A China vê o RISC-V como uma substituição viável para a arquitetura de CPU proprietária em meio às tensões da guerra comercial

Tecnologia / A China vê o RISC-V como uma substituição viável para a arquitetura de CPU proprietária em meio às tensões da guerra comercial 3 minutos lidos

SiFive-HiFive1



Os Estados Unidos da América detêm uma posição dominante no comércio global de tecnologia. Isso ocorre porque as empresas americanas estabeleceram principalmente os padrões da infraestrutura de tecnologia moderna, mantendo a maioria dos IPs e licenciando-os para outras empresas. Isso funcionou bem na maioria das vezes, mas nas raras ocasiões em que um país se encontra em um conflito com os EUA, suas empresas nacionais de tecnologia terão dificuldade em realizar seus negócios normalmente. A China, como sabemos, está em algum tipo de guerra comercial com os Estados Unidos e, recentemente, a Casa Branca colocou a Huawei e muitas de suas subsidiárias na lista negra, o que significava que o comércio com empresas americanas era restrito.

Além de perderem o acesso aos principais softwares do Google para seus telefones Android, eles também perderam o acesso à arquitetura ARM. O Chip Designer ARM suspendeu os negócios com a Huawei para cumprir as sanções dos EUA. Projetar e produzir software do zero é uma tarefa árdua, mas com certeza factível. O mesmo não pode ser dito da arquitetura de CPU que foi desenvolvida e amadureceu ao longo de décadas com milhões de linhas de código subjacente e vários conjuntos de instruções. As sanções foram finalmente suspensas e a Huawei se esquivou de um desastre potencial, mas foi um duro despertar para a China. De acordo com um relatório recente, o gigante varejista chinês Alibaba está trabalhando em um novo processador baseado na arquitetura RICS-V.



Xuantie 910

O chip foi apresentado esta semana no Cloud Summit do Alibaba. De acordo com TheRegister.uk o chip terá 16 núcleos com clock de até 2,5 GHz, construído em um nó de processo de 12 nm. Ele será baseado no conjunto de instruções RV64GCV, então espere um chip de 64 bits com um pipeline de 12 graus, instruções de 16 bits de largura e instruções para multiplicar e dividir inteiros.



O processador será usado em aplicações que incluem telecomunicações 5G, inteligência artificial e direção autônoma, e pode reduzir os custos de produção de chips relacionados em mais de 50%, disse o Alibaba. Alibaba disse a Caixin que o processador de Pingtouge, também conhecido como T-Head, estará em breve disponível para venda comercial, sem fornecer calendário ou faixa de preço.



- ciaxinglobal

O artigo de Ciaxinglobal também afirma que o Pingtouge permitirá que os desenvolvedores baixem parte do código-fonte gratuitamente no Github.

O U74 da SiFive é o processador de aplicativos RISC-V de mais alto desempenho do mundo, atingindo o máximo de 5,1 CoreMark / MHz. Agora, se as afirmações do Alibaba forem verdadeiras sobre o Xuantie 910, ele levará a coroa como o processador RISC-V de melhor desempenho do mundo, com uma pontuação de 7,1 / MHz no CoreMark.



A descoberta de desempenho de Xuan Tie 910 se deve às inovações tecnológicas: a complexa arquitetura de execução fora de ordem é o primeiro processo RISC-V da indústria a atingir 2 abordagens de memória por ciclo. Mais de 50 instruções melhoram sistematicamente os recursos do computador, armazenamento e multi-core do RISC-V.

RICS-V O caminho para a China à frente?

Algumas microarquiteturas como ARM são chamadas de código aberto, mas é em um sentido muito limitado. Seus ISAs não são realmente de código aberto e o modelo de negócios central da ARM envolve o licenciamento de seus projetos para parceiros comerciais. Ambas as microarquiteturas líderes são de propriedade de empresas americanas e isso é um problema porque estão sujeitas a sanções. Isso dá aos EUA uma enorme vantagem sobre a China, e qualquer sanção sobre essas licenças pode decapitar as empresas de tecnologia chinesas.

O RISC-V é muito mais do que um ISA aberto, é também um ISA congelado. As instruções básicas estão congeladas e as extensões opcionais que foram aprovadas também estão congeladas. Devido à estabilidade do ISA, o desenvolvimento de software pode ser aplicado ao RISC-V com segurança, sabendo que seu investimento será preservado. O software escrito para RISC-V será executado em todos os núcleos RISC-V semelhantes para sempre. O ISA congelado fornece uma base sólida da qual os gerentes de software podem depender para preservar seus investimentos em software. Como o ISA RISC-V é aberto, isso significa que os engenheiros de hardware têm mais flexibilidade sobre a implementação do processador. Com esse poder, os arquitetos de software podem se tornar mais influentes na implementação final do hardware. Eles podem fornecer informações aos designers de hardware para tornar o núcleo RISC-V mais centrado no software.

- Ted Marena , Executivo de Marketing da RISC-V Foundation

O RICS-V pode ser uma ótima alternativa aqui. Ele tem um ISA de código aberto, então as sanções não serão tão eficazes. O RISC-V também é suportado por grandes empresas de tecnologia como Nvidia, Google e Tesla. Adoção e custo são alguns dos desafios enfrentados pela arquitetura, mas o progresso tem sido grande até agora. Os custos diminuirão com o aumento da adoção, assim como ocorre com uma economia de escala. A China instou algumas de suas grandes empresas de tecnologia a colocar mais recursos de P&D em semicondutores e o desenvolvimento de RISC-V pode tirar a incerteza que é enfrentada ao usar propriedade intelectual estrangeira. Obviamente, levará algum tempo até que o RISC-V tenha uma adoção significativa, mas o futuro parece brilhante para o hardware de código aberto.

Tag amd China intel