As melhores placas gráficas de baixo perfil com supremo poder de renderização gráfica

Componentes / As melhores placas gráficas de baixo perfil com supremo poder de renderização gráfica 7 minutos lidos

Um PC gigante de torre completa é a melhor escolha para desfrutar da melhor experiência, especialmente para as necessidades de jogos, onde se pode ter uma série de opções, como placas de vídeo de última geração, vários dispositivos de armazenamento e outras coisas. No entanto, muitas pessoas ocasionalmente jogam e gostam de jogar com requisitos baixos. Além disso, as outras aplicações de computadores não requerem um hardware tão grande, como navegação, edição básica de vídeo, etc.



É aqui que surge o conceito de computadores de baixo perfil, que não apenas consomem menos espaço em sua mesa, mas também têm requisitos de energia muito mais baixos do que um PC para jogos totalmente equipado. Certamente, não podemos encaixar componentes massivos, especialmente a enorme placa de vídeo em nossos PCs de baixo perfil. Para atender a essa necessidade específica, os fabricantes vêm desenvolvendo placas de vídeo de baixo perfil com meia altura do que uma normal, embora ainda fornecendo desempenho gráfico adequado.



1. Baixo Perfil ZOTAC GeForce GTX 1050 Ti

Nossa avaliação: 9,9 / 10



  • Uma das placas gráficas de baixo perfil mais rápidas
  • Heatpipes de cobre 6 MM duplos
  • Grande dissipador de calor
  • O design de dupla ventoinha mantém o cartão frio
  • Velocidade mínima do ventilador travada em 45% causando ruído

Buffer de memória: 4 GB | Core Clock / Memory Clock: 1392 MHz / 1750 MHz | Slots: 2



Verifique o preço

A Nvidia GTX 1050 TI é uma placa de vídeo intermediária que é preferida por muitas pessoas e é provavelmente uma das GPUs mais procuradas na linha de 10 séries. Este design particular do Zotac embala um dissipador de calor robusto o suficiente para lidar com o calor da GPU enquanto é fino o suficiente para caber nos gabinetes do computador SFF.

Ele tem um clock de boost de 1392 MHz, equipado com um barramento de memória de 128 bits e uma memória GDDR5 de 4 GB. Certamente, esta placa de vídeo não pode estourar os últimos títulos AAA impressionantes, mas quase todos os jogos podem ser jogados em resolução 1080p com configurações médias.

No entanto, para qualquer resolução acima de 1080p, esta placa de vídeo não é adequada e a experiência de jogo sem lag não pode ser alcançada.



Zotac travou as velocidades mínimas do ventilador para a placa de vídeo em um mínimo de 45%, o que cria ruído mesmo quando ocioso. Como esta é uma GPU de baixo perfil, os ventiladores também são menores do que placas de vídeo de alto perfil, o que resulta em ruído de alta frequência que pode ser um problema para pessoas sensíveis à acústica. A placa gráfica hospeda 1 porta DP, 1 porta HDMI e 1 porta DVI enquanto consome cerca de 75 watts no máximo.

O Zotac também enriquece o mercado com uma “mini” edição do mesmo modelo que apresenta PCB de altura total, mas vem com um suporte de slot único. Este modelo específico, entretanto, não fornece o suporte de slot único e não pode ser usado em casos com apenas espaço de slot único disponível. No entanto, o suporte de meia altura está incluído nos acessórios da GPU.

Em benchmarks, descobrimos que esta placa de vídeo era tão boa quanto a GTX 1050 Ti padrão, embora a temperatura fosse um pouco mais alta, especialmente em comparação com os modelos padrão de ventoinha dupla, tornando-a a escolha perfeita para quase qualquer pessoa.

2. MSI RX 560 4GT LP OC

Nossa avaliação: 9,6 / 10

  • Todos os capacitores sólidos
  • Relação preço / desempenho impressionante
  • 1024 Stream Processors
  • Fãs barulhentos
  • Térmicas ligeiramente mais altas, apesar de ser dupla ventoinha

Buffer de memória: 4 GB | Core Clock / Memory Clock: 1196 MHz / 1750 MHz | Slots: 2

Verifique o preço

AMD RX 560 também é uma placa de vídeo mid-end voltada para jogadores de nível medíocre que rivaliza com a GTX 1050 TI da Nvidia. Baseia-se na litografia de 14 nm (2 nm menor do que a série 10 da Nvidia), que é muito adequada para um trabalho eficiente levando a uma menor potência de design térmico (TDP) do que as gerações anteriores.

A edição discreta do RX 560 da MSI tem um clock de impulso de 1196 MHz, equipado com um buffer de memória GDDR5 de 4 GB e um barramento de memória de 128 bits. Esta placa de vídeo tem um desempenho ligeiramente inferior do que sua contraparte da Nvidia, GTX 1050 TI, mas também vem com um preço mais baixo que pode ser um bom sacrifício para muitas pessoas.

