Servidor Actionuri oop: O que é e por que continua rodando em segundo plano?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Quer tenha verificado o Gerenciador de Tarefas por curiosidade ou devido ao desempenho lento do sistema, você pode ver um processo chamado ActionUri OOP Server nele. Este processo pode ter várias instâncias em execução ao mesmo tempo (alguns usuários viram 47 instâncias desse processo no gerenciador de tarefas). Este processo consumirá uma quantidade considerável de recursos do seu sistema. Você também notará que encerrar o processo o remove da lista de processos em execução, mas eventualmente ele volta à lista. Algumas pessoas também podem ver outro processo chamado Reminders WinRT OOP Server com o processo ActionUri OOP Server.



O motivo de você estar vendo esses processos no Gerenciador de Tarefas é porque eles são processos próprios do Windows. O ActionUri OOP Server e Reminders WinRT OOP Server pertence ao Windows 10 Cortana. Esses são os processos do servidor usados ​​pelo Windows Cortana para enviar informações de volta à Microsoft. Portanto, você não precisa se preocupar com um malware ao ver esses processos no Gerenciador de Tarefas (se você está suspeitando de atividades incomuns, deve verificar o PC; nunca é uma má ideia verificar o seu sistema). A razão pela qual esses processos voltam no Gerenciador de Tarefas é porque o Windows Cortana continua sendo executado em segundo plano e inicia esses processos sempre que necessário. Portanto, mesmo se você encerrar esses processos, eles eventualmente voltarão.



Como mencionamos acima, o processo ActionUri OOP Server está relacionado ao Windows Cortana. Portanto, você terá que lidar com o processo consumindo os recursos se quiser continuar usando a Cortana. No entanto, se você realmente quiser se livrar desse processo, terá que desativar a Cortana do Windows. Existem algumas outras soluções alternativas para controlar o consumo do sistema por esse processo, mas você terá que desabilitar ou desligar a Cortana para se livrar completamente do uso de recursos por esses processos. Portanto, analise cada um dos métodos listados abaixo e aplique aquele que se adapta às suas necessidades.



Método 1: Desativar Cortana do Editor de Política de Grupo Local

A Cortana pode ser desabilitada no Editor de Política de Grupo Local. A desativação da Cortana eliminará todos os processos relacionados à Cortana, incluindo o ActionUri OOP Server. Portanto, esta é a melhor escolha para quem não é fã da Cortana.

Nota: O Editor de Política de Grupo Local está disponível apenas nas edições Windows Enterprise, Pro e Education. Se você não estiver executando nenhuma dessas versões, pule para o próximo método.

Aqui estão as etapas para desativar a Cortana por meio do Editor de Política de Grupo Local



  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo gpedit. msc e pressione Entrar

  1. Vá para este endereço Configuração do computador / Modelos administrativos / Componentes do Windows / Pesquisa . Se você não sabe como navegar até esse local, siga a etapa abaixo
    1. Localize e clique duas vezes Configuração do Computador do painel esquerdo
    2. Localize e clique duas vezes Modelos Administrativos do painel esquerdo
    3. Localize e clique duas vezes Componentes do Windows do painel esquerdo

  1. Localizar clique Pesquisa do painel esquerdo
  2. Localize e clique duas vezes Permitir Cortana do painel direito

  1. Clique na opção Desativado
  2. Clique Aplique então selecione Está bem

  1. Localize e clique duas vezes Não permitir pesquisa na web do painel direito

  1. Clique na opção ativado
  2. Clique Aplique então selecione Está bem

  1. Localize e clique duas vezes Não pesquise na web nem exiba resultados da web na Pesquisa do painel direito

  1. Clique na opção ativado
  2. Clique Aplique então selecione Está bem

É isso aí. Isso deve desabilitar a Cortana em seu sistema. Reinicie quando terminar e você deve estar pronto para ir.

Nota: Este método desabilitará apenas o assistente pessoal da Cortana, e não o processo da Cortana (SearchUI.exe) usado pelo Windows Search. Portanto, se você vir a Pesquisa do Windows ou a Cortana no Gerenciador de Tarefas, então é completamente normal. O processo do ActionUri OOP Server não deve mais ser executado. Os outros processos como a Cortana devem consumir apenas uma quantidade muito pequena de recursos.

Método 2: desative a Cortana por meio do Editor de registro

Você também pode desabilitar a Cortana no Editor do Registro. O primeiro método orienta você sobre como desabilitar a Cortana do Editor de Política de Grupo Local. Mas, o Editor de Política de Grupo Local não está disponível em todas as edições do Windows 10. Portanto, para pessoas que não conseguem seguir as etapas do método 1, esse método deve funcionar bem para elas.

