Correção: a seleção de inicialização falhou porque um dispositivo necessário está inacessível



  1. Inicialize no computador sem a unidade de recuperação e verifique se o erro ainda persiste.

Solução 3: redefinir o BIOS

Esta solução será útil para usuários que tentaram acessar a BIOS seguindo as instruções acima, mas simplesmente não conseguiram fazer nenhum progresso com os métodos acima. Como o título sugere, a remoção desta bateria fará com que todas as configurações de inicialização e outras configurações do BIOS sejam redefinidas para seus padrões, o que ajudou muitos usuários a resolver o problema de inicialização

  1. Abra a caixa do computador e encontre a bateria na placa-mãe do computador. Se você não conseguir localizar a bateria CMOS, consulte a placa-mãe ou a documentação do computador. Você também pode navegar na Internet ou entrar em contato com o fabricante do computador para obter assistência adicional para localizá-lo.

Nota : Com alguns computadores, pode ser necessário desconectar cabos, remover unidades ou remover outras partes do PC para obter acesso total à bateria CMOS.





  1. Se o seu computador estiver usando uma bateria de célula tipo moeda, remover a bateria é relativamente simples. Use os dedos para agarrar a borda da bateria e puxe-a para cima e para fora do soquete segurando-a no lugar. Algumas placas-mãe têm um clipe que mantém a bateria para baixo e pode ser necessário movê-lo para cima para retirá-la.
  2. Deixe-o ser removido por 10 minutos, coloque-o de volta e tente inicializar no BIOS seguindo as etapas na solução acima. Tente fazer o mesmo e verifique se o Windows agora inicializa normalmente.

Solução 4: Desative a opção Quick POST na BIOS

A opção Quick POST ou Quick Boot, localizada nas configurações do BIOS, permite que você acelere um pouco o processo de inicialização. Existem certos testes que são executados toda vez que você inicializa o computador. Todos esses testes de sistema não são necessários toda vez que você inicializa e podem ser desligados para economizar tempo e é isso que o Quick POST faz. Aqui está como desativá-lo.



  1. Ligue o PC novamente e tente inserir as configurações do BIOS pressionando a tecla BIOS quando o sistema estiver para iniciar. A chave do BIOS normalmente é exibida na tela de inicialização, dizendo “Pressione ___ para entrar na configuração”. ou algo semelhante a isso. Existem outras chaves também. As teclas normais do BIOS são F1, F2, Del, etc. Observe que você terá que ser rápido, pois a mensagem desaparecerá muito rápido, o que significa que você terá que reiniciar novamente.

  1. A configuração que você precisa desativar geralmente está localizada na guia Boot, que pode ter um nome diferente dependendo do fabricante. Outra alternativa é localizá-lo na tela geral ou na guia Advanced BIOS Features. A configuração é chamada Quick Power On Self Test ou Quick Boot. Depois de localizar as configurações corretas, defina-o como Desligado ou Desativado.

  1. Outra configuração que pode causar o problema para você seria a mudança do modo SATA para AHCI. A opção SATA que você precisará alterar está localizada em várias guias nas ferramentas de firmware do BIOS feitas por diferentes fabricantes e essas não são uma regra geral sobre onde a configuração deve ser localizada. Geralmente, está localizado na entrada Dispositivos integrados, Periféricos integrados ou mesmo simplesmente na guia Avançado. Não importa o que aconteça, o nome da opção é operação SATA.
  2. Depois de localizar as configurações corretas, mude de IDE ou qualquer outra opção para AHCI. AHCI é a opção mais razoável para o processo de instalação de novas atualizações ou upgrade. Se a configuração foi definida como AHCI para começar, tente alterá-la para qualquer outra coisa, pois há casos em que qualquer alteração produziu ótimos resultados! Às vezes, a configuração RAID ON funciona melhor.



  1. Navegue até a seção Exit e selecione Exit Saving Changes. Isso continuará com a inicialização do computador. Certifique-se de tentar inicializar o computador novamente.

Solução 5: use o reparo de inicialização

O Reparo de Inicialização praticamente lida com esses tipos de problemas e pode ser acessado usando a mesma unidade de recuperação usada antes. No entanto, esse método deve ser implementado pelo menos três vezes, conforme sugerido por especialistas do setor, para ter certeza de que funciona ou não. Boa sorte!

  1. Insira a unidade de instalação que você possui ou que acabou de criar e inicialize o computador. As etapas a seguir são diferentes de um sistema operacional para outro, portanto, siga-as de acordo:
  • WINDOWS XP, VISTA, 7: A Instalação do Windows deve abrir solicitando que você insira o idioma preferido e as configurações de hora e data. Insira-os corretamente e escolha a opção Reparar seu computador na parte inferior da janela. Mantenha o botão de opção inicial selecionado quando solicitado com Usar ferramentas de recuperação ou Restaurar o computador e clique na opção Avançar. Escolha Reparo de inicialização (a primeira opção) quando solicitado com a seleção Escolha uma ferramenta de recuperação.
  • WINDOWS 8, 8.1, 10 : Você verá uma janela Escolha o layout do teclado, então escolha o que deseja usar. A tela Escolha uma opção será exibida, então navegue até Solução de problemas >> Opções avançadas >> Reparo de inicialização

  1. Siga as instruções na tela para prosseguir com o reparo de inicialização. Após a conclusão da ferramenta, reinicie o computador e verifique se está inicializando com êxito.
8 minutos lidos