Mozilla Firefox adotando o formato de imagem do Google após 8 anos

Formato de imagem Webp chegando ao Firfox

1 minuto lido Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

O Google trouxe seu formato de imagem WebP para competir com PNG e JPEG em 2010. As imagens que usam WebP são geralmente 45% menores em tamanho do que PNG e JPEF, o que é ótimo para sites, pois ajuda a reduzir o tempo de carregamento da página.

O Firefox permaneceu rebelde ao WebP até agora. O navegador agora suporta WebP, 8 anos depois de se tornar um padrão para navegadores baseados no Google Chrome e Chromium, como o Opera.

A Mozilla originalmente rejeitou o uso do WebP alegando que não oferece melhorias suficientes. O navegador suportava JPEG e PNG enquanto avaliava o uso do formato de imagem do Google de vez em quando.

Neste ponto, o formato só é compatível com PCs com Windows e dispositivos baseados em Android. O suporte para dispositivos iOS como o Mac não será lançado até o primeiro semestre de 2019, de acordo com a Mozilla.

Por que demorou tanto?

É muito importante usar um novo formato de imagem para a web. Ele apresenta vários desafios técnicos, bem como novas ameaças à segurança. A Mozilla queria ter certeza de que o WebP é o caminho certo a seguir antes de implementar seu suporte nos próximos anos. De acordo com a Mozilla, uma série de desenvolvimentos estão ocorrendo, o que significa que podemos ver uma adoção mais ampla e acelerada do WebP. Na verdade, a Mozilla acha que o Microsoft Edge também poderá em breve oferecer suporte à plataforma.

A Mozilla não está apenas dando suporte ao WebP, mas a empresa também está procurando outras opções de desenvolvimento, nomeadamente AVIF. WebP é baseado na tecnologia de compressão de vídeo VP8 do Google, enquanto o AVIF está usando um formato de vídeo totalmente novo, AV1.

Mozilla afirmou que está olhando para AVIF e está contribuindo para o seu desenvolvimento. A organização sem fins lucrativos investiu no novo formato. Outras empresas que desenvolvem AVIF incluem Google, Apple, Microsoft, Cisco, Amazon, Netflix e Facebook.

A Apple é a única que ficou de fora agora. A empresa usou o WebP brevemente nos testes do Safari, mas o removeu depois de um tempo.

Tag Mozilla Firefox