Siga as etapas abaixo para desabilitar a Cortana

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo regedit e pressione Entrar

  1. Agora, navegue até este endereço HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Policies Microsoft Windows Windows Search . Se você não sabe como navegar até este local, siga a etapa abaixo
    1. Localize e clique duas vezes HKEY_LOCAL_MACHINE do painel esquerdo
    2. Localize e clique duas vezes PROGRAMAS do painel esquerdo
    3. Localize e clique duas vezes Políticas do painel esquerdo
    4. Localize e clique duas vezes Microsoft do painel esquerdo
    5. Localize e clique duas vezes janelas do painel esquerdo

  1. Localizar clique Windows Search no painel esquerdo. Nota: Se não houver nenhuma Pesquisa do Windows, você mesmo terá que criar esta entrada. Clique com o botão direito no janelas (do painel esquerdo) e selecione Novo > Chave e nomeá-lo Windows Search . Agora, selecione Windows Search e clique com o botão direito no painel direito> Selecionar Novo > Valor DWORd (32 bits) e nomeá-lo AllowCortana
  2. Localize e clique duas vezes AllowCortana do painel direito

  1. Tipo 0 no Dados de valor seção e clique Está bem

Uma vez feito isso, você deve estar pronto para ir. Simplesmente reinicie e verifique se o problema foi resolvido ou não.

Nota: Este método desabilitará apenas o assistente pessoal da Cortana, e não o processo da Cortana (SearchUI.exe) usado pelo Windows Search. Portanto, se você vir a Pesquisa do Windows ou a Cortana no Gerenciador de Tarefas, então é completamente normal. O processo do ActionUri OOP Server não deve mais ser executado. Os outros processos como a Cortana devem consumir apenas uma quantidade muito pequena de recursos.

Método 3: desautorizar ActionUri de entrada / saída via firewall

Uma vez que o ActionUri OOP Server é iniciado quando a Cortana precisa enviar informações para a Microsoft, a criação de regras que não permitam que a Cortana envie e receba qualquer informação evitará o consumo de recursos. Você pode criar regras nas configurações avançadas do Firewall do Windows para impedir que o ActionUri OOP Server se conecte à Internet. Novamente, isso impedirá a Cortana de usar a web para pesquisas também.

Aqui estão as etapas para criar regras no Firewall do Windows

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo firewall. cpl e pressione Entrar

  1. Clique Configurações avançadas

  1. Clique Regras de entrada do painel esquerdo
  2. Selecione Nova regra…

  1. Selecione Programa e clique Próximo

  1. Selecione a opção Este caminho do programa:
  2. Digite o endereço % SystemRoot% SystemApps Microsoft.Windows.Cortana_cw5n1h2txyewy ActionUriServer.exe no Este caminho de programa Você também pode clicar no botão Navegar e navegar até este local Unidade C> Windows> SystemApps> Microsoft.Windows.Cortana_cw5n1h2txyewy> Selecione ActionUriServer.exe e clique Abrir
  3. Selecione Próximo

  1. Selecione a opção Bloquear a conexão e clique Próximo

  1. Verifica todas as caixas ( Domínio , Privado e Público ) e clique Próximo

  1. Escreva o nome que quiser no Nome Este nome será usado para identificar a regra na lista, então selecione um nome que possa ajudá-lo a identificar esta regra específica na lista de regras (no caso de você querer excluí-la)
  2. Clique Terminar . Isso deve interromper todas as conexões da internet

  1. Agora, clique em Outbound Rules no painel esquerdo
  2. Siga as etapas 5 a 13 para criar a mesma regra que bloqueará a conexão de saída do seu computador.

Uma vez feito isso, você poderá ver as regras de bloqueio no topo da lista.

Nota: Você pode seguir as etapas fornecidas acima para bloquear a conexão de outros aplicativos também. Por exemplo, se você está vendo continuamente o Reminders WinRT OOP Server com o ActionUri OOP Server, você pode bloquear suas conexões de entrada e saída também. Simplesmente siga as etapas fornecidas acima e selecione ReminderServer.exe (ou o executável do programa que você deseja bloquear) na etapa 8 e prossiga.

Método 4: renomeando a pasta Cortana

Nota: Este método pode interromper o menu Iniciar ou alguma outra funcionalidade dependente da Cortana. Prossiga por sua conta e risco

Se nada mais funcionou e você deseja se livrar da Cortana (e seus processos relacionados), renomear / excluir a pasta Cortana fará o trabalho para você. Isso desativará a Cortana e seus recursos de pesquisa do Windows.

Nota: Depois de concluir este processo, não atualize o Windows. Atualizar o Windows irá reiniciar este processo. No entanto, se você realmente deseja atualizar, instale as atualizações do Windows e execute essas etapas novamente.

Antes de qualquer coisa, teríamos que assumir a propriedade da pasta Cortana. Portanto, as primeiras etapas o ajudarão a criar uma entrada Take Ownership no Menu de Contexto. Esta entrada o ajudará a obter a propriedade da pasta simplesmente clicando com o botão direito nela. Visto que o processo de obter a propriedade de uma pasta é complicado, é uma boa ideia realizar essas etapas uma vez e usar a entrada do Menu de contexto para obter a propriedade sempre que necessário. Você também pode remover a entrada se não quiser mais.

