Vazamento de especificações de amostra de engenharia de 3ª geração Ryzen confirma CPU 16C / 32T na programação

Hardware / Vazamento de especificações de amostra de engenharia de 3ª geração Ryzen confirma CPU 16C / 32T na programação 2 minutos lidos AMD Ryzen

Fonte AMD Ryzen - papéis de parede AMD



A AMD tem muitos produtos interessantes em seu pipeline e as expectativas são altas para o lançamento da série Ryzen 3000. O primeiro lançamento de Ryzen em 2017 ajudou os consumidores a obter uma segunda opção em um mercado dominado pela Intel. O lançamento do Ryzen 2000 no ano passado melhorou muito na fórmula de lançamento, oferecendo velocidades de clock mais altas e mais núcleos. Espera-se que a série 3000 de Ryzen faça mais do mesmo, oferecendo ainda mais núcleos (de acordo com vazamentos) e velocidades de clock mais altas.

Até agora, os vazamentos indicaram processadores 16C / 32T na linha Ryzen, algo que só foi visto nos chips Threadripper. Este tweet acima confirma o mesmo. Indica uma amostra de engenharia Zen 2 com 16 núcleos. Ele está funcionando em uma placa x570 com clock base de 3,3 GHz e clock de reforço de 4,2 GHz. Os relógios estão na parte inferior, provavelmente porque é uma amostra de engenharia. O Ryzen 2700x pode fazer 4,2 GHz com um overclock decente, então chips semelhantes da série 3000 devem ir mais longe.

Algumas amostras de engenharia da 1ª geração Ryzen tinham uma base de 2,7 GHz / turbo de 3,2 GHz, que no lançamento tinha 3,6 GHz de base / 4 GHz de aumento. Podemos esperar melhorias na mesma linha no lançamento. O chip de amostra aqui é provavelmente o Ryzen 3800, que de acordo com os vazamentos supostamente tem 16 núcleos.

Arquitetura Zen 2

O Zen 2 estará no processo de 7 nm da TSMC, que incluirá os chips Ryzen e Epyc Rome deste ano. Os rumores sugerem um aumento do IPC na faixa de 10 a 20 por cento.



o unidade de ponto flutuante passou por grandes modificações no Zen 2. Em zen , AVX2 Tipos de dados de ponto flutuante de vetor de precisão dupla e simples de 256 bits foram suportados por meio do uso de dois micro-ops de 128 bits por instrução. Da mesma forma, as operações de carregamento e armazenamento de ponto flutuante tinham 128 bits de largura. No Zen 2, o caminho de dados e a unidades de execução foram ampliados para 256 bits, dobrando a taxa de transferência vetorial do núcleo.

Com dois 256 bits FMAs , O Zen 2 é capaz de 16 FLOPs /ciclo.

- Wikichip

Isso aumentará diretamente a taxa de transferência pura da CPU. O Zen 2 também usa o Infinity Fabric 2, que oferecerá maior taxa de transferência por link, também conhecida como comunicação mais rápida entre os núcleos, também ajudando a manter a latência da memória uniformemente baixa. O consumo de energia para desempenho semelhante deve ser menor devido ao processo menor.

Placas-mãe X570

Os chips da série Ryzen 3000 serão compatíveis com as versões anteriores, pois usarão o mesmo soquete AM4, desde que os requisitos de energia sejam atendidos. As placas x470 com chips da série Ryzen 2000 trouxeram suporte para Precision Boost Overdrive e XFR 2.0. Os chips da série Ryzen 3000 com placas x570 trarão suporte para PCIe 4.0.

PCle 4.0 também deve funcionar em algumas placas x470 e x370, TomsHardware em um de seus artigos declarou “ Conversamos com representantes da AMD, que confirmaram que as placas-mãe AM4 das séries 300 e 400 podem suportar PCIe 4.0. AMD não bloqueará o recurso, em vez de , Caberá aos fornecedores de placas-mãe validar e qualificar o padrão mais rápido em suas placas-mãe, caso a caso. Os fornecedores de placas-mãe que oferecem suporte ao recurso o habilitarão por meio de atualizações do BIOS, mas essas atualizações ficarão a critério do fornecedor. Conforme mencionado abaixo, o suporte pode ser limitado a slots com base a bordo , switch e layouts mux. '

A AMD lançará oficialmente a série Ryzen 3000 na Computex este ano, o que acontecerá em apenas algumas semanas.

Tag amd Ryzen