Correção: Erro 'Um driver não pode ser carregado neste dispositivo' no Windows

A mensagem de erro 'Um driver não pode ser carregado neste dispositivo' aparece quando os usuários tentam reiniciar o computador após instalar a atualização mais recente do Windows 11. O código de erro também informa que determinada configuração de segurança no Windows está detectando o driver iqvw64e.sys como vulnerável e, para carregar o driver, você deve editar as configurações de segurança.

Abaixo, dê uma olhada nos métodos de solução de problemas para tentar se isso acontecer. Sugerimos que você leia todas as soluções primeiro para entender o que pode estar causando o problema no seu caso. Uma vez feito, prossiga com o melhor método de solução de problemas que se adapte à sua situação.

1. Desative a integridade da memória

O recurso de integridade de memória do Windows às vezes é chamado de HVCI (Hypervisor-protected Code Integrity), o que dificulta a invasão de malware pelo computador por meio de drivers de baixo nível.

Embora este seja um ótimo recurso de segurança, ele precisa do suporte do hardware e da compatibilidade do driver de hardware, o que o torna menos adequado para dispositivos de usuários individuais. Funciona melhor no ambiente corporativo. Muitos programas de software pessoais podem não funcionar corretamente quando esta função está habilitada. A integridade da memória não é necessária para usuários individuais, portanto, você deve desativá-la.

Aqui está como você pode proceder:

1. Digite Core Isolation na área de pesquisa da barra de tarefas e clique em Abrir .
  2. Na janela a seguir, vá para o Integridade da memória seção e desativá-lo.
      Desative a alternância de integridade da memória

Depois que o recurso estiver desabilitado, feche o aplicativo Configurações e verifique se o erro foi resolvido.

2. Desinstale a atualização KB4023057

O problema começa depois que os usuários instalam a atualização KB4023057 em seu sistema Windows 11. Se você não se sentir à vontade para desabilitar o recurso de integridade de memória, basta desinstalar a atualização instalada e ver se isso faz diferença.

Aqui está como você pode fazer isso:

1. Imprensa Ganhar + R para abrir Executar.
  2. Modelo ao controle no campo de texto de Executar.
  3. Na janela a seguir, clique em Programas .
      Escolha programas no painel de controle

4. Escolher Ver atualizações instaladas do painel esquerdo.
      Verifique as atualizações instaladas no sistema

5. Agora você deve ver uma lista das atualizações disponíveis no sistema.
  6. Clique com o botão direito do mouse na atualização KB4023057 e escolha Desinstalar no menu de contexto.
      Desinstale a atualização selecionada

7. Feito isso, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

3. Atualize o driver

Como o problema é causado por driver incompatível, outra correção que você pode tentar é atualizar o driver para a versão mais recente. As atualizações do driver estão disponíveis no aplicativo Configurações do sistema. Se o aplicativo Configurações não funcionar, você também pode usar o Gerenciador de dispositivos para instalar manualmente as atualizações de driver.

Siga estas etapas para usar o aplicativo Configurações para atualizar o driver:

1. aperte o Ganhar + EU teclas juntas para abrir Configurações.
  2. Escolher atualização do Windows do painel esquerdo.
  3. Vá para o lado direito da janela e escolha Opções avançadas .
      Escolha opções avançadas no painel direito

4. Agora, escolha Atualizações opcionais e, em seguida, expanda o Atualizações de drivers seção.
  5. Localize o driver problemático e marque a caixa associada a ele.
  6. Clique no Baixe e instale botão e aguarde a conclusão do processo.
      Clique no botão Baixar e instalar

7. Feito isso, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Caso a atualização do driver via Configurações do Windows não funcione, veja como você pode fazer isso usando o Gerenciador de Dispositivos:

1. Digite Gerenciador de dispositivos na pesquisa do Windows e clique em Abrir .
  2. Procure o driver de destino na janela a seguir e clique com o botão direito nele.
  3. Escolher Atualizar driver no menu de contexto.
      Escolha Atualizar driver no menu de contexto

4. Agora, escolha Pesquisar automaticamente por drivers na próxima caixa de diálogo.
      Clique na opção Pesquisar automaticamente por drivers

5. Aguarde o sistema selecionar um driver e siga as instruções na tela para prosseguir.
  6. Por fim, reinicie o computador e verifique se o problema foi corrigido.

4. Desinstale o driver

Em alguns casos, os usuários relataram que nenhuma atualização de driver estava disponível no sistema. Se este for o caso, você pode desinstalar o driver. No entanto, você só pode prosseguir com esse método se o driver em questão não for crucial, e você pode baixar uma alternativa para ele.

Se você estiver usando um driver Intel® PROSet e Intel® Advanced Network Services (Intel® ANS), desinstalá-lo pode corrigir o problema, pois ele não é mais compatível com o Microsoft Windows 11.

Para desinstalar o driver, siga estas etapas:

2. Expandir o Adaptadores de rede seção e clique com o botão direito do mouse no driver de destino.
  3. Escolher Desinstalar dispositivo no menu de contexto.
      Desinstale o driver

4. Siga as instruções na tela para prosseguir.
  5. Feito isso, reinicie o computador e verifique se o problema foi corrigido.