Rumores sugerem que o SoC da Flauta da AMD impulsionará o Projeto Scarlett da Microsoft: outra medida para minimizar os custos

Hardware / Rumores sugerem que o SoC da Flauta da AMD impulsionará o Projeto Scarlett da Microsoft: outra medida para minimizar os custos 3 minutos lidos

Projeto Scarlett



O ciclo atual do console junto com as atualizações do meio do ciclo estão no fim. As gigantes dos consoles Sony e Microsoft já anunciaram que seus respectivos consoles serão aposentados até o final do ano em curso. Ambas as empresas avançaram com anúncios ousados ​​sobre seus próximos consoles. Isso inclui reprodução de 8k, jogos de 4k a 60FPS e muito mais. Embora as duas empresas tenham decidido revelar esses bits de informação em momentos diferentes, podemos sentir que os dois consoles serão mais ou menos os mesmos com relação ao hardware interno. Muito parecido com a geração atual, o conteúdo exclusivo será o fator decisivo da próxima guerra de consoles.

Não sabemos nem a data de lançamento dos consoles, mas vazamentos e rumores já se acumularam. No início deste ano, sussurrador de tecnologia APISAK divulgou informações sobre o Sony SoC personalizado para o PS5. Seu codinome era “ Gonzalo . ” O núcleo da CPU no SoC foi baseado na arquitetura Zen2. O núcleo da GPU não foi identificado. No entanto, sabemos que será baseado na arquitetura Navi. Vazamentos posteriores implicaram que o núcleo da GPU seria baseado no “Navi Lite”, o que significa que consumirá menos energia e terá menos CUs.



Os vazamentos atuais podem ser considerados como a abordagem da Microsoft sobre o Gonzalo SoC. Usuário do Twitter KOMACHI_ENSAKA recentemente tweetou os detalhes do “ Flauta ”SoC. Pode-se inferir pelas semelhanças entre os dois SoCs e as informações divulgadas por ambos os gigantes da tecnologia que poderia ser a resposta ao Gonzalo SoC da Sony.



CPU

De acordo com a amostra do UserBenchmark, o SoC em questão terá um processador multi-threaded 8 Core baseado na arquitetura Zen 2. O Flute tem velocidade de clock consideravelmente menor em comparação com os atuais processadores Zen 2 presentes no mercado. O processador tem clock de 1,6 GHz, enquanto sua velocidade de clock de reforço é de 3,2 GHz. A julgar pela velocidade do clock, pode-se inferir que será um processador de nível inferior semelhante aos SoCs Jaguar presentes nos consoles atuais. Processadores com menor freqüência são justificados para consoles, já que as térmicas podem ser um problema, além disso, suas APIs podem obter muito mais desempenho em comparação com seus equivalentes de desktop. Por último, os processadores Zen 2 serão pelo menos duas vezes mais rápidos que os chips Jaguar. No entanto, deve-se notar que os chips Jaguar estão agora com quase oito anos.



Projeto Scarlett

Uma vez que ambos os SoCs são baseados na arquitetura Zen 2, não é preciso dizer que eles serão baseados no processo de 7 nm da TSMC. O processo de fabricação e a arquitetura determinam a energia necessária para operar os processadores. É importante para a empresa-mãe, pois os consoles quase sempre são feitos com prejuízo. O menor consumo de energia significa que eles terão que colocar uma fonte de alimentação de nível inferior, o que, por sua vez, economiza custos.

As CPUs Jaguar foram feitas em diferentes processos de fabricação, dependendo da disponibilidade. A CPU do Xbox One, Xbox One S e PS4 e PS4 Slim foi baseada no processo de 28nm. No entanto, o PS4 Pro e o Xbox One X foram baseados no processo de 16 nm. É importante notar que quando o PS4 Pro foi anunciado, a AMD já havia fabricado uma arquitetura melhor. No entanto, a Sony optou por CPUs Jaguar, o mesmo no caso do Xbox One X. A razão para usar os processadores Jaguar é o custo. Ambas as empresas queriam que seus custos fossem mínimos.



GPU

Chegando à parte GPU do SoC. O vazamento não fala muito sobre a GPU, mas é representado por “ Navi 10 Lite “. O mesmo nome também foi detectado durante os drivers de exibição Linux da AMD lançados anteriormente. De acordo com o lançamento, o Navi 10, 12 e 21 existem nas variantes normal e lite. De acordo com Hardware do Tom , o nome lite sugere menos UCs ​​no núcleo, o que por sua vez resulta em menor consumo de energia. As UCs ​​menores permitem que a empresa use chips com compartimentos inferiores onde alguns dos núcleos estão desativados, o que reduz o custo de produção.

O vazamento também sugere que 16 GB de memória GDDR6 serão compartilhados entre a CPU e a GPU. Como a Microsoft já anunciou que o Project Scarlett virá com um SSD, esperamos pelo menos um drive SSD de 1 TB. No entanto, o preço de lançamento será um grande fator decisivo para o sucesso inicial dos próximos consoles. A partir de agora, o preço esperado de US $ 600 parece improvável.

Tag Microsoft Projeto Scarlett PS5 sony Xbox