Então, aqui estão as etapas para criar uma entrada Take Ownership no Menu de Contexto

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo regedit e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes HKEY_CLASSES_ROOT do painel esquerdo
  2. Localize e clique duas vezes * entrada do painel esquerdo
  3. Localize e clique duas vezes Concha do painel esquerdo

  1. Clique com o botão direito no shell
  2. Selecione Novo então selecione Chave e nomeá-lo runas

  1. Certifique-se de que runas a chave está selecionada
  2. Duplo click Chave (padrão) do painel direito

  1. Tipo Tomar posse no Dados do valor: seção
  2. Clique Está bem

  1. Clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito
  2. Selecione Novo então selecione Valor da string

  1. Nomeie a string recém-criada como NoWorkingDirectory

  1. Agora, você tem que criar outra chave nas runas. Clique com o botão direito em runas
  2. Selecione Novo então selecione Chave e nomeá-lo comando

  1. Certifique-se de que comando a chave está selecionada

  1. Duplo click Chave (padrão) do painel direito

  1. Tipo cmd. exe / c takeown / f ”% 1 ” && icacls ”% 1 ” / administradores de concessão: F no Dados do valor: seção
  2. Clique Está bem

  1. Clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito. Certifique-se de que a entrada do comando esteja selecionada no painel esquerdo antes de clicar com o botão direito.
  2. Selecione Novo então selecione Valor da string

  1. Nomeie a string recém-criada como IsolatedCommand

  1. Duplo click a IsolatedCommand
  2. Tipo cmd. exe / c takeown / f ”% 1 ” && icacls ”% 1 ” / administradores de concessão: F no Dados do valor: seção
  3. Clique Está bem

  1. Agora, precisamos realizar essas etapas em outro local também.
  2. Localize e clique duas vezes HKEY_CLASSES_ROOT do painel esquerdo
  3. Localize e clique duas vezes Diretório do painel esquerdo
  4. Localize e clique duas vezes Concha do painel esquerdo

  1. Clique com o botão direito no shell
  2. Selecione Novo então selecione Chave e nomeá-lo runas . Nota: Se já houver uma entrada runas sob o shell, pule para a etapa 34

  1. Certifique-se de que runas a chave está selecionada

  1. Duplo click Chave (padrão) do painel direito
  2. Tipo Tomar posse no Dados do valor: seção
  3. Clique Está bem

  1. Clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito
  2. Selecione Novo então selecione Valor da string

  1. Nomeie a string recém-criada como NoWorkingDirectory

  1. Agora, você tem que criar outra chave nas runas. Clique com o botão direito em runas
  2. Selecione Novo então selecione Chave e nomeá-lo comando

  1. Certifique-se de que comando a chave está selecionada

  1. Duplo click Chave (padrão) do painel direito
  2. Tipo cmd. exe / c takeown / f ”% 1 ” / r / d y && icacls ”% 1 ” / administradores de concessão: F / t no Dados do valor: seção
  3. Clique Está bem

  1. Clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito. Certifique-se de que a entrada do comando esteja selecionada no painel esquerdo antes de clicar com o botão direito.
  2. Selecione Novo então selecione Valor da string

  1. Nomeie a string recém-criada como IsolatedCommand

  1. Duplo click o eu solatedCommand
  2. Tipo cmd. exe / c takeown / f ”% 1 ” / r / d y && icacls ”% 1 ” / administradores de concessão: F / t no Dados do valor: seção
  3. Clique Está bem

É isso aí. Isso deve adicionar uma nova entrada Take Ownership no Menu de Contexto. Ele deve começar a funcionar assim que você fechar o Editor do Registro. Clique com o botão direito em qualquer pasta e deve haver uma entrada Take Ownership no Menu de Contexto.

Agora que temos a entrada Take Ownership, podemos prosseguir para a alteração do nome da pasta Cortana.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo C: Windows e pressione Entrar

  1. Clique com o botão direito em um espaço vazio, selecione Novo e selecione Pasta

  1. Nomeie a pasta SystemApps. atrás e pressione Entrar

  1. Duplo click SystemApps pasta
  2. Clique com o botão direito a pasta chamada Windows.Cortana_cw5n1h2txyewy e selecione Tomar posse

  1. Agora, selecione a pasta Windows.Cortana_cw5n1h2txyewy e pressione CTRL + X
  2. aperte o Tecla de retrocesso para voltar para a pasta do Windows
  3. Duplo click SystemApps. atrás pasta
  4. Aguarde Tecla CTRL e pressione V colar a pasta aqui
  5. Se você vir uma caixa de diálogo de permissões, pressione CTRL, SHIFT e Esc ( CTRL + MUDANÇA + Esc ) para abrir o Gerenciador de Tarefas. Selecione os Exe processar e clicar Finalizar tarefa . Repita isso para Cortana , Servidor ActionUri OOP e qualquer outro processo relacionado à Cortana que você possa ver no Gerenciador de Tarefas
  6. Uma vez feito isso, feche o Gerenciador de Tarefas e dê permissão para mover a pasta

A pasta deve ser movida com êxito para a pasta SystemApps.bak recém-criada e isso deve desabilitar a Cortana para você. Se você quiser a Cortana de volta, simplesmente corte / cole a pasta de volta na pasta SystemApps.

9 minutos lidos