas se o endereço IP mudar devido ao qual o roteador não permite que você se conecte ao Wifi. Determinadas configurações de DNS e IP precisam ser alteradas para alterar esse problema.

Antes de proceder: Certifique-se de esquecer a rede Wifi uma vez e reinicie o telefone.

Solução 1: Alterar o modo DHCP

Uma vez que o erro é causado por causa do detecção incorreta das configurações de Wifi, iremos alterar manualmente algumas configurações e, em seguida, verificar se corrige o problema. Por isso:

1. Arraste para baixo o painel de notificações e clique no ícone de configurações.
  2. Selecione os “Wireless e Redes” opção e clique em 'Wi-fi'.
  3. Pressione e segure a conexão wi-fi à qual você está tentando se conectar.
  4. Selecione os “Modificar Rede” botão e clique no “Mostrar opções avançadas” botão.

Manter pressionado o Wifi ao qual estamos conectados e tocar na opção Modificar rede

5. Clique no “Configurações de IP” opção e selecione a 'Estático' opção.

Selecionando “Estático” nas configurações de IP

6. Navegue para baixo e clique no “DNS Opção de 1 ″.
  7. Digitar '8.8.8.8' como o primeiro endereço DNS e, em seguida, clique no “DNS 2 ”Opção.
  8. Digitar '8.8.4.4' como o segundo DNS Endereço.
  9. Clique em 'Salve ' e tente se conectar ao Wifi.
  10. Verifica para ver se o problema persiste

Solução 2: Verificar atualizações

Em alguns casos, uma atualização disponível pode estar impedindo que você seja capaz de se conectar a um Rede Wifi . Portanto, é recomendável ligar os dados móveis e prosseguir com a solução abaixo.

1. Arraste para baixo o painel de notificações e clique no 'Configurações' ícone.

Arrastando para baixo o painel de notificações e tocando na opção “Configurações”

2. Role para baixo, clique no 'Sistema' opção e selecione a 'Atualização de software' botão.

Tocar na opção “Atualizações de software”

3. Clique no “Verificar atualizações” botão e espere o celular concluir o processo de verificação.
  4. Clique no 'Baixar e instalar' botão assim que estiver disponível.
  5. Esperar para que a atualização seja baixada e instalada.
  6. Verifica para ver se o problema persiste.

Solução 3: limpar a partição do cache

É possível que o cache esteja armazenado por um determinado aplicativo pode estar impedindo o Wifi de ser capaz de se conectar. Portanto, nesta etapa, limparemos a partição do cache. Por isso:

1. Pressione e segure o 'Poder' botão e selecione o 'Desligar' botão para desligar o seu celular.
  2. Pressione e segure o 'Poder' + 'Volume Baixa' botão para ligá-lo.

Orientação do botão

3. Aguarde até que o celular seja ligado e o logotipo seja exibido.
  4. Deixe o 'Poder' botão no logotipo dos desenvolvedores móveis e o 'Volume baixo' botão quando o “Logotipo do Android” é exibido.
  5. Use o 'Volume baixo' tecla para navegar para baixo na lista e destacar o “Limpar partição de cache” opção.

Destacando a opção Limpar partição de cache e pressionando o botão liga / desliga

6. Use o 'Poder' para selecionar a opção e esperar que o cache seja limpo.
  7. Depois de limpar o cache, realce e escolha o “Reinicializar” opção e espere que o telefone seja reiniciado.
  8. Verifique se o problema persiste após a reinicialização.

Solução 4: modo de segurança

Em alguns casos, um aplicativo ou serviço de segundo plano pode estar impedindo que o telefone acesse o Wifi. Portanto, nesta etapa, lançaremos o telefone no modo de segurança para corrigir esse problema. Por isso:

1. Pressione e segure o 'Poder' botão.
  2. Pressione e segure o 'Desligar' opção quando é exibida.

Clicar no botão Desligar

3. Selecione os “Lançar em modo de segurança” opção.

Tocar na opção “Modo de segurança” para iniciar o dispositivo no modo de segurança

4. O telefone agora será reiniciado, Verifica se o Wifi se conectar no modo de segurança.
  5. Se isso acontecer, comece possibilitando os aplicativos um por um e verifique qual deles faz o erro voltar.
  6. Ou excluir a aplicação problemática ou Atualizar isso para corrigir esse problema.