Esta GPU não é adequada para jogos acima de resoluções de 1080p e uma mistura de configurações baixas e médias é recomendada.

A edição discreta da MSI tem térmicas ligeiramente altas, apesar de ser equipada com um design de ventilador duplo. Ao contrário da Nvidia, as placas gráficas RX 560 podem ser usadas em pares com a tecnologia crossfire. Esta GPU oferece 1 porta DP, 1 porta HDMI e 1 porta DVI e tem um TDP de 60 watts.

O FreeSync também é uma grande vantagem de usar um produto AMD que pode garantir uma experiência sem interrupções, enquanto o G-Sync e a implementação da Nvidia são caros e não adequados para jogadores de gama baixa a média. Os acessórios da placa de vídeo também incluem um suporte de meia altura, embora ainda seja um suporte de slot duplo.

Esta placa de vídeo nos forneceu resultados muito semelhantes à GTX 1050 Ti, especialmente em títulos DirectX 12 e Vulcan, pois as placas de vídeo AMD são bastante otimizadas para essas APIs. A temperatura da placa de vídeo ficou abaixo do limite já que a MSI usou um dissipador de calor robusto para esta pequena placa de vídeo.

Esta placa de vídeo é uma ótima alternativa para Nvidia GeForce GTX 1050 Ti com quase o mesmo desempenho, enquanto fornece uma tecnologia de sincronização adaptativa diferente. Portanto, se você não tiver dinheiro suficiente ou se a GTX 1050 Ti não estiver disponível, esta será sua aposta mais segura.

3. Baixo Perfil GIGABYTE GeForce GTX 1050 OC

Nossa avaliação: 9,5 / 10

  • 4x Display Output Options
  • Desempenho acústico impressionante
  • Baixa vida do fã
  • Altas térmicas
  • Ventilador Único

Buffer de memória: 2 GB | Core Clock / Memory Clock: 1506 MHz / 1750 MHz | Slots: 2

Verifique o preço

A Nvidia GTX 1050 é considerada a irmã mais nova da GTX 1050 TI com especificações um tanto reduzidas, como 640 unidades de processamento de shader em vez de 768 no modelo TI.

No entanto, é igualmente bom em termos de desempenho de memória, visto que essas especificações são idênticas às de 1050 TI, pois o buffer de memória é reduzido à metade, ou seja, 2 GB. O modelo de baixo perfil da Gigabyte tem um clock de impulso de 1506 MHz.

Esta GPU é voltada para pessoas que jogam títulos competitivos com gráficos bons o suficiente, mas não muito exigentes para que uma ampla gama de pessoas possa apreciá-los, como CS-GO, R6 Seige, Fortnite etc.

O design da placa de vídeo parece normal, com poucos sinos e assobios, pois é suposto ser uma placa de vídeo de baixo custo. Embora a qualidade de construção da GPU possa ser muito melhorada, especialmente a qualidade da ventoinha parece ser um problema consistente para muitas pessoas. O ventilador torna-se um pouco barulhento após alguns meses, embora não pare completamente de funcionar, levando a um acelerador térmico. Esta placa gráfica inclui 1 porta DP, 2 portas HDMI e 1 porta DVI e, sob cargas elevadas, pode consumir cerca de 75 watts.

Um bom recurso para compensar esse problema é que o ventilador da GPU pode ser completamente parado enquanto estiver abaixo de um limite específico. Esse limite também pode ser personalizado usando o utilitário de software fornecido pela gigabyte denominado XTREME Engine Utility. Esta placa gráfica também pode suportar quatro monitores devido às ricas saídas na parte traseira.

Esta placa de vídeo deu uma dura competição para AMD RX 560. Os números de FPS foram ligeiramente mais altos em títulos DirectX 11, enquanto em DirectX 12 e títulos baseados em Vulcan GTX 1050 ficou para trás.

Só recomendaremos esta placa de vídeo se você tiver um monitor GSync, caso em que AMD RX 560 seria um desperdício e não tem dinheiro suficiente para comprar uma GTX 1050 Ti.

4. MSI RX 550 4GT LP OC

Nossa avaliação: 9,5 / 10

  • Relação preço / desempenho impressionante
  • TDP extremamente baixo
  • Construído para HTPCs
  • Desempenho acústico abaixo do padrão
  • Opções de conectividade limitada

Buffer de memória: 4 GB | Core Clock / Memory Clock: 1203 MHz / 1500 MHz | Slots: 1

Verifique o preço

AMD RX 550 é uma versão reduzida do RX 560, como esperado, vem com um preço mais baixo e oferece desempenho inferior. Ao contrário da GT 1030 da Nvidia, esta placa de vídeo é acoplada a um barramento de memória de 128 bits e também com a mesma quantidade de buffer de memória GDDR5 encontrado no RX 560 e GTX 1050 TI.

Ainda é discutível, entretanto, que esta quantidade luxuosa de buffer de memória não seja muito útil, para um produto tão simples, em jogos, mas em certas aplicações, ainda tem suas vantagens. A MSI usou dois ventiladores neste projeto de baixo perfil e um dissipador de calor grande o suficiente para dissipar o calor com eficiência. Além disso, um design de slot único está sendo usado em combinação com duas saídas de vídeo.

O RX 550 está entre os produtos mais atraentes no mercado de placas de vídeo de baixo custo devido ao seu baixo preço e ainda tendo um desempenho adequado, ao mesmo tempo em que oferece recursos ricos. A MSI usou componentes de classe militar 4 nesses gráficos que garantem uma grande expectativa de vida. Esta placa de vídeo fornece uma porta HDMI e uma porta DVI para exibição e consome cerca de 50 watts com carga total.

Um suporte de meia altura também está incluído nos acessórios para uso com sistemas baseados em SFF. Embora exija um monitor G-Sync caro para aproveitar as vantagens da tecnologia G-Sync no lado da Nvidia, os usuários da AMD podem aproveitar a experiência sem interrupções com a tecnologia FreeSync, desde que a GPU esteja fornecendo quadros por segundo suficientes.

Em certos cenários, o RX 550 também está em vantagem com jogos baseados em Vulcan, onde Vulcan é uma Interface de Programação de Aplicativo (API) e AMD brilha nesta API em particular em comparação com a Nvidia.

Esta placa de vídeo deu resultados semelhantes ao GT 1030 em benchmarks de jogos e é por isso que não recomendamos esta placa de vídeo para nenhuma sessão de jogo séria. No entanto, para jogos simples, navegar e assistir a vídeos UHD, é uma boa escolha. A temperatura da placa de vídeo estava muito abaixo do limite, pois não é uma placa de vídeo que consome muita energia.

5. GIGABYTE GeForce GT 1030 Low Profile 2G

Nossa avaliação: 9,1 / 10

  • TDP baixo
  • Performance Limitada
  • Baixa qualidade de VRM
  • Saídas limitadas
  • Desempenho térmico abaixo do padrão

Buffer de memória: 2 GB | Core Clock / Memory Clock: 1506 MHz / 1502 MHz | Slots: 1

Verifique o preço

A Nvidia GT 1030 é a placa de vídeo mais barata da série 10 e é voltada para pessoas com necessidades gráficas muito básicas, como assistir um vídeo, navegar e jogos de baixo custo. Não é adequado para nenhum jogo com gráficos medíocres e causará muitos atrasos e travamentos, embora a resolução e as configurações possam ser ajustadas para permitir ao usuário desfrutar de jogos antigos em taxas de quadros decentes.

Uma resolução de 720p é recomendada para usar com esta placa de vídeo e qualquer coisa acima será um incômodo. Os jogos mais antigos, ou seja, os jogos anteriores a 2010, ainda podem ser desfrutados em uma rica resolução de 1080p com quadros por segundo adequados. O design de baixo perfil da Gigabyte tem um dissipador de calor básico e uma pequena ventoinha, uma vez que o TDP da GPU não é muito alto. Ele é equipado com um barramento de memória de 64 bits e um buffer de quadro de 2 GB, juntamente com 384 unidades de processamento de sombreador. Ele opera a uma taxa de clock de 1506 MHz que é um pouco maior do que a velocidade de clock padrão de um GT 1030.

O design da placa de vídeo está muito desatualizado com um pequeno dissipador de calor preto e um ventilador feio. Isso economiza muitos custos de fabricação, razão pela qual esta placa de vídeo é muito barata e um produto atraente para pessoas que prestam menos atenção à estética e mais aos recursos reais. Há apenas 1 porta HDMI e 1 porta DVI para saída e esta placa de vídeo pode consumir cerca de 20 watts no máximo, o que mostra que é muito eficiente em termos de energia.

Outra vantagem desta placa de vídeo é que ela vem com um design de slot único, o que é muito útil para algumas pessoas que têm apenas um slot de espaço em seus gabinetes. Por ser uma placa de vídeo de geração recente, sua arquitetura oferece certas vantagens que podem atrair o consumidor, como aceleração de hardware para codecs de vídeo mais recentes.

Os benchmarks de jogos desta placa de vídeo foram um pouco decepcionantes, já que havia muitos tropeços nos últimos títulos, mesmo em resoluções baixas, embora tenha se mostrado excelente durante as reproduções de vídeo UHD.

Esta placa gráfica só deve ser considerada se você gosta de navegar e assistir a vídeos e não a jogos. Para quem quer aproveitar os visuais alucinantes de um jogo, deve evitar esta placa de vídeo.